“Democracia” e “ditadura” de Platão a Cortella, por Mouzar Benedito

Patricia Faermann
Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.
[email protected]

Afinal, qual é a preferência dos brasileiros? Para refletir sobre os paradoxos da conjuntura nacional, Mouzar Benedito reúne as melhores frases sobre “democracia” e “ditadura”, de Platão a Einstein, passando por Susan Sontag, Zapata e Conceição Evaristo, entre outros!

Por Mouzar Benedito

Cultura inútil: Democracia, ditadura, democradura…

Do Blog da Boitempo

No dia 5 de outubro deste ano, o Datafolha publicava o resultado de uma pesquisa que mostrava um recorde de aprovação da democracia pelos brasileiros: 69%! Beleza! Mas, o resultado das eleições expressa essa aprovação? Há uma contradição aí.

Em 9 de novembro, pouco mais de um mês depois da pesquisa do Datafolha, a própria Folha de S. Paulo, publicava algo totalmente diferente. A coluna “Toda Mídia” assinada por Nelson de Sá, mostrou o resultado de uma pesquisa do Latinobarômetro feita em 18 países da América Latina, em que os brasileiros aparecem como os mais insatisfeitos com a democracia: só 10% estão satisfeitos, diz a pesquisa

Segundo essa mesma pesquisa, a democracia está em apuros na América Latina. O número de insatisfeitos com ela pulou de 51% em 2009 para 71% agora. E os contentes caíram de 4íram de 44% para 24%. A revista Economist conclui algo relativo a nós: “No Brasil, onde a satisfação com a democracia é a menor, a desilusão abriu caminho para que Jair Bolsonaro, ex-paraquedista que exalta a ditadura de 1964-85, conquistasse a presidência”.

Isso tudo me leva a algumas considerações.

Quase todas as vezes que alguém vai escrever sobre a democracia cita Winston Churchill, que disse: “A democracia é a pior forma de governo, exceto todas as outras que têm sido tentadas de tempos em tempos”.

“Democracia” é quase unanimidade nas declarações de políticos e eleitores, mas não há muita sinceridade em boa parte deles. Para começar, basta lembrar que a própria implantação da ditadura iniciada em 1964, no Brasil, foi feita em nome da democracia. Muitos brasileiros posam de democratas para defender a ditadura.

Há alguns anos, a Folha de S. Paulo tentou relativizar a ditadura de 1964-85, disse que foi uma “ditabranda”, comparando o número de mortos pela repressão aqui com os de mortos pelas ditaduras chilena e argentina. Foi um tiro no pé, pois muitos outros fatores caracterizaram a ditadura brasileira, além dos mortos, presos, desaparecidos e exilados.

E pensando nessa comparação infeliz feita pela Folha (que não usou mais o termo “ditabranda”, reconheça-se), acredito que muitos dos eleitores brasileiros (e seus líderes) querem mesmo é uma aparência de democracia, mas só aparência. Métodos ditatoriais, Estado policial, perda de liberdades e de direitos, perseguições por motivos ideológicos e religiosos, imposição de políticas baseadas em crenças religiosas, fanatismo, intransigência e muitas outras coisas nada democráticas estão no perfil de muitos eleitos e eleitores nas últimas eleições. Quem sabe podemos rotular o que querem de “democradura”?

Bom… Enquanto é possível escrever essas coisas, coletei pensamentos sobre democracia e ditadura e publico aqui. Tem para quase todos gostos. É curioso ver que praticamente ninguém exalta a ditadura, mas são muitos os criticam a democracia. Estranho, não? E tem também umas frases de figurinhas carimbadas da ditadura. Vamos a elas:


Charge da cartunista Laerte para a Folha de S. Paulo

 

Mário Sérgio Cortella: “Numa ditadura não daria para fazer uma passeata pela democracia. Na democracia você pode fazer uma passeata pedindo ditadura”.

* * *

Gerald Barry: “Democracia é o regime em que você diz o que quer e faz o que lhe mandam”.

* * *

Millôr Fernandes: “Todo homem tem o sagrado direito de torcer pelo Vasco na arquibancada do Flamengo”.

* * *

Millôr, de novo: “Democracia é quando eu mando em você. Ditadura é quando você manda em mim”.

* * *

Alberto Moravia: “A ditadura é um Estado em que todos temem alguém”.

* * *

G. K. Chesterton: “A democracia é o governo dos deseducados. E a aristocracia é o governo dos mal-educados”.

* * *

Barão de Itararé: “O voto deve ser rigorosamente secreto. Só assim, afinal, o eleitor não terá vergonha de votar no seu candidato”.

* * *

James Dale Davidson: “Democracia é aquela forma de governo em que todos têm o que a maioria merece”.

* * *

Adolph Hitler: “Que sorte para os ditadores que os homens não pensem”.

* * *

Antônio Lobo Antunes: “A cultura é uma coisa apavorante para os ditadores. Um povo que lê nunca será um povo escravo”.

* * *

Lilia Schwarcz: “Há um desejo de ver a ditadura como uma utopia que melhoraria a segurança, a economia, a estabilidade, tudo o que vai mal agora. O brasileiro tem essa mania, de projetar a responsabilidade por suas desgraças. E não há nada como se projetar em um governo militar. É distante, autoritário e recebe todas suas responsabilidades como cidadão. No Brasil, tudo é sempre culpa do outro”.

* * *

Robert de Flers: “Democracia é o nome que costumamos dar ao povo sempre que precisamos dele”.

* * *

Hubert Humphrey: “Numa democracia, o direito de ser ouvido não inclui automaticamente o direito de ser levado a sério”.

* * *

Clement Atlee: “A democracia é uma forma de governo que prevê a livre discussão, mas que só pode ser atingida se as pessoas pararem de falar”.

* * *

H. L. Mencken: “Sob a democracia, um partido devota suas principais energias à tentativa de provar que o outro partido é incompetente para governar – e ambos conseguem e ambos estão certos”.

* * *

Mencken, de novo: “A democracia é a arte e a ciência de administrar o circo a partir da jaula dos macacos”.

* * *

Laurence J. Peter: “Democracia é um processo pelo qual as pessoas são livres para escolher quem levará a culpa”.

* * *

Maria Cecília D’Araújo: “Ditaduras são parteiras de versões que se distanciam dos fatos”.

* * *

Charles Bukowski: “A diferença entre uma democracia e uma ditadura consiste em que numa democracia se pode votar antes de obedecer ordens”.

* * *

Rui Barbosa: “A pior ditadura é a ditadura do Poder Judiciário. Contra ela, não há a quem recorrer”.

* * *

Silas Malafaia: “Liberdade de expressão para todo mundo dizer a mesma coisa é ditadura de opinião”.

* * *

Getúlio Vargas: “Nos períodos de exaltação e de luta não é raro vermos a democracia matando em nome da liberdade e a fé religiosa trucidando em nome de Deus”.

* * *

Eduardo Galeano: “O mundo é um grande paradoxo que gira no universo. Do jeito que está indo, daqui a pouco os proprietários do planeta proibirão a fome e a sede para que não faltem o pão e a água”.

* * *

Churchill: “O melhor argumento contra a democracia é uma conversa de cinco minutos com um eleitor mediano”.

* * *

Ulysses Guimarães: “Na ditadura, à sombra de Marco Aurélio, pululam e ficam impunes os Calígulas sanguinários, os Torquemadas da Inquisição e da intolerância, os enxundiosos Faruks da corrupção”.

* * *

Aristóteles: “A democracia é um governo nas mãos de homens de baixa extração, sem posses e com empregos vulgares”.

* * *

Jorge Luis Borges: “A democracia é um erro estatístico, porque na democracia decide a maioria, e a maioria é formada de imbecis”.

* * *

Nelson Rodrigues: “A maior desgraça da democracia é que ela traz à tona a força numérica dos idiotas, que são a maioria da humanidade”.

* * *

Einstein: “O meu ideal político é a democracia, para que todo homem seja respeitado como indivíduo e nenhum venerado”.

* * *

Fernando Sabino: “Democracia é oportunizar a todos o mesmo ponto de partida. Quanto ao ponto de chegada, depende de cada um”.

* * *

Carlos Lamarca: “Eu vim servir ao Exército pensando que o Exército estava servindo ao povo. Mas quando o povo grita por seus direitos é reprimido”.

* * *

Granz Lebowtiz: “A democracia é uma ideia interessante e até louvável. Comparada ao comunismo, que é muito chato, e ao fascismo, que é muito excitante, não há dúvida de que se trata da forma mais palatável de governo”.

* * *

Leôncio Basbaum: “A verdadeira democracia é o governo da maioria e garante apenas a liberdade da maioria”.

* * *

George Bernard Shaw: “O fato de um camponês poder tornar-se rei não torna este reino democrático”.

* * *

Oscar Wilde: “A democracia quer simplesmente dizer o desencanto do povo, pelo povo, para o povo”.

* * *

Johan Goethe: “A democracia não corre, mas chega segura ao objetivo”.

* * *

Wilson Aguiar (chefe da Censura Federal, durante a ditadura): “Quando tomei posse, assumi o compromisso de fazer da censura uma atividade artística e cultural”.

* * *

General Garrastazu Médici (“presidente” na fase mais cruel da ditadura): “Vejo tanta notícia desagradável sobre a Irlanda, o Vietnã, os índios americanos, e, no que diz respeito ao Brasil, está tudo em paz”.

* * *

General Ernesto Geisel: “Eu sou um sujeito profundamente democrático”.

* * *

Heitor Moniz: “Se o Estado intervém ao lado do forte para esmagar o fraco, essa intervenção é reacionária e não pode merecer o apoio dos homens justos”.

* * *

Paula Nei: “A democracia seria ideal se não tivesse sovaco: tudo!, tudo, menos tal cheiro de suor honrado”.

* * *

Jânio Quadros: “Quem afirma em conceito dogmático que a democracia é o governo das liberdades, está errado”.

* * *

Susan Sontag: “A política de uma democracia que implica desacordos, que promove a sinceridade, foi substituída pela psicoterapia. Vamos chorar juntos. Mas não vamos todos ser idiotas juntos”.

* * *

Leoni Kaseff: “A democracia só deve ser governada por elites intelectuais que sejam, ao mesmo, tempo elites morais”.

* * *

Godofredo de Alencar: “Nada mais estúpido que a democracia. O povo pensa que lhe dão o direito de julgar quando o fazem apenas o derrubador de superiores”.

* * *

Eu: “Se é duro ver velhas figuras da ditadura dando as cartas na ‘democracia’ atual, mais duro é ver suas ex-vítimas assanhadinhas rasgando seda para elas”.

* * *

Eu, de novo: “No Brasil, democracia é o jeito de transformar em políticos normais os expoentes odiados da ditadura”.

* * *

Emiliano Zapata: “Se não há justiça para o povo, que não haja paz para o governo”

* * *

Carlos Drummond de Andrade: “Democracia é a forma de governo em que o povo imagina estar no poder”.

* * *

Conceição Evaristo: “Para dizer que temos democracia racial, a pessoa tem de ser alienada ou cínica”.

* * *

Mahatma Gandhi: “O único ditador que eu aceito é a voz silenciosa da minha consciência”.

* * *

Ambrose Bierce: “Ditador é o chefe de uma nação que prefere a peste do despotismo à praga da anarquia”.

* * *

Bertolt Brecht: “Não há nada mais parecido com um fascista do que um burguês assustado”.

* * *

Elói Felipe da Silva (acusado de ser do Esquadrão da Morte do Rio de Janeiro): “Eu não mato, quem mata é Deus: só faço os furos”.

* * *

Frei Tito: “A Igreja não pode omitir-se. As provas das torturas trazemos no corpo”.

* * *

General João Baptista Figueiredo: “Prefiro cheiro de cavalo ao cheiro de povo”.

* * *

Figueiredo, de novo: “A solução para as favelas é jogar uma bomba atômica”.

* * *

Aldous Huxley: “Os súditos do ditador do futuro serão governados em sofrimentos por um corpo de engenheiros sociais altamente instruído”.

* * *

Adhemar de Barros (depois do golpe de 1964): “Agora caçaremos comunistas por todos os cantos, mandaremos mais de dois mil, uma verdadeira Arca de Noé, para uma viagem de turismo à Rússia”.

* * *

Costa e Silva (quando ainda era ministro da Guerra e queria substituir Castello Branco no governo): “Nunca seria um ditador, inclusive porque no Brasil não há lugar para ditadores”.

* * *

Juracy Magalhães (ministro das Relações Exteriores durante a ditadura): “O que é bom para os Estados Unidos é bom para o Brasil”.

* * *

Georges Clemenceau: “A democracia: Vocês sabem o que é? O poder de os piolhos comerem os leões”.

* * *

Platão: “A democracia é uma constituição anárquica e variada, distribuidora de igualdades indiferentemente a iguais e desiguais”.

* * *

Curzio Malaparte: “A ditadura é a forma mais acabada do ciúme”.

* * *

Alexis de Tocqueville: “Creio que em qualquer época eu teria amado a liberdade; mas na época em que vivemos, sinto-me propenso a idolatrá-la”.

* * *

Termino com uma frase de Hilda Hilst, que não é bem sobre democracia e ditadura, mas acho que cabe aqui: “Há sonhos que devem ser ressonhados, projetos que não podem ser esquecidos”.

 

Patricia Faermann

Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.

1 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador