Democracy Now: Papa Francisco em Hiroshima e Nagasaki

“O uso de energia nuclear para a guerra é, hoje mais do que nunca, um crime, não apenas contra a dignidade dos seres Humanos, mas também contra qualquer possibilidade de futuro para nossa casa comum."

Foto Vatican News

do Democracy Now

Papa Francisco em Hiroshima e Nagasaki

“Um mundo sem armas nucleares é possível e necessário.”

Estas foram as palavras do Papa Francisco, nesse fim de semana, quando visitou Hiroshima e Nagasaki, onde os EUA lançaram as primeiras bombas atômicas do mundo, em 1945, matando mais de 200 mil pessoas.

O Papa Francisco encontrou-se com sobreviventes dos bombardeios de Hiroshima e Nagasaki e declarou que a posse de armas nucleares é imoral, em Hiroshima, o Papa Francisco falou no Memorial pela Paz da cidade.

“O uso de energia nuclear para a guerra é, hoje mais do que nunca, um crime, não apenas contra a dignidade dos seres Humanos, mas também contra qualquer possibilidade de futuro para nossa casa comum. O uso da energia atômica para a guerra é imoral, da mesma forma que a posse de armas nucleares é imoral, como eu já tinha dito há dois anos.

Nós seremos julgados por isso. As gerações futuras vão se levantar para condenar nosso fracasso se falarmos de paz, mas não agirmos para trazê-la aos povos do mundo. Como podemos falar de paz se construímos terríveis armas novas de guerra? Como falar de paz se justificamos nossos atos ilegítimos com discursos repletos de discriminação e ódio?”

Para falar sobre a manifestação do Papa Francisco e a importância de eliminarmos as armas nucleares, Democracy Now! conversa com Daniel Ellsberg, que vazou os Documentos do Pentágono, em 1971, e contribuiu para o fim da Guerra do Vietnã, e com Martha Hennessy, ativista do grupo Ploughshares 7, que invadiu a base de submarinos nucleares de King’s Bay, para protestar com o arsenal atômico ali mantido.

Redação

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador