Fórum Big Data em Oncologia aponta para demanda represada da atenção ao câncer durante a pandemia

Os novos resultados desse estudo serão divulgados no 7° Fórum Big Data em Oncologia, no dia 7 de abril, a ser realizado de forma remota, tendo como tema principal os impactos da pandemia na Oncologia. 

do CEE Fiocruz

Fórum Big Data em Oncologia aponta para demanda represada da atenção ao câncer durante a pandemia

A pandemia de Covid-19 impactou mundialmente os sistemas de saúde, deixando leitos em hospitais e serviços sobrecarregados com pacientes acometidos pela doença. Como resultado, outras demandas da saúde, principalmente relacionadas às doenças crônicas como o câncer, tiveram sua capacidade de atendimento reduzida. Entre os profissionais do SUS, 68% consideram que a pandemia vai produzir impacto significativo no tratamento oncológico dos pacientes. 

Mas não é só entre os profissionais do serviço público de saúde que essa expectativa existe: 25% dos que trabalham na rede de saúde suplementar têm a mesma percepção. Esses são alguns dos resultados da pesquisa realizada pelo Movimento Todos Juntos Contra o Câncer (TJCC), em parceria com o Centro de Estudos Estratégicos da Fiocruz Antonio Ivo de Carvalho (CEE-Fiocruz), com pacientes, cuidadores e profissionais de saúde a respeito dos impactos da pandemia na atenção ao câncer, durante os anos de 2020 e 2021. 

Em 2020, 774 pessoas participaram do levantamento, realizada por meio de questionário online. Em 2021, o estudo contou com a participação de 255 pessoas. Nesses dois anos, houve relatos de alterações no tratamento oncológico, como interrupções e adiamentos de consultas e procedimentos, em decorrência do coronavírus. 

Os novos resultados desse estudo serão divulgados no 7° Fórum Big Data em Oncologia, no dia 7 de abril, a ser realizado de forma remota, tendo como tema principal os impactos da pandemia na Oncologia. 

A pesquisa mostra, por exemplo, que, em 2021, um a cada cinco pacientes ainda sofria os impactos da pandemia, com alterações em sua rotina de tratamento. Em 2020, essa proporção era de um para quatro. A maioria dos pacientes impactados é de usuários do SUS, saltando de 69%, em 2020, para 90%, em 2021.

Quanto à comunicação com o centro de tratamento, a pesquisa revela que 31% dos pacientes consideravam essa relação ruim em 2020. Embora essa percepção tenha melhorado em 2021, 14% dos pacientes continuavam insatisfeitos. 

Nesse mesmo ano, um a cada três pacientes recebeu atendimento a distância durante a pandemia. No entanto, a maioria dos que puderam contar com essa oportunidade era usuária da Saúde Suplementar (planos de saúde), não do SUS. O acesso ao tratamento remoto continua sendo um desafio para o sistema público. A maioria dos centros de tratamento do SUS não oferece atendimento à distância para os pacientes. 

O cenário é diferente na Saúde Suplementar, que tem a maioria dos centros de tratamento contando com essa modalidade de atendimento. A grande maioria dos pacientes (89%), somando-se os atendidos pelo sistema público e pelo setor privado, relata, contudo, não ter acesso a atendimento domiciliar.

Mais da metade dos pacientes (66%) considerou que a pandemia irá produzir impacto negativo sobre o acesso ao tratamento oncológico. O índice de cirurgias oncológicas canceladas no SUS é um forte indicativo de que isso irá acontecer, pois aumentou de 6% em 2020, para 46%, em 2021, segundo os profissionais de saúde entrevistados. O sistema de saúde terá que lidar com essa demanda represada e suas consequências, em algum momento. 

Esses e outros resultados serão apresentados no painel Impacto da pandemia da Covid-19 no tratamento de pacientes diagnosticados com câncer, uma das mesas do 7° Fórum Big Data em Oncologia. A outra discutirá os Desafios em médio e longo prazo: O que pode ser feito para minimizar os impactos da pandemia no futuro?

O evento contará com nomes como José Gomes Temporão, médico sanitarista, ex-ministro da Saúde, membro da Academia Nacional de Medicina, e Luiz Antonio Santini, ex-diretor geral do Inca, ambos pesquisadores do CEE-Fiocruz, e Paulo Lázaro de Moraes, radio-oncologista da Beneficência Portuguesa de São Paulo e do Grupo Oncoclínicas e fundador da plataforma Radioterapia Legal.

A programação completa do 7° Fórum Big Data em Oncologia e o link para inscrições estão em: www.observatoriodeoncologia.com.br/bigdata/

7º Fórum Big Data em Oncologia

Data: 7 de abril de 2022
Horário: a partir das 16h
Inscrições: www.observatoriodeoncologia.com.br/bigdata/
(O link para acessar o evento será enviado aos inscritos) 

Leia também:

O futuro da atenção ao câncer pelo olhar dos médicos: novas tecnologias, acesso e barreiras, na pesquisa do CEE-Fiocruz

Artigo ressalta a necessidade de abordagem sistêmica na Saúde

Daniel Soranz: ‘Nossa prioridade sempre vai ser fortalecer o Sistema Único de Saúde’

Redação

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador