Fórum Brasilianas: dilemas da Educação e o papel da Tecnologia

Evento reúne profissionais da educação na UFRGS para debater problemas históricos, como as desigualdades educacionais, e novos, como o avanço da tecnologia com impacto nos processos pedagógicos. Se inscreva e participe.
 
Cada vez mais novas tecnologias exigem mudanças no método educacional
Estudantes participam do Ler – Salão Carioca do Livro, na Biblioteca Parque, no centro do Rio.Foto Tomaz Silva/Agência Brasil
 
Jornal GGN – O Brasil tem um desafio duplo na Educação, o primeiro é atacar as desigualdades do nível educacional. Ainda temos mais de 11 milhões de analfabetos, segundo levantamento mais recente da Pesquisa Nacional por amostra de Domicílios Contínua (Pnad Contínua) realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Ao mesmo tempo, parte considerável da população brasileira é classificada com o analfabetismo funcional, ou seja, a incapacidade de uma pessoa demonstrar ou não compreender textos simples. Um trabalho realizado pelo Instituto Paulo Montenegro e pela ONG Ação Educativa aponta que, pelo menos, 27% dos brasileiros entre 15 e 64 anos são enquadrados nesta categoria. 
 
O outro grande desafio nacional é inserir os ganhos tecnológicos na Educação Pública, o que poderia ajudar a combater no nível de evasão de jovens no ensino médio que, de acordo com o Censo Escolar, corresponde a 12,7% e 12,1% dos alunos matriculados na 1ª e 2ª série do ensino médio. 
 
Esses são alguns dos temas centrais que o Fórum Brasilianas Educação no Brasil: Desafios e o Papel da Tecnologia, realizado em parceira com a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e a Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes) propõe debater. O evento acontece dia 28 de maio, na UFRGS. Veja a seguir a programação completa e se inscreva para participar pelo e-mail [email protected]. A entrada é franca, porém limitada ao tamanho do auditório
 
Educação no Brasil: Desafios e o Papel da Tecnologia  
Realização UFRGS, Andifes e Brasilianas
 
DATA: 28 de Maio
Local: Sala II do Salão de Atos 
Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Av. Paulo Gama, 110 – Campus Central UFRGS. CEP: 90040-060 – Porto Alegre (RS)
Horário: das 9h30 às 17h55
Inscrições: [email protected] 
*Com emissão de certificado digital
 
Abertura – O quadro atual da educação brasileira 
 
A proposta deste painel é avaliar o desempenho das políticas públicas de massificação e como reduzir o núcleo duro dos excluído (crianças e adolescentes ainda fora da escola, classificados entre os mais vulneráveis, economicamente falando) e como superar o analfabetismo funcional. 
 
09h30 – 10h – Rui Vicente Oppermann, Reitor da Universidade Federal do Rio Grande do Sul  (UFGRS)
 
10h – 10h30 – José Valdeni de Lima, Vice-Diretor do Centro Interdisciplinar de Novas Tecnologias na Educação (CINTED) da UFRGS
 
10h30 – 10h50 – Participação da Plateia
 
1º Painel – Como as novas tecnologias podem ajudar a superar os desafios da educação brasileira contemporânea?
 
Neste painel, o objetivo é expor os fatores que explicam a evasão e o baixo índice de brasileiros com formação superior, destacando o papel da tecnologia para reverter o quadro, lembrando que, no último ranking do Programa Internacional de Avaliação de Alunos (PISA) elaborado pela OCDE, o Brasil ficou na 63ª posição em ciências, na 59ª em leitura e na 66ª colocação em matemática,  na prova aplicada em 70 países. 
 
10h50 – 11h20 – Eliseo Berni Reategui, Professor da Faculdade de Educação e do Programas de Pós-Graduação de Informática na Educação (PGIE) da UFRGS. Coordenou a Câmara de Sociais e Humanidades da CAPES (Área Interdisciplinar) na última Avaliação Quadrienal. Trabalha com desenvolvimento e emprego de tecnologia educacional para apoio aos processos de aprendizagem, sobretudo em questões ligadas ao letramento.
 
11h20 – 11h50 – Drª Carine B. Loureiro, Matemática e professora do IFRS, campus de Porto Alegre. Doutora em Educação pela UNISINOS e mestre em Ciência da Computação pela PUC-RS. Desenvolve pesquisas justamente na área em que a Educação, as políticas e práticas de inclusão e as novas tecnologias se articulam. 
 
Participação da Plateia – 11h50 – 12h20 
 
Almoço – 12h10 – 13h30
 
2º Painel – EaD: expansão da modalidade de ensino e contribuições para ampliar a formação no país
 
O objetivo desse painel é explorar o desempenho atual do EaD no Brasil, quais regras regulam hoje a modalidade no país e quais medidas legais precisam ser estabelecidas para que a sociedade colha, apenas, os benefícios do ensino à distância, reduzindo os  riscos de o modelo ampliar a desigualdade no ritmo de desenvolvimento identificado hoje entre as diferentes classes e regiões do país. 
 
13h45 – 14h45 – Prof. Lovois de Andrade Miguel, Professor Secretário de Educação a Distância da UFRGS e coordenador da Universidade Aberta do Brasil junto a UFRGS (UAB/ CAPES/ UFRGS). 
 
14h45 – 15h15 –  Prof. João Vianney, Sócio e Consultor da Hoper Educação. Implantou e coordenou o LED-UFSC; Implantou e dirigiu o campus UnisulVirtual; Exerceu a Direção de Educação a Distância do IESB; Membro de comissões verificadoras e assessoras de educação a distância da SESU do MEC e do Conselho Estadual de Educação de Santa Catarina; Coordenador para a região do Brasil da RIFET, da Organização Universitária Interamericana (OUI); Diretor do Blog do Enem; Membro do Conselho de Ética da ABED. Doutor em Ciências Humanas, Mestre em Sociologia Política e Especialista em Psicologia da Comunicação pela UFSC, Graduado em Psicologia e Jornalista profissional. 
 
15h15 – 15h35 – Participação da Plateia 
 
3º Painel – A Educação que queremos 
 
A propósta desse painel é debater a importância e papel do investimento público na Educação, gestão inteligente dos recursos e como Escola/Universidade podem e devem se aproximar da população local para ampliar trocas de conhecimento e estabelecer uma conexão real com a comunidade. 
 
15h35 – 16h05 – Maria Beatriz Luce, Professora Titular de Política e Administração da Educação na Universidade Federal do Rio Grande do Sul e docente do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEdu) na mesma instituição. Foi a Reitora protempore para a implantação da Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA), de 2008 a 2011; e Secretária de Educação Básica no Ministério da Educação, em 2014.
 
16h05 – 17h35 – Jane Tutikian, Vice-Reitora da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). É membro da Academia Rio-Grandense de Letras e tem participação em dezenas de antologias e livros organizados e traduzidos para o inglês e o espanhol, além de escritora, autora de contos, ensaio, novelas e literatura infantojuvenil. Foi diretora do Instituto de Letras da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
 
17h35 – 17h55 – Participação da Plateia 
 
*Encerramento
 
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Redação

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