Planejamento de metrópoles com base no Plano Diretor de 2014 é tema de debates em SP

Fernando Haddad e ex-secretários participam nesta terça-feira, 16 de fevereiro, do Seminário “Planejamento na Escala da Metrópole: Experiências Realizadas e Perspectivas Atuais”, organizado pelo grupo de estudos da “Escola da Metrópole”. Atividade é aberta ao público inscrito e terá transmissão ao vivo

Foto: Cecília Bastos/USP Imagens

Jornal GGN – O Núcleo de Apoio à Pesquisa (NAP) da Escola da Metrópole, parte do Instituto de Estudos Avançados da USP (IEA), promove o ciclo de três seminários “Políticas Públicas na Escala Metropolitana: Dimensões Espaciais e Territoriais e Desafios Institucionais”. A fim de discutir as grandes cidades no desenvolvimento de estratégias urbanas, em suporte a governanças que tornem esses espaços socialmente mais justos e democráticos, o encontro nesta terça-feira, 16 de fevereiro, aborda o tema “Planejamento na Escala da Metrópole: Experiências Realizadas e Perspectivas Atuais”, na sede do IEA, em São Paulo.

No primeiro seminário, das 08h30 às 12h30, o tema será desenvolvido a partir das experiências da gestão da cidade de São Paulo sob a perspectiva de inovação e da complexidade. Também serão apresentadas as experiências de outros países para refletir, de forma comparada, um modelo inclusivo de metrópole. Para participar presencialmente é necessário fazer inscrição, mas haverá transmissão ao vivo pelo site do IEA, disponível para todos.

A mesa irá abordar os marcos regulatórios das metrópoles, por meio do Plano Diretor de São Paulo de 2014. Participam da discussão, na mesa de abertura, o Pró-reitor de Pesquisa USP, Sylvio Canuto; o diretor do Instituto de Estudos Avançados, Paulo Saldiva; e como conferencista internacional, está confirmado Omar Pereyra, da PUC no Peru. Também compõe a programação Fernando Haddad, ex-prefeito da cidade de São Paulo e professor da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH); a professora da FAU-USP, Ermínia Maricato; e o professor da Universidade Presbiteriana Mackenzie, Fernando de Mello Franco.

“Pretendemos discutir os marcos regulatórios das metrópoles, tendo como ponto de partida a experiência inovadora do Plano Diretor de São Paulo de 2014 e seus aspectos urbanísticos e jurídicos, a partir da análise de seus protagonistas, e aprofundar a busca por inovações urbanas que permitam dar suporte a uma gestão democrática e participativa, que consiga romper as vicissitudes das metrópoles subdesenvolvidas e toda a complexidade e desafios de ordem político, econômico e social que elas apresentam”, explicou o professor João Whitaker, Coordenador do NAP Escola da Metrópole.

O encontro integra um ciclo de três seminários, que também irá abordar os temas “Cidades para todos e para cada um: construindo metrópoles sustentáveis e democráticas”, dia 14 de maio; e “Políticas públicas na metrópole: marcos legais e institucionais e seus efeitos políticos”, em 18 de junho.

Serviço

Seminário: Planejamento na Escala da Metrópole: Experiências Realizadas e Perspectivas Atuais

Local: Auditório do IEA

Endereço: Rua da Praça do Relógio, 109, térreo, Cidade Universitária, São Paulo

Quando: 16 de abril, das 8h30 às 12h30

Para participar presencialmente, é necessário se inscrever

*As vagas estão sujeitas à lotação

Programação gratuita, com transmissão ao vivo pela internet

Redação

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador