Obra póstuma de Clóvis Moura será lançada em mesa-redonda com intelectuais

A atividade gratuita acontece no dia 10 de abril, às 16h, na sala 116 do Instituto de Artes, em São Paulo

Capa do livro “Memórias de Sparkenbroke: Fora do tempo”, obra póstuma do sociólogo e ativista negro Clóvis Moura

Jornal GGN – Professores, jornalista e historiadora se unem na mesa-redonda “Dimensões da obra de Clóvis Moura” para lançar a obra póstuma do sociólogo e ativista negro homenageado. A atividade de lançamento do livro “Memórias de Sparkenbroke: Fora do tempo” é gratuita e acontece no dia 10 de abril, às 16h, no Instituto de Artes | Sala do Coro Furio Franceschini, em São Paulo.

Participam da discussão os professores Teresa Malatian, da Universidade Estadual Paulista  (Unesp); Cleber Santos Vieira, da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp); o jornalista Edmundo Leite, do jornal O Estado de S.Paulo; e a historiadora Soraya Moura. Os interessados na programação devem se inscrever para a atividade.

Sociólogo, jornalista, historiador e escritor brasileiro, o piauiense Clóvis Moura (1925-2003) em seus estudos questionou a visão de Gilberto Freyre sobre a passividade do negro no Brasil, destacando a resistência à escravidão dos quilombos. Em outras pesquisas, também tratou da rebelião dos escravos e da formação dos quilombos. E, apoiando-se na teoria de Marx, analisou a luta de classes no sistema escravista.

A mesa-redonda de lançamento da obra é parte da II Feira do Livro da Unesp, que acontece de 10 a 14 de abril, das 9h às 21h, no câmpus da Unesp, na Barra Funda, em São Paulo. A programação gratuita da Feira conta com apresentação de orquestras e grupos musicais e de teatro, mesas-redondas, bate-papo com escritores, contação de histórias e exposição. Os 140 expositores do evento, também oferecem livros com desconto mínimo de 50% sobre o valor de capa.

Palestrantes – mesa-redonda “Dimensões da obra de Clóvis Moura”

Profa. Dra. Teresa Malatian

Professora Titular em Historiografia da Unesp, Câmpus de Franca. Realizou estágio de pós-doutorado na Oliveira Lima Library, da Catholic University of America (Washington, DC). É membro do grupo acadêmico Transfopress. É estudiosa da obra de Clóvis Moura e organizadora de Memórias de Sparkenbroke: Fora do tempo.

Prof. Dr. Cleber Santos Vieira 

Mestre em História pela UNESP, Câmpus de Franca. Doutor em Educação pela USP. Professor Adjunto da Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da UNIFESP. É membro do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros (NEAB – UNIFESP). Organizador de Memórias de Sparkenbroke: Fora do tempo

Edmundo Leite

Jornalista, coordenador do Acervo Estadão, do jornal O Estado de S.Paulo, desde outubro de 2010.

Soraya Moura

Graduada em História pela USP. É sócia proprietária da empresa Armazém de História Projetos Culturais.

Serviço

Mesa-redonda “Dimensões da obra de Clóvis Moura” e lançamento do livro “Memórias de Sparkenbroke: Fora do tempo”

Local: Instituto de Artes | Sala do Coro Furio Franceschini – 116

Endereço: Praça da Sé, 108 – 1º andar- Centro, São Paulo (SP)

Quando: 10 de abril, a partir das 16h

Programação gratuita.

Redação

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador