Anatel cobra transparência de operadoras para mudar cobrança da internet móvel

Lourdes Nassif
Redatora-chefe no GGN
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A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) convocou as operadoras de telefonia celular para pedir explicações sobre mudanças na forma de cobrança da internet móvel. Segundo o presidente da agência, João Rezende, a prestação de informações ao usuário, antes da alteração, deve ser prioridade. “Temos de observar o regulamento de defesa do consumidor e olhar claramente a questão da transparência. Todas as empresas deverão ter um sistema para avisar o usuário”, disse.

A operadora de telefonia Vivo já anunciou que mudará, a partir de novembro, a forma de cobrança da internet pelo celular para clientes de pacotes pré-pagos. Quando o pacote de dados contratado pelo cliente acabar, ele terá de pagar um adicional para continuar navegando. Atualmente, quando a franquia chega ao fim, a velocidade de navegação é reduzida, mas o usuário não tem custo excedente. A partir de 6 de novembro, a mudança vale inicialmente para clientes do Rio Grande do Sul e de Minas Gerais, mas, nos próximos meses, poderá ser estendida para outras regiões.

 

Conforme a Anatel, as regras do setor permitem às empresas adotar várias modalidades de franquias e de cobranças. Entretanto, o Regulamento Geral de Direitos do Consumidor de Serviços de Telecomunicações determina que qualquer alteração em planos de serviços e ofertas deve ser comunicada pela prestadora ao usuário, com antecedência mínima de 30 dias.

Diretor da Anatel, Rodrigo Zerbone revelou que a Vivo já informou a agência sobre a mudança. “O que exigimos é que o cliente seja informado, mesmo que a alteração já esteja prevista no contrato”, salientou. Explicou que, caso a empresa não avise no prazo previsto, poderá ser multada.

Por enquanto, a mudança não vale para clientes da Claro, TIM e Oi. Para a TIM, mudanças no formato de tarifação de dados móveis são um movimento natural, mas a operadora informou que não prevê qualquer ajuste na cobrança, mas segue avaliando as diferentes possibilidades.

A Oi considera o fim da velocidade reduzida, aliada ao novo modelo de cobrança por pacotes adicionais, uma tendência mundial. A operadora avalia com atenção a estratégia. A Claro não informou se mudará, mas garantiu que seus clientes, após o encerramento da franquia, podem escolher entre contratar pacotes adicionais ou navegar com velocidade reduzida.

 

Lourdes Nassif

Redatora-chefe no GGN

7 Comentários

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  1. Isso é puro estelionato,

    Isso é puro estelionato, justamente quando caminhávamos para tarifas mais coerentes com a realidade brasileira, vem um baque desses. Isso é simplesmente inadmissível, mas nós, consumidores, estamos de mãos atadas, uma decisão que ocorreu por baixo dos panos e que em nenhum momento foi aberta essa discussão na mídia em geral.
    Ao invés de se reinventar para encontrar novas formas de aumentar suas receitas, usam simplesmente o mesmo modelo de sempre, a exploração predatória do consumidor, aumentando a taxação, extorquindo, é esse o modelo que as empresas de telefonia sabem fazer, para isso não há necessidade de ser competente, uma vez que basta aumentar as tarifas, cobrar pelos serviços que não cobravam, pronto, feita a mágica. Esses nossos empresários, sinceramente.

  2. Mentira da Anatel.  Ela ta

    Mentira da Anatel.  Ela ta combinando historias com as telecoms, isso sim.  E voces vao ver isso com o proprio bolso atravez do ano que vem, do comeco ao fim.

  3. As agências do Levi …

    As Levi Anas (LeviAnatel, LeviAneel, LeviAns, LeviAgenersa, etc.) não passam de sindicatos empresariais.

    Conseguem BLINDAR as empresas e piorar cada vez mais os serviços e as condições para os clientes usuários.

    E os lucros das “agenciadas”, cada vez melhores!

     

  4. Se a Anatel regulasse o

    Se a Anatel regulasse o mercado de frango, a Sadia compraria a Perdigão, combinaria vendas de pacotes mínimos de 10 kg, com garantia de no máximo 8 kg de osso, chamaria de tendência mundial, e seria convocada para uma reunião para discutir amigavelmente como informar que a partir do mês que vem todo mundo está obrigado a consumir joelho de galinha.

  5. Anatel cobra tramsparencia na cobrança da Internet Movel

    A mediçao do uso da Internet Movel:

    Considero como uma verdadeira caixa preta, senão vejamos;

    1) Vc desconhece a data de inicio e fim da mediçao do consumo,;

    2) Não é informação de como é  medido o consumo de seu uso de navegação; só é informado qdo o valor contrato esgotou;

    3) Não há informação parcial disponivel dos valores contratos consumidos e a consumir.

    4) Etc,

    Acho que o consumidores precisa ter acesso no minimo a essas informação

    Luiz

     

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