Idec envia à Arsesp evidências de racionamento de água em São Paulo

Carta com os dados da campanha do Idec “Tô sem água”, revelam indícios de que o racionamento está ocorrendo.  Idec pede que a agência reguladora forneça um posicionamento para a população o mais rápido possível

No dia 26/06/14 o Idec (Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor), iniciou a campanha “Tô sem água” que tem a finalidade de mapear as localidades que estão sofrendo com a falta d’água. Embora a campanha termine no dia 31/07/14 o Instituto enviou, nesta terça-feira (29/07/14), uma carta para a Arsesp (Agência Reguladora de Saneamento e Energia do Estado de São Paulo) com os dados dos relatos recebidos até esta segunda-feira.

“O Idec está ciente de que a agência reguladora iniciou um processo de investigação para apurar se está havendo racionamento em determinadas localidades, motivado por relato de falta de água específico, no entanto, a campanha do Idec, recebeu até o momento 494 relatos, uma média de 14 reclamações por dia, ou seja, está evidente que o racionamento está ocorrendo, por isso, acreditamos que os dados serão extremamente importantes para ajudar a Arsesp concluir o mais rápido possível a investigação”, afirma a advogada do Idec e responsável pela campanha, Claudia Almeida.

Até o dia 28/07/14 foram registrados 494 relatos. Destes, 74% afirmam que falta água a noite, 9% de manhã, outros 13% durante o dia e a noite todos, e 5% somente a tarde. A frequência da falta de água ficou distribuída assim: todos os dias, uma vez por dia – 73%; mais de uma vez por semana – 17%; mais de uma vez por dia – 5% ; 1 vez por semana –  3%;  uma vez por mês – 1%; mais de uma vez por mês – 1%. Além disso, de acordo com os relatos, as regiões mais afetadas com a falta de abastecimento de água são, respectivamente são: a zona Oeste (27%), Norte (23%), Sul (18%), Leste (24%) e Grande São Paulo (8%). Outro dado alarmante é que 57% dos participantes percebem comprometimento na qualidade de água.

O Idec espera que o processo investigatório da agência reguladora seja concluído rapidamente “a falta de água tem sido um fato notório e a necessidade de ser declarado o estado de racionamento é imprescindível, pois o abastecimento de água é um serviço essencial e deve ser tratado com prioridade pelo Estado e em total respeito aos direitos que regem a adequada prestação de serviço, como o direito à informação, direito a transparência e tratamento igualitário”, reforça Claudia.

O instituto aguarda o mais rápido possível que a Arsesp forneça respostas para a falta de abastecimento de água para a população e soluções para o problema. A campanha “To sem água” continua até o dia 31/07/14, dados complementares serão enviados para agência após essa data. Além da Arsesp, o governador do Estado de São Paulo e a Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo) também receberam a carta. 

Confira carta aqui.

> Denuncie a falta d’água
> Falta de fornecimento de água. O que fazer?
> Idec defende o decreto oficial do racionamento de água
> Confira os dados parciais da campanha “Tô sem água”
> Saiba como economizar nas contas de água e luz 

Redação

3 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. With ou without water Alckmin será reeleito. Deus seja louvado!

    SOLUÇÃO para a crise de abastecimento de água em São Paulo? Eu tenho uma:

    Votar em Alckmin na próxima ELEIÇÃO.

    Aliás, segundo as pesquisas o Alckmin já está eleito e no primeiro turno. Os paulistas merecem mais quatro anos de Alckmin. São Paulo sempre foi um país de primeiro mundo e o comportamento do povo é muito diferente quando comparado ao comportamento do povo do RESTO do Brasil.

    O povo paulista até fala inglês e pronuncia “water”. Dizer “without water” é muito mais chique do que dizer “está faltando água”, expressão chula usada no passado pelos nordestinos.

    Paulista people loves Alckmin and hates Dilma. It makes sense, even without water to take bath. Banho só no dia da eleição e para quem for votar pela manhã. À tarde, banho só de perfume francês.

    PS: Acaba de sair uma nova pesquisa Ibope para eleição em São Paulo.  Para Presidente: Dilma 35%, Aécio 25%. E o Alckmin já está eleito no primeiro turno com 50% dos votos válidos.  It’s a Samba of crazy people, isn’t it?.

    With ou without water “meu” candidato será reeleito. Deus seja louvado!

     

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador