Proteste questiona avaliação sobre Plano de Saúde

A Agência Nacional de Saúde (ANS) divulgou dia 2 último, os resultados da pesquisa de satisfação dos usuários, em que houve a participação de apenas 89 das 419 operadoras aptas. Na avaliação da PROTESTE Associação de Consumidores, são questionáveis os resultados apontando que 72% dos consumidores entrevistados estão satisfeitos ou muito satisfeitos com o seu plano de saúde. A participação das operadoras era voluntária e a Agência repassou a atribuição da aplicação da pesquisa para as próprias empresas.

Como o índice de participação foi muito baixo, pode significar que as Operadoras que já esperavam avaliações negativas não participaram. O consumidor pode ficar constrangido em dar sua opinião sabendo que é a empresa quem está compilando as respostas e pode temer retaliações caso precise usar os serviços contratados.

A PROTESTE solicitou desde o início, mas só no ano que vem será obrigatória a participação das empresas com 100 mil ou mais beneficiários. Na amostra deste ano houve 67.322 entrevistados, sendo 52 Unimeds e planos caros do mercado, como Omint, Bradesco e coletivos como da Petrobrás, Banco do Brasil, entre outras estatais que não reflete a realidade da maioria do mercado.

Os resultados da avaliação serão utilizados para compor um novo indicador na dimensão da Satisfação dos Beneficiários do Programa de Qualificação da Saúde Suplementar, desenvolvido pela ANS desde 2004 para avaliar o desempenho das operadoras de planos de saúde no Brasil. O Índice de Desempenho da Saúde Suplementar (IDSS) é divulgado pela ANS todos os anos e visa facilitar a escolha do consumidor pelo plano de saúde mais adequado à sua situação.

Os critérios para a realização da pesquisa, como metodologia, definição e seleção da amostra, análise dos dados, auditoria e divulgação dos resultados foram definidos pela ANS no ano passado.

O maior grau de insatisfação foi em relação aos prazos para autorização de procedimentos (15,33%). Entre os entrevistados, 89,15% haviam utilizado o plano de saúde no último ano. Para 65,46% do total de entrevistados, os serviços do seu plano de saúde superaram as expectativas e 84,9% recomendariam o seu plano de saúde para outros consumidores.

Redação

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