Seminário propõe ações para consumidor ter mais segurança ao se alimentar fora de casa

Propostas de ações para redução e prevenção do risco de contaminação por alimentos por falta de higiene,  e cuidado à saúde do consumidor, principalmente  ao se alimentar fora de casa, foram aprovadas no encerramento do XI Seminário Internacional Proteste de Defesa do Consumidor. Realizado no dia 4, em Campinas, o evento promovido pela Proteste Associação de Consumidores em parceria com o Núcleo de Estudos em Alimentação (NEPA) da Unicamp reuniu mais de 300 participantes.

Entre as sugestões que serão enviadas ao Ministério da Saúde e à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), estão a fiscalização mais rigorosa e regular dos estabelecimentos e do comércio ambulante em relação a todas as etapas do processo produtivo e reforço do treinamento de manipuladores de alimentos.

Diante dos resultados alarmantes de falta de higiene nas análises microbiológicas feitas pela Proteste em 150 alimentos prontos para consumo vendidos em restaurantes e por ambulantes em nove cidades brasileiras, a entidade cobra medidas para mudar essa situação.

O resultado apontou que o consumidor corre risco quando se alimenta fora de casa: 57% dos alimentos tinham higiene insatisfatória e 11% estavam impróprios para o consumo. E só 32% apresentaram higiene satisfatória.

Veja outras sugestões:

• Campanhas de conscientização dos comerciantes sobre a importância do cumprimento das boas práticas de fabricação;

• Adoção do sistema de classificação por higiene para todo o País e não somente para as cidades da Copa;

• Maior controle e rigor nas autorizações dos pontos de comercialização;

• Aperfeiçoamento e aplicação de normas sanitárias adequadas ao comércio ambulante;

• Estabelecimento de um sistema de vigilância sanitária e informação epidemiológica de doenças veiculadas por alimentos comercializados em vias públicas;

• Adoção de medidas governamentais que visem a regularização, concessão de licenças e mecanismos de controle de atividade;

• Incentivar e conscientizar os proprietários de estabelecimentos comerciais de pequeno porte, em relação ao cumprimento das normas e regulamentos para a comercialização de alimentos;

• Políticas públicas permanentes, para a promoção da educação do consumidor para priorizar alimentos saudáveis;

• Escolha por estabelecimentos que apresentem condições higiênico-sanitárias adequadas;

• Valorizar o papel do consumidor na fiscalização, aumentando a transparência da informação ao público, sobretudo na internet.

As apresentações do seminário estarão disponíveis no site: http://seminario.proteste.org.br/

Redação

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador