Embraer assina parceria com Saab para desenvolvimento de caça

Jornal GGN – A Embraer anunciou uma parceria com a Saab para o desenvolvimento do Gripen NG, dentro do projeto FX-2 que visa reequipar a FAB. As duas empresas também estudam a formação de uma parceria para promoção e venda e duas versões do caça no mercado global. A implementação do acordo vai acontecer depois do fim das negociações entre a Saab e o Brasil sobre o contrato do projeto FX-2.

Do Estadão

Embraer fará novo caça no Brasil em parceria com a sueca Saab

Empresa brasileira fica responsável por conduzir o projeto e desenvolver grande parte da produção dos modelos de um e dois lugares

SÃO PAULO – A Embraer anunciou a formação de uma parceria com a sueca Saab para o desenvolvimento conjunto do projeto de um novo avião no Brasil, dentro do programa F-X2 para reequipar a Força Aérea Brasileira.
 
A Embraer fará a condução geral do programa e grande parte do trabalho de produção e entrega das versões de um e dois lugares do caça Gripen NG para a Força Aérea Brasileira, conforme ficou definido no memorando de entendimento entre as duas empresas.

 
O acordo será implementado após conclusão das negociações em curso entre Saab e o governo brasileiro, o que deve acontecer até o final deste ano.
 
Além de atividades de desenvolvimento e produção no Brasil, em nome da Saab, a Embraer informou que também participará do desenvolvimento de sistemas, da integração, testes em voo, montagem final e entregas.
 
As duas empresas estudam a formação de uma parceria estratégica para promoção e vendas das duas versões, de um e dois lugares (monoposto e biposto) no mercado global, conforme o comunicado divulgado pela Embraer. 

O texto do comunicado sobre a parceria entre Embraer e a Saab para gestão conjunta do Projeto F-X2 diz:

“A Embraer e a Saab serão responsáveis pelo desenvolvimento completo da versão biposto do Gripen NG, ao mesmo tempo em que as duas empresas estudam a formação de uma parceria estratégica para promoção e vendas das duas versões, monoposto e biposto, no mercado global”, informou a fabricante brasileira. O acordo será implementado após a conclusão das negociações entre a Saab e o Brasil sobre a finalização do contrato do Projeto F-X2, sendo que a expectativa é de que as conversas sejam concluídas até o fim deste ano. Com agência Reuters

 
Redação

20 Comentários

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    1. Não entendi

      O que tem esse “chupa Aécio” com o post? Explique por favor. E pra não deixar barato: A EMBRAER SÓ EXISTE PORQUE FOI PRIVATIZADA! Estava falida. 

      1. Por que cara reencarnação do Chico Anísio?

        Por que se fosse governo PSDB nunca haveria este contrato. Por que foi no governo PT todos estes programas para modernizar as forças armadas brasileira e nossa industria e tecnologia. A marinha com o programa dos submarinos, o exercitos com os veículos de combate blindados, a força aérea com o cargueiro Kc 390, o caça Grippen e os aviões Orion de patrulha submarina. Alem disso existe o programa da helibras para distribuição de 50 helicopteros EC 725 fabricados no Brasil e com ganhos tecnológicos. E na era FHC? A compra da sucata do Porta Aviões SP que vive dando pane. Que mais FHC fez pelas forças armadas brasileiras alem de sucatea-las? Aqui em baixo só alguns exemplos de programas financiados pelo governo Brasileiro. E tudo com tecnologia absorvida pelo Brasil atráves de programas de transferência de tecnologia ou tecnologia desenvolvidas daqui mesmo. E FHC? O escândalo SIVAM, a tentaiva de entregar a base de Alcantara para os Americanos e que mais mesmo? Nada!

        http://www.aereo.jor.br/2014/07/02/agustawestland-vai-modernizar-8-helicopteros-super-lynx-da-marinha-do-brasil-por-160-milhoes-de-dolares/

         http://www.aereo.jor.br/2014/07/11/saab-e-embraer-fecham-parceria-para-programa-conjunto-de-gerenciamento-do-projeto-fx-2-no-brasil/ http://www.aereo.jor.br/2014/06/30/airbus-mira-o-mercado-brasileiro-de-defesa/ http://www.aereo.jor.br/2014/06/25/helicoptero-da-helibras-recebe-tecnologia-nacional/ http://www.aereo.jor.br/2014/06/13/avanco-na-nacionalizacao-dos-helicopteros-ec725-inclui-desenvolvimento-de-projetos-e-desenhos-dos-sistemas/ http://www.aereo.jor.br/2014/06/12/setor-aeronautico-vive-nova-fase-de-expansao/ http://www.naval.com.br/blog/2014/07/10/cronograma-atualizado-da-entrega-dos-navios-patrulha-classe-macae/ http://www.naval.com.br/blog/2014/06/23/aquisicao-de-componentes-para-o-reator-do-primeiro-submarino-nuclear-brasileiro-sn-br/ http://www.naval.com.br/blog/2014/06/13/helibras-entrega-primeiro-ec725-produzido-no-brasil/ http://www.naval.com.br/blog/2014/06/04/odebrecht-defesa-e-tecnologia-fornece-telemetria-dos-misseis-exocet-am-39-para-helicopteros-ec725-da-marinha-do-brasil/ http://www.forte.jor.br/2014/07/10/governo-comprara-sistemas-de-defesa-antiaerea-da-russia/ http://www.forte.jor.br/2014/06/30/ctex-conclui-com-sucesso-etapa-de-integracao-do-canhao-rheinmetall-mk30-2abm/ http://www.forte.jor.br/2014/06/24/seguranca-de-estadios-brasileiros-conta-com-20-radares-saber-m60/   

  1. Guardadas as devidas

    Guardadas as devidas proporções  em nada  se   diferencia  dos anúncios  automobilísticos.

    Politicamente, é  um salto inesperado  que os vira-latas teimam em  desqualificar.

  2. Vídeo

    Só no reino da fantasia Gripens derrubam Flankers (Sukhoi -35). O filminho aí acima já foi ridicularizado no youtube. Mas o aviãozinho sueco é baratinho. E está em promoção.

    1. Só no reino da fantasia

      Só no reino da fantasia Gripens derrubam Flankers (Sukhoi -35). O filminho aí acima já foi ridicularizado no youtube. Mas o aviãozinho sueco é baratinho. E está em promoçao. Esquenta nao, quando a Embraer por a mao nele tu vai ver o que ele é capaz de derrubar.

       

      1. O inimigo é outro

        Temos que derrubar F15, F16, F18, F22 e F35. Mas este Gripen é só mais uma nova versão do AMX. Bom para matar índios na floresta, antes que acabe o combustível. É um avião de merda. Nem protótipo tem. Mas Afonso Celso continua vivo nos coxinhas do PT. Ufanistas de segunda classe são tão idiotas quanto coxinhas. Fazer o que?

        1. Não sei pra que derrubar avião dos EUA…

          Os EUA querem é comprar nosso petróleo. Por isso Obama veio aqui fazer fosquilhas a Dilma.

          E se você é daqueles que acha que eles vão invadir e colonizar o Brasil por causa do pré-sal, faço que nem o gaúcho: deu pra ti!

  3. Engraçadinho

    O Brasil faz parte do BRICS, recebe e promove o grupo com o encontro  agora em Fortaleza e compra estes aviõezinhos de brinquedo da Suécia. Por que será? Acho que tem a ver com as dimensões territoriais. Afinal, ao contrário da Rússia e da China, a Suécia é um país continental e desenvolve aviões para proteger seu vasto território. 

    Só rindo. 

    1. Desculpe Marroni, mas você

      Desculpe Marroni, mas você deveria se informar mais sobre equipamento militar antes de se manifestar. Por favor entenda isto como uma crítica construtiva e não como um cala a boca descortez. Vamos manter as pessoas deste site o melhor informadas possível. Acho que por aqui se gera subsídios que podem ser aproveitados…

    2. Se soubesse um pouco mais de história militar

      Saberia que tamanho não é documento. No Vietnan o monstro golias Phanton F 4 supersônico e armados de misseis Sparrow apanharam na mão do davi MIG 17 subsônicos armados de simplre canhões de 37 e 23 mm. Se conhecesse mais sobre aviação saberia que hoje a plataforma não é mais tão importante como o armamento e o radar utilizado pela plataforma. Radares de abertura sintética apresentam capacidade de detecção de maior numero de alvos e maior definição que os antigos radares de pulso. Se conhecesse mais o Saab Grippen, pelo seu menor tamanho e concepção utilizando materias de pouco reflebilidade ao radar e seu desing de menor exposição sabaria que o Grippen pode se aproximar de um alvo até a distância de laçamento de seu armamento sem se detectado pelo este. Se soubesse mais sobre os missis Ar-Ar, saberia que tem mísseis BVR – Alem do horizonte- que podem ser dispados de distância que o alvo não tenha capacidade de detectar. Hoje a tecnologia é mais importante que o tamanho da aeronave. Por isto o antigo caça F5 modernizado pelo Brasil apresenta capacidade bélica superior e equiparativamente a aviõs mais modernos na arena de combate devido ao seu radar, sua arquitetura eletrônica e seu armamento. Ser grande não é documento nesta arena de combate! 

  4. Este sim é um país  que dá

    Este sim é um país  que dá orgulho e que vai muito além dos 7×1 que o PIG tenta politizar.

    O Brasil está mudando de patamar e esses cegos não querem enxergar.

  5. NCW e Integração

     Network Centre War ou Guerra Centrada em Redes, é o parametro que explica a escolha, referente a doutrina da Estratégia Nacional de Defesa, e da BID ( Base Industrial de Defesa) e ( se financiado for ) da inovação frequente.

      Sem querer ser técnico, ou chato – alem de não gostar de escrever muito para ideologizados toupeiras – pois já chega os “velhinhos” das FFAA, que acham que o “biposto” é apenas para OCU ( unidade de conversão operacional e treinamento), sempre na base de 4/5 X 1, ou 1 inutil para cada 8, no esquadrão – portanto vc. tem um avião que de nada serve para operações efetivas, ou uma OCU de “treino” – inutil, simuladores de 4a geração, em rede NCW, suportam com menor custo a utilização de um biposto.

       Biposto (Gripen D), Fusão de dados, UAVs/UCAVs em ambiente NCW: A idéia Embraer/SAAB/AEL, é que o “biposto” a ser desenvolvido no Brasil, sua tecnologia em fusão de dados, possa controlar o cenário NCW, em conjunto com os PS580 modificados ( E-99), radares e apoios eletromagnéticos ( SisFRon e SisgaZul), Dactas,  Bgdas de Defesa Aerea se comuniquem criptograficamente, sem fonia, apenas dados, através do Datalink BR2, o que transforma o Gripen D, em um Comando Aereo de Combate, controlando outras aeronaves e futuramente UAVs e Ucavs – Para os que são chegados a “doutrina russa”, é um papel semelhante ao que fazem os Mig-31BM ou os Su-27BM/SU35-1, basta dizer que os sistemas Irbis ( russo), Raven ES-05 (sueco), APG-72 ( americano), de abertura sintética com módulos de refração/comunicação independentes, podem concomitantemente, ao mesmo tempo, controlar ações aereas ofensivas, defensivas, ECM, ECCM, SAR, ISAR, ISTAR, UAV/UCAV control.

         Nosso problema 1: Pessoal, apesar do incremento verificado nos ultimos anos, nossa deficiência em engenheiros, tecnólogos, que possuam base teórica para encarar um “on the job training “, é pequena – os melhores já estão desenvolvendo ou creditados a outros programas, o deficit chega a mais de 1.000 postos de trabalho.

          Problema 2: As parcerias estão agora sendo assinadas, apenas MOU – nada alem – pois enquanto o contrato não for firmado, governo – governo, e posteriormente os “agregados” a este “prime contract”, o governo a ser eleito pode jogar tudo no lixo, pagar a multa, irrisória, e em caso de Aécio, firmar contrato “buy” ou de “prateleira”, com a Boeing (F-18) ou com a LMartin ( F-16C, hj. estocados no deserto do Arizona).

          Nada é simples em um contrato desta envergadura, alem dos “problemas” acima citados, outros podem ocorrer e deverão ser negociados ( Iris T x A- Darter; Meteor , estruturas de carbono autoclavaveis, códigos fonte de missão, integração ao Sisdabra, integração ao possivel Pantsyr………… tem um monte, páginas e mais páginas).

    1. Junior50!  Você nos ajuda

      Junior50!  Você nos ajuda muito com seus comentários mais técnicos por aqui. Sou um profissional da área de engenharia com muita paixão pela física, mas que sente a necessidade de ter um conhecimento maior de armamentos e geopolítica para poder situar melhor minha visão de política externa. Visito também o site Plano Brasil, onde se tem, quase com exclusividade análises do “Voz da Rússia” que é uma forma não contaminada de informações pela nossa grande imprensa familiar. O grupo dos militares velhinhos se manifesta por lá (e é enfrentado por alguns), mas isto é da natureza de uma democracia.

    2. Dá para explicar?

      Junior, sinceramente, não sei quantos no blog entenderão o que escreveu. Se pedir para traduzir vai ficar muito longo? Não que eu seja chato, mas sou curioso.

  6. Parceria Embraer/Saab

    Excelente notícia.

    Dessa cooperação certamente resultarão grandes benefícios para as indústrias do Brasil e Suécia .

    Inciativas como essa são meritórias e devem ser incentivadas também em outras áreas industriais, com todos os paises dispostos a participar.

     

     

  7. Os quinta-colunas……

    Os quinta-colunas tem mais que enfiarem od edo e se rasgarem!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    O Brasil, apesar deles, está se destacando e saindo das garras da águia do norte, e eles ficam tentando reverter este quadro, desmerecendo a tecnologia sueca!!!

    Pelo sim pelo não, estamos comprando deles e nos associando, e o que é mais importante – com transferência de tecnologias. O que com outros, era impeditivo, além de ser aplaudido pelos colonizados!!!!!

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