Forças Armadas saúdam ministro Aldo Rebelo em manifestação inédita

Patricia Faermann
Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.
[email protected]

Militares da reserva criticaram o vídeo com depoimentos de comandantes do Exército, Marinha e Aeronáutica, dando as boas-vindas ao novo ministro
 
 
Jornal GGN – Os três comandantes das Forças Armadas mostraram aprovação com a reforma ministerial da presidente Dilma Rousseff, pelo menos ao novo ministro da Defesa, o comunista Aldo Rebelo, do PCdoB. Comandantes da Marinha, Exército e Aeronáutica gravaram um vídeo com mensagem de apoio, em uma recepção inédita de boas-vindas do setor militar. Desde que a pasta existe, em 1999, nunca houve uma manifestação similar. 
 
O vídeo foi divulgado nas redes sociais dos três comandos e do Ministério da Defesa. A iniciativa, entretanto, não agradou a todos militares. Alguns membros da reserva ficaram irritados com a manifestação e afirmaram que os comandantes eram “comunistas”, acusaram-nos de “traição”, e que não lutarão mais pela “intervenção militar” no Brasil. 
 
Assista ao vídeo:
 

(function(d, s, id) { var js, fjs = d.getElementsByTagName(s)[0]; if (d.getElementById(id)) return; js = d.createElement(s); js.id = id; js.src = “//connect.facebook.net/pt_BR/sdk.js#xfbml=1&version=v2.3”; fjs.parentNode.insertBefore(js, fjs);}(document, ‘script’, ‘facebook-jssdk’));

Os comandantes da Marinha do Brasil, do Exército Brasileiro e da Força Aérea Brasileira saúdam o novo Ministro da Defesa, Aldo Rebelo.

Posted by Ministério da Defesa on Sexta, 9 de outubro de 2015

“Em nome do Exército, e como seu amigo, ministro Aldo, venho saudar e dar as boas-vindas. Não haveria escolha melhor, de alguém tão comprometido e com identificação com a causa da defesa, dos valores próprios dos militares e com a consciência da importância da estrutura defesa para nosso país. Somos amigos”, afirmou o comandante do Exército, o general Eduardo Villas Bôas, no vídeo.
 
“A Marinha vê com muita satisfação o ministro Aldo assumindo o Ministério da Defesa. É uma relação que mantém com as Forças Armadas e com a Marinha há muto tempo, desde os tempos da Câmara dos Deputados, sempre contribuindo, somando esforços e com uma visão sempre positiva das forças”, reforçou o comandante da Marinha, almirante Alexandre Bacellar.
 
“Prezado ministro Aldo Rebelo, desejamos ao senhor muito sucesso e felicidade. O senhor tenha a certeza que pode contar com as três forças para atingirmos nosso objetivo. A importância do senhor é indiscutível e do senhor depende a nossa união para buscarmos melhores resultados nos próximos anos”, disse o comandante da Aeronáutica, brigadeiro Nivaldo Luiz Rosseto.
 
Com informações de O Globo.

 

Patricia Faermann

Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.

44 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Ele merece …………………

    O Ministro Aldo Rebelo, merece todo o respeito a um verdadeiro nacionalista. Espero e desejamos que tenha sucesso em armar nossas FA, pois o que precisamos é defender nosso País de fôrças estrangeiras que sempre tentam nos saquear.

    Os Ministros da três fôrças, com esta nova visão sem ideologias espúrias, mostram o quanto estao à frente de idéias ultrapassadas, e o que precisamos no momento é dar con tinuidade a construção de nosso submarino nuclear e aumentar o orçamento de nossa Armada.

    O resto é picuínha que não leva a lugar nenhum.

     Bem vindo ao Rol dos verdadeiros nacionalistas, Ministro Rebelo e juntamente com os Minsitros da três FAs temos certeza, fará um bom trabalho.

  2. As viúvas da Ditadura,

    As viúvas da Ditadura, lambe-botas dos Estados Unidos estão descontroladas. Quintas-colunas da Nação, entreguistas do país, bando de sem vergonhas. Que chorem pedras de sal e que lhes sangrem os olhos, estes desgraçados.

  3. Mais um viva à Dilma

    Sem comentários. Mas mais um viva a presidenta Dilma. 

    Com uma imprensa podre e criminosa como o do nosso pig, isto assume às alturas.

  4. Viva!…

    As Forças Armadas estão dexando claro que estão com a legalidade, com a Constituição, e, portanto, com a presidenta. Treimei golpistas, tremei!…

  5. Lição

    Em poucos minutos se aprende uma lição de como colocar o Brasil por cima de interesses de qualquer outro tipo. Um Ministro Comunista e os comandantes das três Forças Armadas reafirmam que o bom senso e o altruísmo pode gerar perspectivas de melhoria, em qualquer ambiente ou área de ação perante o desenvolvimento do Brasil.

    Aldo Rebelo, também, ajudará para recuperar a união do povo com as suas Forças Armadas, relações estas que ficaram estremecidas no passado, por causa de interesses forâneos e que hoje, se depender destas pessoas que hoje comandam, nunca mais irá acontecer.

    Se cada Ministro tivesse o carisma e a dedicação do Aldo Rabelo, teríamos muitas declarações deste tipo, demonstrando que o Brasil caminha para frente.

    Aécio Neves nunca compreenderia o profundo significado desses poucos minutos de vídeo, que recomendo a todos assistir.

  6. Nossas Forças Armadas sempre
    Nossas Forças Armadas sempre foram motivo de orgulho de nosso povo( exceto na ditadura, claro.) Agora retomam o merecido lugar em nossa sociedade, demonstrando elevado nivel de preparo técnico e conhecimento de seu papel social. Parabéns ao Ministro Aldo Rebelo e aos Comandantes das Tres Armas, por nos tranquilizarem com determinação e dedicação profissionais. Confiamos nessa parceria de grandes brasileiros.

  7. RESERVA MILITAR X RESERVA MORAL

    Em qualquer lugar do governo ALDO REBELO É BEM VINDO.

    É um POLÍTICO HONESTO, TRANQUILO, MEDIADOR, e CAPAZ.

    Avesso aos HOLOFOTES, uma das RESERVAS MORAIS desse PAÍS. 

    PARABÉNS MINISTRO!!!

    PARABÉNS também AO PC do B, por acolher em seus quadros, alguns dos melhores nomes da nossa política hoje.

    1. Parabéns !

      “PC do B acolhe em seus quadros, alguns dos melhores nomes da nossa política hoje”  Concordo! E comecei  a apreciar tal partido, aqui mesmo no Blog, lendo os comentários da Marcia. ( Saudade da Marcia ). Daí fui prestando atenção ao partido e minha admiração cresceu muito em virtude de também acolher a GRANDE Jandira Fegali. Como é gratificante a percepção de políticos corretos!

  8. Diferentemente dos

    Diferentemente dos capetalistas entreguistas, os comunistas são nacionalistas. Sabem que país soberano tem FFAA forte. Equipada e motivada a defender a pátria. Nada disso agrada aos “bugigueiros maiâmicos”.  Aliás  onde estão as empresas nacionais? As multinacionais compraram todas! Viu no que deu  acreditar no viralatismo que a elite traidora espalhou  e os remerdiados seguiram?

    Vamos em frente que precisamos avançar a transformação que fará do Brasil um país independente e digno para todos viverem.

    1. Piada seu texto né?
      Pq se for

      Piada seu texto né?

      Pq se for comunista Chines ou Russo, ok

      Mas aqui na america latina nem comunista que presta a gente consegue fazer…rs

      E nem me fale de Cuba que tinha nos anos 80  de longe a força aerea mais forte das americas ” hspanica”

      Pq ter equipamento é DIFERENTE de FAZER o equipamento ok? 

  9. Meritocracia

    Aldo é um político culto, honesto, agregador, competente e nacionalista. Provavelmente, construiu sua reputação junto às Forças Armadas na organização da Copa do Mundo, espetacular em todos os sentidos.

    Sobre os bolsonaros da reserva ouvidos pelo Globo, que dizer? Ficaram de fora da festa da democracia, justamente porque não são nem nunca foram nacionalistas.

    1. O MInistro Aldo construiu sua

      O MInistro Aldo construiu sua reputação nas Forças Armadas quando foi presidente da Comissão de Assuntos de Defesa e Relações Exteriores da Camara, por varios anos, propugnando por mais verbas para rea parelhamento de nossas Forças.

  10. Sabem porque isso está

    Sabem por que isso está acontecendo ?

    Porque os militares de bom senso sabem o que está sendo feito nas FAs nos últimos 14 anos.

    Ouvi  um militar do IME dizer que as FAs nunca deram em salto tão grande de investimento em tecnologia como agora.

    Nem na época do regime militar se investiu tanto nas FAs.

    AS FAs estão desenvolvendo vários equipamentos e maquinas com tecnologia 100% nacional, muitas não podem ser divulgadas por questões de segurança nacional.

    Sem contar os vários projetos com transferência de tecnologia como: submarinos, caças, cargueiro.

    Segundo esse militar, o momento atual da FAs é altivo e vibrante.

    ///////

    Essas vivandeiras de quartel, viúvas do regime militar, é que estão com raiva,ódio, rancor reprimido. Eles na verdade queriam que tudo que está sendo feito nas FAs fosse feito pelo FHC.

    O cara do tal do blog do coronel, está enfiando o dedo nas entranha e rasgando, de tanta raiva desse  comedor de criancinha.

  11. De todas as declarações

    De todas as declarações contrárias aos pronunciamentos dos chefes das FAs. aquela que promete não mais  apoiar a intervenção militar no Brasil é a mais patriótica. 

    Esses militares deveriam correr um abaixo assinado pela tropa pedindo apoio ao seu pleito. de minha parte como civil, eu apoio totalmente, sem ressalvas.

  12. Defesa não tem ideologia.Se

    Defesa não tem ideologia.

    Se há por parte dos comandos militares a percepção que o atual ministro tenha um minimo de noção da importancia dessa area é muito salutar as boas vindas.

    As boas vindas tambem nao tem relação com um suposto reconhecimento do empenho do governo Petista na area de defesa.

    Até pq TODOS os governo Civis ( exceto o infame governo do Collor ) investiram nas forças armadas na aquisiçao de material.

    Verdade que elas sempre estiveram as moscas mas  do ponto de vista ESTRUTURAL essa mania ridicula e sulbaterna de comprar quantidade irrisória de material, e algo que vem sendo mantido  desde o tempo da ditadura militar.

    Foram os militares mantiveram e moldaram essa politica ridicula de compras.

    Tudo bem que eles criaam coisas FUNDAMENTAIS como a Embraer, a industria nuclear, bélica etc

    Mas nossa força aerea e sua DÉBIL condição de defender nossa soberania é desse modo desde os tempos que eles mandavam no pais.

    23 caças mirages III respondendo pela defesa de uma naçaõ continental nao foi decisão do Sarney, do FHC ou do Lula.

    Pelo contrario no governo Sarney a aviação do exercito saiu do papel com a compra de 76 helicopteros, no governo FHC a putaria de manter a Marinha s/ aviação de asa fixa ( vaidade CRIMINOSA da Fab as custas de nossa soberania ) acabou e foi neste governo que se comprou bem ou mal pouco ou muito caças para marinha e se fez o Sivam e outros.

    No governo Lula houve depois do governo Sarney a maior aquisiçao de helicopteros de uma só vez  foram  50 cougars.

    Pouco?

    Sim!

    Uma miséria para ser honesto, porem nem isso houve nos governos militares.

    NÃO HÁ NOÇAO DE DEFESA NA CLASSE POLITICA BRASILEIRA e isso ira nos custar MUITO CARO EM UM FUTURO NAO MUITO DISTANTE.

    Mas tambem não é animador o comportamento dos militares na epoca que tinham o poder nas maos.

    Enfim vamos ver se o Aldo faz alguma coisa decente ou menos se não poder fazer que DENUNCIE o CRIMINOSO comportamento da classe politca brasilera HOJE A MARINHA DE GUERRA BRASILERA NUNCA ESTEVE TAO MAL

    E isso é grave pois antes ela já era um PORCARIA e ficou ainda pior…rs 

  13. Estes militares da reserva
    Estes militares da reserva não comandam nem suas bolas murchas. Se quiserem iniciar uma guerra civil eles só conseguirão matar de rir os militares da ativa.

    1. Delírio dos coxinhas…

      Frederico69

       

      Além de um COMUNISTA, êle é um dos poucos NACIONALISTAS.

      Parabéns a nossas nova FORÇAS ARMADAS.

      aos Ustras de pijama o nosso esquecimento.

  14. A opinião dos generais de

    A opinião dos generais de pijama e pantufas, as “viúvas” da ditadura, com suas mentes tomadas por teias de aranha, tem tanta ressonância quanto um pum dado num Maracanã lotado. Estacionaram nos anos setenta e de lá não saem. 

    Pena que, mesmo em menor escala, do “outro lado” também ainda perduram as “lanternas na popa”, como diria Roberto Campos. Um naco da Esquerda que insiste em pespegar nas Forças Armadas o viés do “golpista” e/ou anti-esquerdista quando na realidade de 1988 para cá não tenha ocorrido nada que corrobore tal paranoia. 

    Ao contrário: são quase trinta anos nos quais, pela primeira vez na nossa história, o estamento militar tenha se reservado exclusivamente para as suas lides profissionais. Merce, é claro, e está aí mais uma constatação do seu compromisso com a democracia, dos vários apelos de nichos que tem por fixação fardas.

    Até na reforma do Estado promovida por Fernando Henrique Cardoso, na qual os comandantes das três forças perderam o status de ministros, afora o pessoal da reserva, não se ouviu qualquer tipo de insatisfação. Mesmo porque era o certo: o Poder Militar sempre à reboque do Poder Civil.

  15. Ele merece…

    Parabéns ao Ministro Aldo Rbelo. Sempre admirei Renato e Aldo Rebelo. Assim como Jandira Fegali que pertence ao mesmo partido. PC do B, o partido que se mantém fiel ao governo. Muito mais que o próprio partido do Governo. Minha admiração, estendo hoje aos comandantes das Forças Armadas, pela consciência e a dignidade de apoiar essa  figura honrada que é Aldo Rebelo!  Quanto aos senhores da Reserva, eles ainda vivem outra época. Suas cabecinhas idosas ainda permeiam a metade do século passado.

      1. Obrigada, AA !

        Sempre pensei que fossem parentes, mas isso não muda minha admiração por ambos.  Nomes parecidos em pessoas tão parecidas também, quanto à serenidade e confiança que nos transmitem. Obrigada!

  16. Generais do Povo

    Famosos no período que antecedeu ao golpe de 64.

    A ignorância popular quanto a história brasileira está escancarada nos comentários a este post.

     

  17. o gesto das forças armadas

    o gesto das forças armadas não podia ter sido mais incrivel. as forças armadas estão a serviço do brasil e de nossos jovens. saudações!

  18. O Comandante do Exército deu

    O Comandante do Exército deu interessante entrevista ao Correio Braziliense alguns dias atrás, com  respostas equilibradas e sensatas. Pessoalmente gostei do que ele disse, embora com uma ou outra discordância.

    Mas o ponto que mais me chamou a atenção foi quando comentou que foi um erro termos (me pareceu que ele se referia aos brasileiros em geral, militares e civis) nos deixado envolver pelos lineamentos da Guerra Fria no passado.

    Esse é um tema muito bom para discusssão e sobre o qual venho refletindo há algum tempo. Foi sim um equívoco e foi ruim para o País ter sido enroscado nos cortes ideológicos da Guerra Fria, em especial a partir da Guerra da Coréia até o fim dos anos 90.

    E todos temos responsabilidade nisso. Militares, civis,direita e esquerda, mídia etc.

    Da minha parte, como ex-PCB faço autocrítica e reconheço que a vinculação com a União Soviética e com o PCUS por parte do  ‘partidão’ contribuiu para o erro apontado e muitos outros equívocos, sem deixar de reconhecer – e afirmar – a importante contibuição dos comunistas para as lutas sociais e políticas  do Brasil, inclusive na luta contra a ditadura e pela redemocratização do País.

    Em um dos livros da sua tetralogia sobre a ditadura militar, Elio Gaspari registra a grande amizade que unia os tenentes Ernesto Geisel e Agildo Barata e que a vida separou, mas não impediu que Geisel visitasse Agildo (me parece que já como chefe da Casa militar pós-golpe) quando esse estava doente, pouco antes de sua morte. Eu lamento muito que as circunstâncias da vida os tenha separado da convivência no Exército.

    Também registro o bonito prefácio que o General Octávio Costa escreveu em um livro de homenagem ao General Nelson Werneck Sodré ( e também lamento o seu afastamento mútuo pelas mesmas circunstâncias).

    Hoje acredito que quem mais sabia das coisas também no que se refere ao posicionamento do  Brasil no mundo era o velho Getúlio, que nunca quis nem aceitou alinhamentos automáticos. E foi tachado até de nazista por isso.

    Também lembro Santiago Dantas, que lutou muito contra a intolerância e a incompreensão da esquerda sectária e da direita entreguista ao defender o não-alinhamento e as relações com todos os paises, independente de sistema sócio-econômico.

  19. A diferença é que os militares de hoje em dia com …

    A diferença é que os militares de hoje em dia com os do passado é que os atuais querem FORÇAS ARMADAS e não uma GUARDA PRETORIANA.

    O ponto básico é que as forças armadas nos dias atuais querem é ter condições de defender o país contra interesses estrangeiros, não importando do lado que venham os perigos.

    Durante muito tempo elas eram mais verdaeiros arremedos de Forças Armadas do que qualquer coisa. Ou seja, não adianta ter homens treinados e motivados se não há equipamento para tanto. Eu me lembro que lá pela década de 60 ou 70 houve um desfile de sete de setembro em que não houve a presença da cavalaria motorizada (tanques) simplesmente porque estes que ficavam num quartel a mais ou menos 15 quilômetros do local do desfile não conseguiram chegar até ele por problemas mecânicos!

    Ou seja, os velhos tanques com mais de trinta anos nem conseguiam aparecer em desfiles militares.

    Os últimos governos do PT tem dado ênfase ao reequipamento das forças armadas, ou seja, tornando-as armas operativas e não de brinquedo.

  20. Rebello e o codigo florestal

    Aldo Rebello hoje em dia é muito festejado pelos setores conservadores da sociedade principalmente após apoiar os ruralistas no novo codigo “florestal”.

    A Amazônia hoje tem permissão para derrubar quase que a vontade, a elite agradece.

    O fato de hoje São Paulo estar com seca intensa, em plena época de chuvas, e de o regime de chuvas no sudeste ter caido muitissimo do que era após este novo codigo “florestal”, não vem ao caso.

      1. Eu não conheço?

        Desculpe discordar da sua posição. Não só conheço o novo código “Florestal” como o acompanhei em várias abaixo assinados, contra ele, e por fim, o proprio Rebelo que mandou seus assessores entrarem  em contato com todos que fizeram abaixo assinados contra o projeto de lei, inclusive comigo.

        Tive a oportunidade de discutir via e mail com os assessores de Rebelo, como o tiveram milhares de ciber ativistas, que asinaram o abaixo assinado do Greenpeace, da Avaz, conheço todos os topicos do projeto de lei que permite um amplo desmatamento até mesmo de nascentes. Permissão para os produtores rurais da amazonia desmatarem até 50% de sua área de propriedade, ante os 20% da lei anterior; substituição de mata ciliar por pomares comerciais, e outras aberrações mais.

        De “florestal” este código não tem nada.

        A essencia do novo Código é: Livrar desmatador da justiça.

        Por fim, após a promulgação deste projeto lei, o Sudeste tem vivido secas severíssimas, coincidencia ou não, isto é um fato.

        Desculpe a franqueza, mas acho que o Sr. é quem não conhece o novo código “florestal”, nem o Sr. Rebelo.

         

  21. Quem diria!

    Que um dia nós assistiríamos os três comandantes das Força Armadas saudar com reverências o novo Ministro da Defesa Aldo Rebelo do PC do B.

    Será que estou sonhando?

  22. marxistas-leninísticas

    A melhor prova de que as doutrinas exóticas e estranhas à índole de nosso povo foram finalmente erradicadas de Pindorama é Aldo Rebelo chefiando o Ministério da Defesa.

    Esse “C” de PC do B é só de mentirinha. Há muito que ninguém leva a sério.

    (Diz que foi por discordar dos desvios burgueses no partido que Netinho trocou o PC do B por uma legenda mais revolucionária: o PDT.)

    “e que não lutarão mais pela “intervenção militar” no Brasil.”

    Esses velhinhos parecem crianças.

    Consigo imaginá-los armando o beicinho birrento: “Num brinco mais de intervenção com vocês. Tô de mal.”

    1. Concordo.

      O PCdo B é reconhecido em alguns setores da esquerda como “Os comunistas transgênicos”, fazem qualquer negócio para assegurar um ‘aparelho’ na máquina do estado. São da “base aliada” do PT no governo federal, mas estão coligados com os tucanos no Maranhão: trocaram coerência programática, pelo oportunismo pragmático.

      Dizem que a múmia de Lenin foi vista esperneando na Praça Vermelha, quando lhe avisaram que no Brasil havia “comunistas” defendendo, um código florestal do interesse de latifundiários e de multinacionais imperialistas do agronegócio. Logo do latifúndio coligado com o imperialismo, dois dos inimigos mais declarados pela III Internacional.

       

  23. Mereceu

      Apesar de substituir o 1o ministro da defesa que possuia experiência militar , caso de Jacques Wagner, que foi muitissimo bem aceito pelas FFAA durante seu curto periodo, o Min. Rebelo sempre foi muito próximo dos militares quando parlamentar, e em sua passagem pelo Min.Coordenação Politica Relações Institucionais ( 2004 – 2005 ), teve ótima relação com o GSI.

       A relação de Rebelo com as FFAA, principalment o Exército, estreitou-se mais ainda quando sua passagem, longa, pelo Min do Esporte, quando em constantes reuniões com as FFAA referentes aos dispositivos de segurança relativos a Copa do Mundo ( em parte pela já conhecida dolente inoperancia do excelso Ministro da Justiça ).

       Para a industria de defesa, os militares profissionais, a continuidade de um nacionalista neste Ministério, e não a ascensão de um diplomata de 2a linha, ou um politico inexpressivo ( praticas do governo FHC ), mostra que o governo se importa com esta area.

        Quanto aos idosos, só a midia carioca dá voz a eles, são esclerosados, vivem nos anos 70, acreditam que ainda existem comunistas debaixo do colchão.

  24. ” BZ – Bravo Zulu ” ao MinDef Wagner

        A efetividade de uma gestão não se mede em meses, mas em realizações, comprometimento com o cargo, e as atribuições que lhe foram confiadas, e o Ministro Jacques Wagner cumpriu todas a estas premissas, portou-se como o excelente aluno que foi, durante sua adolescencia, sua formação básica, feita no Colégio Militar do Rio de Janeiro.

        “Peitou”, o Levy , no caso do acordo com os suecos, foi claro em defender nossa posição, não apenas a dos militares, mas de toda a industria de defesa envolvida no projeto Gripen – até discutiu com a PresidentA – que o Brasil não poderia passar vergonha internacional, em renegar este contrato, e com os franceses ( DCNS + Odebrecht ), ele garantiu a sequencia do PROSUB, já para o exército conseguiu manter ativo o Polo Tecnológico de Santa Maria ( RS ) – Já as relações com os israelenses ( parte importante de nossa industria de defesa ), as conversações foram mais faceis.

         O ” BZ ” ( Bravo Zulu ) : Na Marinha este “código de rádio/bandeira “, é quando uma missão foi bem cumprida, e novamente o Min Wagner, de novo peitando o Levy , sabendo de nossa dificuldade em “navios de projeção e transporte modernos”  ( tipo não conseguimos hj. enviar por meios próprios unidades para o Haiti ), negociou com a Marinha Francesa e a DCNS, a aquisição pelo Brasil, por 90 M de euros – pagamento a perder de vista, com off-set  de 100%( investimento interno do mesmo valor da compra, que será investido na AMAZUL ), do moderno LHD Sirocco, recentemente descomissionado da Marinha Francesa, o qual será extremamente util para a MB.

           Em homenagem ao ex-MinDef Wagner , o futuro G-40 ( ex- Sirocco ), já possui um “nome” : NAM ( Navio Anfibio Multiplo ) BAHIA.

  25. MInistério da Defesa

    Saúdo com alegria a atitude madura dos ministros militares, brasileiros acima de tudo! Colocaram uma “pá de cal” no corporativismo cego e inconsequente, a bem da Nação! Que sirva de exemplo para outros segmentos que insistem em se proteger, a bem do corporativismo, mesmo sabendo que estão protegendo ilicitudes, como é o caso da polícia, dos conselhos de medicina, entre tantos outros grupos.

    É triste vermos, por exemplo, um comandante de polícia se apressar em dizer que seus subordinados estavam cumprindo a missão, quando, flagrantemente, foram até filmados mostrando que se confundem com bandidos. É justo que milhares de policiais corretos sejam equiparados a um bando de criminosos?

    Corporativismo tem sido confundido com cumplicismo obrigatório, a qualquer preço, inclusive da honra e da verdade. 

    Da mesma forma, é justo que militares de hoje, com vida ilibada, sejam equiparados a uns poucos que perpetraram crimes na ditadura, sendo obrigados a louvá-los como heróis? Tenho vários militares em minha família, inclusive meu pai falecido recentemente, e acho uma ignomínia que eles sejam confundidos com aqueles malucos! As FFAA tem honra própria e sabe disso! Não depende de favores escusos! A atitude desses ministros recupera para nós brasileiros, militares ou não, o orgulho que nos distinguiu na Segunda Guerra Mundial. Parabéns!

     

  26. O recado é para as vivandeiras: não vem, que não tem.

    É a segunda manifestação dos comandantes militares, num curto espaço de tempo. Dois dias antes, foi comentado aqui uma outra, a matéria falava sobre carapuças. Não há nada muito excepcional no novo ministro, para causar manifestação tão efusiva, o ato não é gratuíto, aproveitam uma mudança rotineira, para uma demonstração mais nítida de seus compromissos profissionais. Tenho a leve impressão de que os comandantes perceberam, um certo bolinar com seus granadeiros, devem ter flagrado vivandeiras de peignoir verde oliva em alguns bivaques. Resolveram dar um recadinho para as ‘madames’, que agora se declaram traídas.

    O pessoal pijamado ficaria melhor de sapatilhas bailando La Vivandière:

    [video:https://www.youtube.com/watch?v=QpexRGxoX24%5D

     

  27. Alguns comentarios toscos e

    Alguns comentarios toscos e sem respaldo historico sobre as Forças ARmadas.

    1.O Brasil, como Nação, como Pais e como Estado é pdoduto de três forças: A Coroa Portuguesa, a Igreja Catolica e o Exercio, mais antigo que o proprio Estado, pois existe desde a Batalha de Guararapes no Seculo XVII. O Exercito participou de momentos cruciais da nacionalidade como força politica: Na Proclamação da Republica, obra exclusiva do Exercito, no ciclo revolucionario de 1922 a 1928, com o Tenentismo, na Revolução de 1930, quando o Exercito derrubou o Presidente Washington Luis antes da chegada de Getulio ao Rio,  embarcado para o exilio pelo General Tasso Fragoso, na resistencia à Revulução Paulista de 1932, no apoio a Getulio no golpe do Estado Novo a 10 de novembro de 1937, na derrubada de Getulio em outubro de 1945, no cerco a Getulio em 1954, na derrubada de dois Presidentes em 1955, Café Filho e Carlos Luz, depostos pelo Exercito, na sustenção crucial da posse e governo de Juscelino Kubtschek, na mudança de regime para parlamentarismo na renuncia de Janio Quadros, na derrubada de Joãi Goulart em 1964, na sequencia de cinco presidencias militares sob cinco generais de Exercito, na transferencia de poder em 1985, ainda com a permanencia de um general como avalista do Presidente que foi de 1985 a 1990.

    2.Achar que as Forças Armadas PARASEMPRE se recolheram da politica é negar a Historia. Se o Pais entrar em risco de DISSOLUÇÃO DO ESTADO, as Forças Armadas, como garantidoras constitucionais da existencia e integridade do Estado, da população, do territorio, dos recursos naturais, das fronteiras, da infra estrutura, da soberania do Pais,

    entrarão no jogo politico. Democracia é apenas um mecanismo de governo, não é algo sagrado ou religioso, se não funciona mais algo precisa entrar no lugar para garantir a sobrevivencia do Pais e as F.A. são o ultimo recurso

    para salvar o Pais da catastrofe. Esse momento não aconteceu porisso as F.A. estão no seu lugar profissional.

    3.Na Historia da humanidade não existem certezas politicas. Quem diria em 1794, com a Revolução Francesa vitoriosa e o Rei com a cabeça cortada, o nome dos meses mudados, a nobreza exilada que 20 anos depois um Rei voltaria a sentar no trono em Paris, irmão do guilhotinado, a nobreza voltaria com toda pompa?

    Quem diria na União Sovietica triunfante nos escombros de Berlim em 1945 que aquele Estado comunista poderosissimo se esfacelaria 45 anos depois e nele nasceria novamente o mais selvagem capitalismo de magnatas?

    4.Qum diria em 1970, no auge do Muro de Berlim, que uma cidadã da Republica Democratica Alemã, a Alemanha Oriental seria a poderosa Chanceler das duas Alemanhas e rainha não coroada da Europa 45 anos depois?

    A Historia é caprichosa, dá muitas voltas e cambalhotas, nada é tão sólido que não possa mudar;

    5.Outro grave equivoco, não há essa separação completa entre os militares da reserva e os da ativa, são a mesma familia, muitas vezes até de sangue, os generais de hoje foram aspirantes em pleno Governo Militar e não nenegam seus antecessores, adaptam-se aos novos tempos mas não renegam o legado dos governos militares, são cuidadosos

    no manejo dessa memoria mas reverenciam e respeito seus antecessores, boa parte dos generais de hoje são filhos de militares, alguns filhos e netos, tem a alma castrense e não são renegados da historia do Exercito, comemorado em

    cerimonial completo em todas as suas datas, com a presença bem acolhida da Reserva nos cerimoniais.

    Portanto essas analises precisam conhecer um pouco mais a realidade dos quarteis antes de viajarem muito longe.

    1. Prezados AA e Junior

      Prezados AA e Junior 50.

       

      Minha percepção do cotidiano da caserna contempla a ambos. Vejo grande parte da oficialidade, enquanto pessoa física, ter sim, um posicionamento político claro. Em sua maioria anti-PT/ Lula. Os clubes recreativos militares são a espuma desta perlage.

      Entretanto, curiosamente, enquanto profissionais de estado, são defensores incansáveis/ferreos das politicas desenvolvimentistas/industriais dos governos petistas conforme inclusive, a inúmeros textos de ambos. Seus, AA e do Junior 50.

      O paradoxo do publico/privado. Felizmente, o país, a nação sobrepõe a preferências politico-partidarias de momento.

      Soberania do conhecimento, desenvolvimento tecnológico, capacitação industrial e principamente, a percepção de que os governos petistas primam pelo desenvolvimento. Desenvolimento este, que a partir da capacitação da industria de defesa, capacitara outros setores não diretamente ligados a defesa.

      Capacitação e aparelheamento de nossa defesa é vista por governos do PT como investimento em conhecimento/P&D e não simplesmente como passivos onerosos/despesas de governos anteriores.

       

       

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador