Os controladores e acionistas da SAAB

Por A.Araujo

Comentário ao post “Dilma decide pela aquisição de caças suecos para a FAB

A SAAB Defense é controlada pelo Grupo Wallenberg, o maior da Suécia, que também controla a Atlas Copco, a Asea Brown Boveri, a Alfa Laval, a SKF, o controle se dá através da Investor AB, holding da família, que tem 36,3% das ações votantes da SAAB, o Chairman of the Board da SAAB é Marcus Wallenberg, a familia domina a economia sueca há mais de cem anos, o centro do grupo é o maior banco do Pais. Até 2009 a British Aerospace (BAE Systems) era grande acionista com 20%, a Investor AB comprou todas as ações da BAEem 2009.

Outro fator lateral importante é que a Rainha da Suécia tem mãe brasileira, foi criada em São Paulo e vem muito ao Brasil. Outro fator vinculante é que todas as empresas simbolo do capitalismo sueco estão no Brasil  há várias decadas e são muito atuantes nos seus respectivos mercados, como a Alfa Laval, a Tetra Pak, a SKF, a Asea, etc.

 

Redação

33 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Meu deus do ceu ………

    Meu deus do ceu ……… Qual a importância da mãe da rainha ser Brasileira ?

    Estamos falando de um negócio de milhões de dolares em que o risco de adquirir um caça que ainda nem existe foi válido em relação a troca de tecnológia proposta.

    Ao ponto de vista do texto, estamos falando de um negócio provincial, como fornecimento de papel higienico para o Maduro comemorar dois natais defecando na Venezuela.

    É uma crise de incerteza moral que invande o Brasil. Qualquer coisa que envolve os interesses de Estado é tratado por alguns como interesse provincial, partidário e com visão do ranso socialista dos anos 40

    1. http://www.hellomagazine.com/

      http://www.hellomagazine.com/royalty/2013110715537/princess-victoria-sweden-official-london-visit/

      Pode não ter importancia direta para este negocio mas nos paises que tem monarquia o Rei e a Rainha são simbolos respeitados e a futura Rainha , a atual Princesa Victoria, tem sangue brasileiro, aliás fisicamente parece muito mais brasileira que sueca. Como se sabe a atual dinastia não tem nada de sueca, descende de um Marechal de Napoleão, 

      Bernardotte, que era latino e não nordico.

      1. Desiré

        Há um delicioso romance chamado Desiré, de Anie Marie Selinko, se não me engano esposa de um diplomata sueco que conta a história da primeira namorada de Napoleão.

        Senhorita Le Clair, filha dum burguês francês que por fim casa-se com o conde Jean Baptiste Bernadote que era um homem de origem simples, latino, e que ascendeu ao macheralato na época de Napoleão por competência militar.

        A dinastia sueca estava em frangalhos pelo casamento consanguíneo e os herdeiros da coroa estavam com a saúde mental comprometida.

        O parlamento sueco convidou Bernadotte a fundar nova dinastia na suécia, e assim, Desiré tornou rainha junto com Bernadotte, o fundador da atual dinastia.

        Parabéns aos suecos e à sua monarquia constitucional.

        1. Bernardine Desirée Clary foi

          Bernardine Desirée Clary foi noiva de Napoleão Bonaparte que rompeu o noivado para casar com a  já rodada Josephine, Napoleão tentou compensa-la arranjando outros pretendentes, entre os quais o Marechal Junot, invasor de Portugal e de quem Dom João VI fugiu para o Brasil. Mas Desirée preferiu outro pretendente tambem militar, Jean Baptiste Bernardotte.

          A irmã de Desirée, tambem marselhesa, Julie casou com o irmão de Napoleão, José Bonaparte e com isso tronou-se Rainha de Napoles e da Espanha, a vida das duas daria bons novos romances sobre os tempos tempestuosos da Revolução francesa. Por exemplo, Desisrée, criada em convento, casou só no civil porque estavam proibidas cerimonias religiosas, os Bonaparte gostavam muito dela e detestavam a peruésima Josephine que aparentemente não tinha nenhuma qualidade da cintura para cima e tinha como hobby pendurar contas para Napoleão pagar em modistas e joalheiros.

          Os Bonaparte se interessam pelas duas Clary porque eram de familia de alta classe e excelente educação, alem de bonitas. Napoleão desviou-se de um casamento promissor por causa da vulgar e gastadora Josephine, vai entender.

          Ganhou a Suecia com um nova dinastia, a linda Princesa herdeira Victoria é sua descendente direta, sangue marselhês, da França ensolarada e sangue brasileiro, o lado germanico do avô materno ficou em minoria, Victoria é tropical.

    2. Em qualquer negócio, relações

      Em qualquer negócio, relações pessoais, sempre irão influenciar, pois existem, sempre, muitos fatores subjetivos.

      Com todo o respeito, mas quem não sabe disso é porque nada entende de negócios.

  2. Um relacionamento de

    Um relacionamento de investimentos e negocios de longa data. Mesmo em periodo de crises, os suecos não abandonaram o Brasil. Basta ver a SCANIA VABIS. É muita tradição e confiabilidade mutua. Além de que a Suécia é considerado um país neutro.

  3. Estou com a pessima impressao

    Estou com a pessima impressao que o governo brasileiro mais uma vez ira ceder a politica de governo e com isso resumir a compra as 36 aeronaves citadas

    O Grippen NG é um prototipo que estara operacional por volta de 2015 ( 2018 ) segundo algumas fontes e  nesta condiçao é fundamental haver COMPROMISSO SERIO do governo ( o que requer politica de estado ) para que possa haver plena participaçao das empresas nacionais na fase restante de desenvolvimento do caça e com a  tranferencia tecnologica no nivel esperado

    Se a compra firmada ficar em 36 caças ( quantidade muito pequena ) embora maior que a da Suiça (22) tenho minhas duvidas se isso sera conseguido, fora que essa quantia ( apesar de ser a maior dotaçao de caças para essa funça na na historia moderna da FAB ) é absolutamente insuficiente para a defesa nacional ainda mais sendo o Grippen um caça leve de curto alcance

    Como todos ja sabem o ideal ( no mundo de meus sonhos ) seria a FAB ser dotada dos 2 tipos de caças ofertados

    Ou seja um leve e um pesado, no caso ( continuando a sonhar ) acredito que o melhor seria o Grippen e o Rafale ( mas devido a questoes de logistica pois partilham do mesmo motor  talvez ficassemos com o F 18) 

    1. F18 não pois o EUA tem forte

      F18 não pois o EUA tem forte interesses geopoliticos no Brasil e os caças poderiam não funcionar na hora da necessidade e quem sabe explodir, ainda, sobre nossas cabeças.

  4. Que lindo o capitalismo

    Que lindo o capitalismo sueco, não é não, AA?

    Porque se amanhã o governo federal aprovasse Imposto de Renda com alíquota máxima de 55%, Imposto sobre Grandes Fortunas e taxação pesada de heranças, provável que você seria o primeiro a gritar que isto é Chavismo, Comunismo, “punir os ricos” e privilegiar a escumalha pobre que não produz.

    Mas como lá é a escandinávia, é todo mundo estudado, refinado, civilizado, tá tudo certo, né? Pelo visto a tributação pesada sobre os ricos, que o Welfare State impôs, não promoveu fuga generalizada de empresários nem faliu o país.

     

    1. Tava demorando alguém pegar

      Tava demorando alguém pegar um tacape e falar de assunto completamente diferente.

      Bom saber que AA, o mais embasado comentarista do blog reapareceu!

      1. Claro que tem a ver. Ontem o

        Claro que tem a ver. Ontem o AA estava amaldiçoando o aumento do IPTU em SP, dizendo que alíquotas progressivas “punem os ricos”.

        Já hoje, aparece tirando os sapatos e babando em cima dos suecos, que justamente usam e abusam da progressividade tributária como instrumento de distribuição de renda.

        Engraçado que, pela lógica operada, os Wallenberg já deveriam ter deixado a Suécia há muito tempo, já que cobrar mais imposto de quem é rico é “punição”.

        Tchau tchau coerência?

    2. Claro que não, os impostos

      Claro que não, os impostos são bem aplicados, não há desembargadores maranhenses ganhando 60 mil dolares por mês,  o ensino é de excelente qualidade, o Rei não tem mordomias, no Parlamento ninguem, nem o presidente, tem carro oficial, mjuitos parlamentares vão às sessões de onibus, o Rei e a Rainha percorrem o mundo vendendo produtos da industria sueca, é obrigação deles, os serviços publicos de saude são otimos, o ensino é de excelente qualidade.

      O que não pode é o contribuinte pagar helicoptero para o Sergio Cabral passar week-end em Angra levando o cachorrinho, as babás e as amigas de madame, entendeu?

      1. E Lula vai viajando e vendendo produtos brasileiros

        Então vc foi um dos que elogiou Lula quando ele viajava pelo mundo para vender produtos da indústria brasileira. Como você vê, temos exemplos domésticos positivos e, negativos, quando FHC viaja pelo mundo agourando o Brasil.

        Lula lá fora:

        http://www1.folha.uol.com.br/fsp/poder/100887-lula-diz-que-viagens-ao-exterior-servem-para-vender-o-pais.shtml

        http://www.jornaldelondrina.com.br/brasil/conteudo.phtml?tl=1&id=1357775&tit=Viagens-servem-para-vender-produtos-do-Brasil-argumenta-Lula

         

        FHC lá fora:

        http://www.viomundo.com.br/politica/requiao-e-as-viagens-do-fernando-henrique-cardoso.html

        https://jornalggn.com.br/blog/luisnassif/as-viagens-de-fhc-e-lula-e-a-escandalizacao-seletiva

        1. Putz o Araujo falando de uma

          Putz o Araujo falando de uma naçao onde existe politica de estado e o colega me vem com lider messianico ufanista…rs

          cada um mostra o que tem de melhor né nao?

          rs

          1. Olá sr. Fux.
            Ainda bem que

            Olá sr. Fux.

            Ainda bem que tivemos o Lula para mostrar, pois antes era só futebol e bun….. Não é mesmo?

      2. Deixa ver se entendi

        Sua lógica então funciona da seguinte maneira:

        (i) Quando o Estado é eficiente e não desperdiça dinheiro, igual na Suécia -> OK focalizar a tributação em renda e patrimônio, o que atinge os mais ricos;

        (ii) Quando o Estado é ineficiente e desperdiça muito dinheiro, igual no Brasil -> não está OK focalizar a tributação em renda e patrimônio, prevendo uma alíquota máxima de IR RIDÍCULA (metade da Suécia) e compensando este fato tributando mais o consumo e produção, penalizando os mais pobres.

        Mas que bela lógica, AA! Os parlamentares brasileiros e o grande empresariado pensam igualzinho a você: amam a Europa, idolatram o sistema político e social escandinavo, mas na hora de usar a tribução pra fazer justiça social, igual lá, é um “pera lá, não é bem assim” pra cá, um “veja bem” para lá que eu vou te contar..

      3. Meu caro, sproveitando que

        Meu caro, sproveitando que você tocou no assunto dos desembragadores. Vou vender o peixe como me passaram: aqui em BH o antigo prédio da Telemar será do TJMG, mas, havia um grand estacionamento ao lado. Lá será erguido outro prédio paa abrigar os desembargadores que, coitados, não devem se misturar com a plebe.

    3. Nossa heim Arthur ?
      Se

      Nossa heim Arthur ?

      Se pensasse antes de fazer analogia descabida poderia ir  dormir essa noite sem essa voadora fulminante do Araujo né?

      rs

    4. Analisar um sistma tributario

      Analisar um sistma tributario de qualquer Pais não admite simplismo. Não adianta chutar uma aliquota, é preciso saber como ela é  calculada, qual a base tributavel, como se fazm as deduções, provisões, isenções, se o sistema fosse ineficiente a economia sueca não seria tão prospera. Se os recursos arr3ecadados são muito bem aplicados, a economia como um todo tem alta eficiencia em transporte, logstica e mobilidade,  serviços de saude, formação de mão de obra qualificada, esses fatores REDUZEM CUSTOS e compensam aliquotas fiscais mais altas. As empresas suecas são mundiais, como Electrolux, Scania, Volvo, Husqvarna, Uddelholm, Alfa Laval, Tetra Pak, Atlas Copco, Skf, portanto são eficientes porque sua base nacional permite essa alta competitividade. A aliquota do imposto de renda é um dado de um cnjunto de fatores e mesmo assim é preciso saber qual é a base tributavel e a estrutura do sistema fiscal, as vezes 55% lá (nem se esse numero é real) pode ser mais barato do 27,5% aqui, com a imensa buracracia e necessidade de advogados trabalhistas

      para consultas diarias porque ninguem tem certeza de nada e pode ser autuado por qualquer coisa, dada a confusão das leis fiscais.

      1. Poxa, o cara escreveu um

        Poxa, o cara escreveu um texto desse tamanho pra tentar se safar de uma falha de discurso. A tentativa do “veja bem, isso tem que ser analisado por ser um contexto diferente e blablabla”. A aliquota máxima de IR na suécia é essa, 56,5%. E nem precisa ter dos salários mais altos para pagá-la. A mínima é de 30%. O empregador paga outros 32% sobre o salário bruto. Nos produtos em geral, um imposto único de 25%. Isso num país que tem renda média muito superior ao Brasil.

        Parece que alguns esperam algum tipo de mágica no país: querem receber um país pronto e de primeiro mundo, sem jamais assumir a responsabilidade de pagar impostos maiores em um país de vergonhosa desigualdade de renda. E de renda média ainda baixa.  

  5. Volvo

    A Volvo de Curitiba domina as estradas e os corredores de ônibus de todo o Brasil.

    Não é à toa que os metalurgicos de São Bernardo apóiam a Saab…

    1. os Walemberg também são

      os Walemberg também são socios da Volvo, e o banco deles era um dos pilares economicos da alemanha nazista durante guerra, onde era possivel trocar ouro por moedas estrangeiras,  O ouro nos sabemos de onde vinha, os Walemberg também!  Os Walemberg são judeus!  Mas negocios são negocios!

      1. De onde você conclui que eles são judeus?

        A Suécia era um país neutro na Segunda Guerra, manteve relações diplomáticas com ambos os lados do conflito, e as relações comerciais possíveis no cenário da guerra europeia. A economia sueca, durante a guerra, era cerca de 6 % do PIB alemão, como é que ali poderia caber, um banco que funcionasse como “um dos pilares economicos da alemanha nazista”? O fundador do grupo era filho de um bispo luterano.

  6. Eu imagino que o Daniel

    Eu imagino que o Daniel Quireza compare a aquisições de caça com os negócios corriqueiros que ele celebra no interior de São Paulo com aquele ” truta” que tem a lan house.

    No começo do tópico eu já fiz a resposta pronta.

    As pessoas confundem negócios de Estado com negócios pessoais. Em negócios de estado, o que deve ser levado em consideração, dentre outras de esfera superior, é a idoneidade comercial de quem se negócia, não se ele torce para o Palmeiras ou se ele é bolivariano.

    Mais como vergonha e abobrinha não tem limites ….

    1. LCL,
      O que esperar da França?

      LCL,

      O que esperar da França? Vide o papelão que ela desempenha no Oriente Médio. Aliás, não só a França mas a Europa e desde há muito tempo.

  7. Quando fomos “descobertos” a

    Quando fomos “descobertos” a Europa já tinha 1500 anos!!!! De experiência. Eu tenho 75 anos de experiência. Meu neto formado no técnico de nível médio com 18 anos vai ingressar em alguma universidade para aprender, apreender aquilo que sei sobre oleodinamica.

     

    Quero dizer que gerações dependem das gerações passadas. Gerações passadas têm o dever de servir senão para que viver?

     

    Está em construção a profecia; America Latina, berço de uma nova civilização. O Gripen faz parte disso. E eu moro no ABC. São Bernardo do Campo !!!!

     

    http://www.cisb.org.br/index.php?lang=br Centro de pesquisa Sueco-Brasileiro

     

    http://www.cisb.org.br/index.php?option=com_content&view=article&id=122:cisb-leva-estudantes-brasileiros-a-suecia-por-meio-de-parceria-com-programa-ciencia-sem-fronteiras&catid=21&Itemid=182&lang=br

     

    Ah tem seres que usurpam a energia dos outros seres. Vampirizam psicopatologicamente  nada transmitem, nada ensinam, nada doam. São magos sombrios que não aceitam evoluir pelos ciclos de vida.

     

    1. hollister uk outlet -My dad has hol
      hirt, tucking it in, but not too tightly and accessorizing with a nice set of cuff links on the sleeves. Due to the cheap cost, polyester or polyester Louis vuitton bags outlet ve the style to the shoulders, lightly layered or very short. Consider simplicity鈥?and having your desired style too. Dive into your roots in your ear
      ly 70鈥檚 by adding hair鈥his can be chic. True, a more casual style is desired and the market will deliver for you. As a hair loss control specialist I

      roidered mango buttis on the black colour kamiz with a zari temple and plain red patch border. The plain red cotton salwar is a beautiful contrast. Th http://www.museeduchapeau.com/upload/?isabel=marant-sneakers bigger compartments for money, keys or changes. As well as the elegant model generally is totally shown out by means of very simple and strong detaili
      jala workers, the designer and creators of the master pattern, since they successfully camouflage the repeat in the patterns. Unnati has unique fusio http://www.ayutthayagardenriverhome.com/?online=moncler-outlet , you can buy unique, exclusive collection of Gicha Sarees at affordable prices. Unnati Silks, has trendy designs, attractive patterns, in pleasing co
      pe brushes based upon the fineness of the design and its application. You could have silk brushes for filling in large areas and water colour painting michael kors outlet store adorned with beautiful white colour designer prints on a green Kamiz with block prints at the end. The shamrock green block printed white cotton salw
      g figures, geometric and floral designs. Fabrics with plain dark colored body and motifs of women and birds are treated as special variety of Patola. Moncler pas cher DVDs of her favourite past releases and watch them with her while eating nachos and sipping lemonade, on comfortable sofas. Gift her jewelry 鈥?Ce

      http://frost.az/userfiles/muck-boot-company-Classic-styl.html
      http://personal.klavdievna.ru/images/tmp/1412033038_nikefranceatLowPricesair.html
      http://vglosers.dirtmound.com/images/libraryisabel-marant-in-paris-Classic.html
      http://belorys.info/images/tmp/1412035956_isabelmaranCheapestpricefr.html
      http://milochka56.ru/images/tmp/1412033097_nikesaleukHighqualitynike.html

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador