Brasil, África do Sul e Índia lançam chamada para projetos de pesquisas

Lourdes Nassif
Redatora-chefe no GGN
[email protected]

O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq/MCTI) recebe até 31 de julho propostas para a Chamada MCTI/CNPq Nº 16/2013, que integra o Programa de Cooperação Científica e Tecnológica Trilateral entre Brasil, Índia e África do Sul (Ibas). O valor destinado pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) para o financiamento dos projetos é de R$ 1 milhão.

A chamada tem como objetivo apoiar projetos conjuntos de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I) de interesse mútuo entre os três países. Cada proposta poderá ser beneficiada com o valor máximo de R$ 180 mil e o prazo limite para a conclusão do projeto é de 36 meses.

Os temas e áreas que terão propostas contempladas são: HIV/Aids; malária; tuberculose; biotecnologia; sistemas de conhecimento tradicional; energia alternativa e renovável; e tecnologia da informação e comunicação (TICs). Os interessados devem consultar o texto da
chamada antes da submissão da proposta, pois existem linhas de pesquisa específicas para alguns dos temas acima.

Visitas exploratórias e organização de workshops estão incluídas nas despesas cobertas pelo CNPq. As missões de pesquisa devem ser limitadas a no máximo três visitantes, um pesquisador e dois estudantes por ano, para cada projeto. O recurso poderá ser utilizado ainda para pagamento de passagens aéreas, hospedagem, seguro saúde, material de consumo, entre outros.

A Fundação Nacional de Pesquisas (NRF), da África do Sul, e o Departamento de Ciência e Tecnologia (DST), da Índia, serão os responsáveis pelo financiamento das despesas de mobilidade e custos adicionais dos pesquisadores estrangeiros envolvidos nas propostas dos
projetos conjuntos contemplados na chamada.

Lourdes Nassif

Redatora-chefe no GGN

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador