Cientistas usam fotos do Flickr para estudar hábitos turísticos

Jornal GGN – Pesquisadores da Universidade de Stanford, nos Estados Unidos, estão usando fotos publicadas na rede social Flickr para tentar entender os hábitos de visitantes em pontos turísticos de todo o mundo, em especial em áreas naturais, como parques nacionais. O objetivo é mensurar os benefícios e o valor subjetivo que essas áreas oferecem à sociedade, em comparação aos impactos já sabidos à economia em relação aos pontos turísticos urbanos.

A necessidade de compreender essas informações se complementa com a própria demanda do turismo. São US$ 6 bilhões por ano que impactam a economia mundial, número que deve crescer para US$ 10 bilhões nos próximos dez anos. Os pesquisadores afirmam que, até então, nunca se havia debruçado a respeito da valoração dos pontos turísticos naturais para a sociedade.

Os pesquisadores avaliaram 1,4 milhões de imagens publicadas no Flickr, assim como os perfis de usuários associados a eles, para saber aonde as pessoas estavam indo e que pontos visitavam. Eles compararam os locais visitados extraídos das imagens com relatórios oficiais de 836 locais de lazer ao redor do mundo. A conclusão é que as informações do Flickr poderiam servir como um indicador confiável de quantas pessoas visitam a atração turística a cada ano.

Pesquisa inédita

De acordo com os pesquisadores, trata-se da primeira avaliação, com viés científico, que parte de dados de mídia social para prever essas taxas de visitação. “As informações das mídias sociais estão revolucionando a forma como as pessoas estudam e compreendem suas escolhas”, explica Spencer Wood, coordenador da pesquisa. “Ninguém havia sido capaz de descobrir as taxas e valores para o turismo e às visitas de recreação até agora”, avalia Anne Guerry, outra pesquisadora envolvida.

Até então, dados desse tipo eram unicamente baseados em pesquisas locais e na contagem manual para obter informações a respeito de visitação turística. Segundo eles, as mídias sociais são excelentes ferramentas para obter informações de onde as pessoas se encontram e que lugares estão visitando. É mais rápido, mais barato e melhor para estudar as mudanças ao longo do tempo e do espaço.

Além disso, o estudo pode ajudar os órgãos governamentais a identificar o que atrai as pessoas às áreas naturais, além de determinar se eventuais mudanças nos ecossistemas podem influenciar taxas de visitação. Do mesmo modo, a pesquisa pode nortear a gestão da área natural, uma vez que uso do local pode ser melhor organizado por planejadores e administradores de parques.

Com informações do Phys.org

Redação

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