Cientistas usam vírus modificado para curar cegueira

Jornal GGN – Doenças de origem genética que podem levar à cegueira, como a retinosquinose (que provoca buracos na retina e compromete a visão) e atrofia óptica de Leber (que faz a pessoa perder gradualmente a visão), poderão ser tratadas a partir de um método que transforma vírus em “mensageiros” para levar genes modificados até células específicas e substituir genes defeituosos. O método, conhecido como “terapia genética” ou “geneterapia” está sendo desenvolvido por pesquisadores da Universidade da Califórnia em Berkeley (EUA).

De acordo com David Schaffer, um dos responsáveis pela pesquisa, o método não é simples. “Introduzir uma agulha através da retina e injetar atrás dela o vírus modificado é um procedimento cirúrgico arriscado”, explica. A pesquisa comandada por Schaffer trabalha com pelo menos 100 milhões de variantes dos chamados vírus adeno-associados (com um genoma de DNA de fita simples), cada uma carregando diferentes proteínas em sua superfície. Foram realizados vários testes em cobaias, as quais foram escolhidas cinco capazes de penetrar a retina com eficiência.

“Com base em 14 anos de pesquisa, nós conseguimos criar um vírus que você precisa apenas injetar no humor vítreo [o líquido que preenche o globo ocular] para que eles levem genes a um grupo difícil de alcançar de células delicadas, de modo cirúrgico, seguro e não invasivo”, resume. “É um procedimento de 15 minutos, e você poderá ir pra casa no mesmo dia”.

Até agora, os testes foram realizados em pessoas que apresentavam sinais de retinosquinose e atrofia óptica de Leber e, de acordo com os cientistas, tiveram bons resultados. Agora, a equipe de cientistas procura colaborar com médicos para que, em alguns anos, a técnica possa ser usada clinicamente.

Redação

1 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Tratamento da retinose pigmentar por meio de vírus

    Tenho 58 anos e sou portador da retinose pigmentar, em estágio avançado. Gostaria de saber se já tem cura através da terapia génica com a utilização de vírus para esta doença e o que devo fazer para começar este tratamento. Ancioso aguardo resposta.

     

                                                                                                                                                  José Correia

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador