Em ‘missão secreta’, avião espacial dos EUA completa cinco meses em órbita

Avião espacial não tripulado está há cinco meses em órbita em missão não detalhada

Jornal GGN – O avião espacial não tripulado X-37B, da Força Aérea dos EUA, completou nesta semana cinco meses na órbita da Terra desde que foi lançado ao espaço, no dia 11 de dezembro do ano passado. Até hoje, contudo, nem a Força Aérea nem a Agência Espacial Norte-americana (Nasa) deram informações ao público sobre os objetivos da missão, que está oficialmente em sua terceira fase e é tida como “secreta”. O site oficial da Nasa apenas oferece informações sobre as especificações técnicas gerais do X-37B, mas não diz o que o avião espacial faz na órbita do planeta.

Apesar disso, uma rede mundial de observadores amadores de satélites permanece no encalço do avião X-37B, acompanhando – e até registrando – as movimentações da espaçonave dos EUA enquanto circunda a Terra. Um dos líderes de uma equipe de rastreadores de satélites do Canadá, Ted Molczan, acredita que a constante observação dos passos do X-37B pode dar pistas sobre os objetivos da missão. “A observação cuidadosa durante um longo tempo pode fornecer as pistas para finalmente resolver o mistério”, afirma.

Apesar disso, Molczan afirma ainda que um “avanço” maior, no que diz respeito à publicação de informações sobre a missão secreta da Nasa, será mais provável se houver vazamentos internos à imprensa. Enquanto isso não acontece, dados observados pela rede de rastreadores de satélites mostram que, no início de março deste ano, o avião afastou-se da altitude original onde estava desde o começo da missão, saindo de cerca de 46 km para 399 km acima da superfície da Terra, e manteve inclinação de 43,5 graus.

Ted Molczan sugere que os passos registrados ainda são inconclusivos, mas, ao contrário das missões tradicionais, que mantêm a altitude constante, a manobra do X-37B pode sugerir uma missão de reconhecimento de solo. Ou seja, o avião espacial dos EUA pode estar realizando missões de espionagem. A Nasa, entretanto, mantém a política de não fornecer informações públicas sobre a missão.

Outras missões

Modelo menor em relação aos antigos ônibus espaciais, o avião espacial X-37B tem 8,8 m de comprimento por 4,5 m de largura. A espaçonave já esteve envolvida em outras missões. Em 2010, o modelo participou de uma missão que durou 225 dias em órbita, retornando à Terra na função de “piloto automático” sobre o Oceano Pacífico, tocando o solo em uma base da Força Aérea na Califórnia. Um modelo similar ao que está agora no espaço participou de missão em março 2011, e permaneceu em órbita por 469 dias.

Redação

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador