Empresa de segurança descobre novo malware para Android

Jornal GGN – Uma empresa de segurança digital divulgou a descoberta de um novo e super malware capaz de integrar funcionalidades de vários outros em um só, se disfarçando como se fosse um serviço do próprio Google. De acordo com a FireEye, Inc. o software malicioso pode roubar credenciais do aparelho, ler e enviar SMS, acessar lista de contatos, iniciar atualizações maliciosas, procurar apps bancários e substituí-los por falsos e ainda desabilitar as funcionalidades de antivírus.

O malware se disfarça como “Google Service Framework” e, segundo a empresa, não pode mais ser removido após ser instalado. Trata-se de um malware similar ao que foi descoberto há duas semanas pela própria FireEye que se passava pelo Google Play Store. Mas este novo tipo é muito mais avançado e perigoso, com aspectos únicos, como o uso de uma ferramenta de acesso remoto, ou RAT, que dá ao hacker controle do aparelho a distância.
A FireEye afirma que, dentre todas as funções do aplicativo malicioso está o poder de trocar aplicativos de bancos por versões falsas, com o objetivo de captar as senhas de acesso do usuário. Até o momento, estão confirmadas a existência de oito apps falsos de bancos coreanos. Mas, segundo a empresa, o malware pode ser modificado e novos bancos podem ser adicionados em apenas 30 minutos.

A empresa de segurança ainda não divulgou a fonte exata da distribuição do malware, mas sabe-se que, dessa vez, o app malicioso não pode ser baixado e não está vinculado a Google Play Store, como o anterior. A sofisticação do malware é tamanha que, de 51 programas anti-vírus testados, apenas três deles foram capazes de identificar o aplicativo malicioso.

Redação

5 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Pergunta

    Esse malware, como ele entra no clelular?

    Precisa ser instalado?

    Está na Google Play?

     

    Eu só instalo aplicativos da Google Play.

    Instalar aplicativos de procedência duvidosa é pedir para se ferrar.

  2. E vem aí os anti-vírus pagos para Android


    Não sei porque, desconfio que isso não é trabalho de crachkers comuns.

    Mais parece preparativo para obgirar a instalação de antivírus pagos no Android.

    Anti-vírus deveria ser obrigação do fornecedor do sistema operacional.

  3. antivírus
    Quais são os três antivírus que conseguiram detectar o tal malware?

    Realizar operações bancárias via celular é dir chumbo, na minha modesta e retrógrada opinião…

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador