Executivos do PT e PSDB debatem o setor elétrico

Jornal GGN – Na última quinta-feira (16), executivos ligados ao PT e PSDB participaram de um debate sobre o setor elétrico no programa da jornalista Miriam Leitão, no canal GloboNews. Representando o PT estava Maurício Tolmasquim, presidente da Empresa de Pesquisa Energética (EPE). Do lado do PSDB Adriano Pires, sócio fundador do Centro Brasileiro de Infra Estrutura (CBIE).

Adriano Pires disse que Aécio Neves quer fazer uma negociação com os agentes do setor elétrico para resolver os problemas financeiros. Ele explicou que o tucano quer restabelecer o comitê de crise que gerenciou o racionamento em 2001 e realizar uma auditoria do setor.

Pires afirmou que os empréstimos às concessionárias de transmissão e distribuição vão chegar a R$ 60 bilhões e que dois terços desse valor serão pagos pelos consumidores e o restante pelo contribuinte. Para ele, o setor elétrico estaria pior se o cenário econômico fosse mais favorável.

Maurício Tolmasquim, no entanto, lembrou que a crise hídrica é uma das piores da história, mas que mesmo assim houve segurança energética. Explicou que as térmicas supriram as necessidades, mas que elas têm custos mais altos, que serão pagos pelos consumidores. Ele afirmou que a presidente Dilma Rousseff foi responsável por retomar a construção de hidrelétricas e incentivar a bioletricidade e a energia eólica.

Ele defendeu que a redução de 20% nas tarifas, proporcionada pela MP 579 – que a oposição entende que deflagrou a crise –, serviu para diminuir o impacto do reajuste para os consumidores. Afirmou também que o governo petista vai continuar o processo de diversificação da matriz, por meio do bem sucedido sistema de leilões, introduzindo oferta de energia solar.

Enquanto Adriano Pires defendeu um governo tucano transparente, bem gerido e regulado, Tolmasquim disse que o governo do PSDB representaria um retrocesso para o planejamento sustentável do setor elétrico, conquistado pelo PT.

Com informações do CanalEnergia

 

Redação

1 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador