Montadora cria sistema de segurança para motoristas iniciantes

Jornal GGN – A montadora norte-americana Ford desenvolveu um sistema eletrônico para garantir requisitos mínimos de segurança ao volante. Batizado de “MyKey”, o sistema foi pensado como parte de uma campanha voltada à segurança de jovens motoristas, mas serve para qualquer um, independentemente da idade, que tenha pouca experiência na condução de veículos. De acordo com a montadora, o sistema está instalado em seis milhões de carros da marca em todo o mundo. No Brasil, dois modelos já contam com o dispositivo, e um novo modelo 2014 vai passar a vir com o item.

O sistema permite configurar uma espécie de chave reserva para o veículo, que estabelece limites para a velocidade do carro, volume do áudio e, além disso, impede que o motorista que use a chave extra possa desabilitar equipamentos de segurança, como o controle de estabilidade – item comum nos carros da montadora. O sistema também prevê o disparo de alertas sonoros para o uso do cinto de segurança, nível de velocidade e combustível na reserva. Os modelos Fusion e Edge, em circulação no país, possuem o equipamento e o New Fiesta, segundo a Ford, é o primeiro carro compacto do país a contar, de forma opcional, com esse tipo de recurso.

No caso do cinto de segurança, o sistema interrompe qualquer outra fonte sonora, e faz soar um aviso para que o cinto seja atado. O painel também exibe uma mensagem para que o motorista afivele o cinto. A potência máxima do carro é limitada a 44% de sua capacidade, impedindo que o motorista inexperiente atinja alta velocidade. Em potência máxima, modelos da montadora que podem atingir 128 km/h ficam limitados a faixas de 70 km/h, 90 km/h e, no máximo, 100 km/h.

Outro recurso de segurança, chamado “não perturbe”, bloqueia chamadas de celular e mensagens de texto, quando o aparelho está sincronizado com o sistema. O MyKey encaminha as chamadas para o correio de voz e as mensagens de texto salvas na memória do aparelho.

De acordo com a Ford, estudos comprovam que, em geral, os filhos tendem a repetir o modo de dirigir dos pais – inclusive os “vícios” ao volante. O dispositivo, contudo, garante que, ao menos enquanto ainda não possuem a experiência necessária, os mais jovens fiquem sob um controle maior de velocidade e livres de interferências que poderiam lhes tirar a atenção.

A pesquisas feitas pela empresa mostraram, por exemplo, que se os pais costumam andar em altas velocidades, os filhos também tenderão ao mesmo comportamento. O excesso de velocidade, nos EUA, é a principal causa de mortes no trânsito, segundo a empresa. Do mesmo modo, o hábito de esquecer de afivelar o cinto pode ser igualmente repassado aos filhos que observam os pais dirigindo.

Redação

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador