Sala de Controle: aliada nos monitoramentos de metas

Um dos componentes marcantes do Modelo de Gestão Todos por Pernambuco é a sala de controle, onde acontecem as reuniões de monitoramento das ações e metas do Governo, com a presença do governador. Um espaço que permite acompanhar com detalhes todos os dados, atividades e encaminhamentos de cada setor monitorado. É lá que governador e secretários acompanham, por exemplo, qual o status de cada obra, onde os efetivos policiais estão agindo com maior intensidade, ou ainda quantos novos empreendimentos serão entregues em breve.

As reuniões de monitoramento já aconteciam desde 2008, no Palácio do Governo, mas a demanda ganhou força. O trabalho deveria, então, ser realizado em um espaço exclusivo, que comportasse equipes maiores e com tecnologia que permitisse um acompanhamento detalhado. Esta necessidade deu justificativa à sala de controle, inaugurada em 13 de janeiro de 2011, na Secretaria de Planejamento e Gestão (SEPLAG), com capacidade para 65 pessoas.

Doze telas de LCD foram arquitetadas em forma de um painel, onde informações relevantes podem ser avaliadas, simultaneamente, em três fases. Na tela do meio, são analisadas as metas e cronogramas; à direita, imagens sobre o assunto em foco; à esquerda, uma ata com encaminhamentos e direcionamento de ações, cumpridos na própria reunião. Uma equipe de técnicos controla a exibição de informações e registra, instantaneamente, solicitações e demandas para as equipes e setores presentes, distribuindo-as entre os gestores responsáveis via e-mail.