Ministério da Saúde nunca orientou tratamento para covid-19, diz Mayra

Médica cearense diz que apresentou 2400 análises de que a cloroquina funciona – porém, consenso acadêmico mostra o contrário

Secretária de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde do Ministério da Saúde, Mayra Pinheiro. Foto: Jefferson Rudy/Agência Senado

Jornal GGN – Mayra Pinheiro, secretária do Ministério da Saúde, disse em seu depoimento à CPI da Pandemia que o Ministério da Saúde nunca orientou tratamento para covid-19.

“A princípio, é preciso que nós deixemos claro que o Ministério da Saúde nunca indicou tratamentos para a covid. O Ministério da Saúde criou um documento juridicamente perfeito, que é a Nota Orientativa número 9, que depois se transformou na Nota Orientativa número 17, onde nós estabelecemos doses seguras para que os médicos brasileiros, no exercício da sua autonomia, pudessem utilizar esses medicamentos com o consentimento dos seus pacientes, de acordo com seu livre arbítrio. Foram essas as nossas orientações”.

Sobre os fundamentos usados pelos médicos para prescrição de cloroquina e outros medicamentos no tratamento precoce, Mayra disse: “Se o senhor me perguntar em que os médicos brasileiros e os médicos do mundo, dos países que vem fazendo esse tipo de tratamento off label, ou uso compassivo, se utilizaram como referencial, eu trouxe mais de 2400 artigos impressos que referendam as metanálises hoje existentes no mundo, mostrando as evidências que todos nós queremos”

Vale lembrar que os documentos levados por Mayra são praticamente o número total de estudos sobre a cloroquina que já foram publicados no mundo – mas consenso acadêmico é de ineficácia no uso contra a covid-19, como mostra reportagem publicada no jornal Folha de São Paulo em 21 de maio.

Conhecida como ‘Capitã Cloroquina’, Mayra foi apontada por outros depoentes na CPI como mentora do aplicativo TrateCov e por distribuir cloroquina pelos hospitais do Amazonas. Acompanhe seu depoimento à CPI da Pandemia clicando aqui.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Apoie agora

Deixe uma mensagem

Por favor digite seu comentário
Por favor digite seu nome