Home Destaque Secundário 25 Anos de Economia Brasileira, por Fernando Nogueira da Costa

25 Anos de Economia Brasileira, por Fernando Nogueira da Costa

25 Anos de Economia Brasileira, por Fernando Nogueira da Costa

25 Anos de Economia Brasileira

por Fernando Nogueira da Costa

Gerson Gomes e Carlos Antônio Silva da Cruz do Centro de Altos Estudos Brasil Século XXI realizam um extraordinário trabalho altruísta — com ausência de egoísmo — de compartilhar gratuitamente as melhores ilustrações gráficas de quase todos os temas relevantes para o conhecimento da Economia Brasileira Contemporânea:

VINTE E CINCO ANOS DA ECONOMIA BRASILEIRA – 2021

É leitura e análise obrigatória por todos economistas (e brasileiros) bem-informados. Ao analisar as tendências em longo prazo (1995-2020) e as oscilações cíclicas entre as Eras Neoliberal I (1995-2002), Social-Desenvolvimentista (2003-2014), Neoliberal II (2015-2020) ilustra por qual razão “o Brasil é… apenas Brasil”.

Sugiro todos compartilharem em suas redes sociais e recomendar: “os números falam por si só. Não brigue contra os números!”

Por exemplo, o gráfico abaixo na página 196 é um retrato do racismo no país ex-escravista. Mostra as faixas de rendimento mensal domiciliar per capita em 2018 distribuídas entre pessoas de cor branca e pessoas de cor preta ou parda.

Sua leitura é 13,5% dos negros e pardos situavam-se no primeiro decil até 10% dos rendimentos totais deles. No caso dos brancos, apenas 5,5% situavam-se nessa primeira faixa.

No outro extremo, 16,4% dos brancos estavam na faixa dos 10% maiores rendimentos deles, enquanto apenas 5% dos negros e pardos se situavam nessa faixa dos maiores rendimentos dos negros.

Nas faixas acima de 50% (mediana), estavam 63,8% dos brancos e 39,4% dos negros e pardos.

Este X é intolerável. Políticas Sociais ativas terão de ser usadas em um próximo governo social-desenvolvimentista a partir de 2023 para o País superar essa herança maldita do escravismo no século XXI!


Fernando Nogueira da Costa – Professor Titular do IE-UNICAMP. Autor do livro digital “Conduzir para não ser Conduzido: Crítica à Ideia de Financeirização” (2021). Baixe em “Obras (Quase) Completas”: http://fernandonogueiracosta.wordpress.com/ E-mail: fernandonogueiracosta@gmail.com

Este artigo não expressa necessariamente a opinião do Jornal GGN

jornalggn.com.br-vinte-e-cinco-anos-da-economia-brasileira-2021

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Apoie agora

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

GGN
Sair da versão mobile