Destaque Secundário

A revolta absurda e o fascismo, por Paulo Fernandes Silveira

A revolta absurda e o fascismo

por Paulo Fernandes Silveira

            “O sentimento do absurdo, quando dele se pretende, em primeiro lugar, tirar uma regra de ação, torna o crime de morte pelo menos indiferente e, por conseguinte, possível. Se não se acredita em nada, se nada faz sentido e se não podemos afirmar nenhum valor, tudo é possível e nada tem importância. Não há pró nem contra, o assassino não está certo nem errado. Podemos atiçar o fogo dos crematórios, assim como também podemos nos dedicar ao cuidado dos leprosos” (CAMUS, 2011, p. 15).

            A obra de Albert Camus, como de boa parte das autoras e autores identificados com o existencialismo, foi marcada pelos horrores do fascismo, das guerras, dos campos de concentração, de trabalho forçado e de fuzilamento. Em O Estrangeiro (CAMUS, 2019), seu romance mais conhecido, Camus narra a história de uma personagem que não manifesta emoções no enterro de sua mãe e que, após uma briga, sem necessidade, atira e mata friamente uma pessoa. 

            Segundo o autor existencialista, o sentimento da revolta é uma consequência direta do sentimento do absurdo: “a revolta nasce do espetáculo da desrazão diante de uma condição injusta e incompreensível” (CAMUS, 2011, p. 21). Ao proclamar que não crê em nada e que tudo é absurdo, a pessoa reivindica “a ordem no meio do caos” (CAMUS, Ibidem). Num contexto social em que se pode atiçar o fogo dos crematórios ou cuidar dos leprosos, Camus aposta num bom rumo para a revolta. 

            Numa outra interpretação sobre o contexto social que estaria na origem do genocídio promovido pelos alemães na Segunda Guerra, Emmanuel Levinas (2003) e Theodor Adorno (1998) destacam o empobrecimento das experiências coletivas e a falta de abertura para o diálogo e para as relações de afeto. Os horrores do fascismo não se devem aos sentimentos do absurdo e da revolta, mas à indiferença e à frieza cultivadas nessa etapa do capitalismo moderno.

            Talvez seja interessante retomar essas ideias e posições para pensarmos sobre as recentes manifestações fascistas vividas no Brasil. É provável que os sentimentos do absurdo e da revolta tenham marcado as manifestações que derrubaram o governo democrático e libertário de Dilma Rousseff e levado ao poder um grupo político comprometido com medidas segregacionistas. Por outro lado, também é provável que um contexto social de indiferença e de frieza tenha facilitado a adesão de muitas pessoas a esse projeto político segregacionista. Em suas análises sobre o sentimento da revolta, Camus reconhece alguma causa justa em sua origem. Talvez a revolta também possa ser absurda ou irracional, ou seja, sem uma causa justa. Numa sociedade que se cultiva pouco as experiências coletivas, o diálogo e as relações de afeto, as pessoas parecem ser mais vulneráveis às campanhas de ódio e à revolta absurda ou irracional.

            Nos anos 50, o artista, antropólogo e militante Abdias do Nascimento (1982) recuperou algumas ideias de Camus no livro O negro revoltado. A revolta do negro nada tem de absurda ou irracional. Ela é o grito de um povo que enfrenta uma situação de exploração e de genocídio. Num belo texto sobre os “Nossos tempos”, o sambista Matinho da Vila (2021) aponta alternativas para nossa revolta contra as arbitrariedades e os absurdos promovidos pelo atual governo federal, mas é a revolta de alguém que, como Abdias do Nascimento, não perdeu o sentimento da ternura. 

REFERÊNCIAS:

ADORNO, Theodor. Educación después de Auschwitz. In: ADORNO, Theodor. Educación para la emancipación. Madrid: Ediciones Morata, 1998, p. 79-92. Disponível em: https://socioeducacion.files.wordpress.com/2011/05/adorno-theodor-educacion-para-la-emancipacion.pdf

CAMUS, Albert. O estrangeiro. Rio de Janeiro: Record, 2019.

CAMUS, Albert. O homem revoltado. Rio de Janeiro: Record, 2011.

DA VILA, Martinho. Nossos tempos. ‘O mal a gente cura, basta um pouco de ternura’. In: FOLHA DE SÃO PAULO, 15/05/2021. Disponível em: https://www1.folha.uol.com.br/opiniao/2021/05/novos-tempos.shtml

LEVINAS, Emmanuel. De otro modo que ser o más allá de la esencia. Salamanca: Édiciones Sígueme, 2003. 

NASCIMENTO, Abdias. O negro revoltado. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1982. https://ipeafro.org.br/acervo-digital/leituras/obras-de-abdias/o-negro-revoltado/

Paulo Fernandes Silveira (FE-USP e IEA-USP)

Este artigo não expressa necessariamente a opinião do Jornal GGN

Redação

Redação

Recent Posts

Avança no CCJ projeto para vetar benefícios sociais de invasores de imóveis

Condenados por invasão de propriedades também não poderão participar de programas do governo ou assumir…

13 minutos ago

Tarifa para o aço “fortalece indústria e preserva emprego”, diz Alckmin

Vice-presidente e ministro diz que medida para reduzir importações fortalece setor importante e que está…

1 hora ago

PF tem aval para aprofundar investigação sobre vacina de Bolsonaro

Autorização foi concedida por Alexandre de Moraes, para esclarecer se ex-presidente apresentou cartão da vacinação…

2 horas ago

Camex estabelece cota de importação para itens de aço

Tarifa dos itens vai sofrer aumento de 25% quando cotas forem ultrapassadas; medida não deve…

2 horas ago

Analistas dizem que Tesla virou de Cinderela a um conto de terror

Tesla enfrenta a concorrência de marcas americanas e chinesas. Os gracejos de Musk transformaram-se em…

2 horas ago

Governo estuda estender crédito para reformas residenciais

Em café com jornalistas, Lula falou sobre políticas de crescimento e projetos do governo e…

3 horas ago