Destaque Secundário

Ação, palanque, barbárie e bônus, por Ricardo Mezavila

Ação, palanque, barbárie e bônus

por Ricardo Mezavila

Com vinte e nove mortos até o momento, a chacina na Favela do Jacarezinho tem servido de anabolizante para a campanha de Bolsonaro à reeleição. Tomando pauladas na CPI da Covid, o presidente precisa sair do corner, ganhar fôlego e agilidade para continuar na luta. 

Não há nada que comprove, mas a visita que Bolsonaro fez ao governador Cláudio Castro no dia anterior ao massacre, pode não dizer nada, mas também pode dizer muito, quando passamos a ler nas entrelinhas da coletiva dada pelo subsecretário da polícia civil e pelo delegado responsável pela operação. 

O subsecretário disse: “De uns tempos pra cá por força de algumas decisões, de algum ativismo judicial, que se vê hoje muito latente na discussão social, a gente foi de alguma forma impedido de atuar em algumas localidades e vimos o crescimento do tráfico”. 

Com um tom ‘bandido bom é bandido morto’ o delegado emendou: “Foram 24 mortos (já são 29), diga-se de passagem nenhum era suspeito, era bandido, criminoso, traficante e homicida”. 

Ativismo Judicial” é um termo muito utilizado pelo grupo ideológico afinado com Bolsonaro que prega o fechamento do STF. 

No sepultamento do bravo policial, que mereceu todas as honras, o secretário de polícia civil criou uma atmosfera de terror muito utilizada por Bolsonaro na campanha: “Quem conhece um pouquinho de operação, o traficante, o criminoso, quando a gente entra na comunidade ele atira para fugir. Ontem, eles atiravam para guardar posição, para matar. O que a polícia civil mostrou ontem foi técnica, foi maturidade, de mostrar à sociedade que aquele traficante que invadiu a casa da moradora ele é inimigo de toda a sociedade. Amanhã pode invadir sua casa na Zona Sul, na Zona Norte, na Zona Oeste”,  

Nas redes, a turma que odeia os ‘Direitos Humanos’ manifestou-se amplamente, dando voz a uma corrente que busca apoio do eleitorado pouco ou nada esclarecido, porém acuado e vulnerável.  

Aproveitando o palanque, o presidente da Fundação Palmares, Sérgio Camargo, através da sua conta no twitter deu sua opinião sobre as manifestações dos moradores do Jacarezinho e da presença de integrantes dos Direitos Humanos na região: “Desfile dos queridinhos da imprensa, ONGs dos direitos humanos, PSOL e movimento negro. Para nós, cidadãos de bem, não são vítimas nem suspeitos. São lixo e valem menos que esterco”! 

É apenas suposição, assim como é suposição que todos os mortos pelas armas do Estado eram bandidos. Outra suposição, se havia vinte e um mandados de prisão, se três foram presos e três foram mortos, então, quinze conseguiram fugir.  

A conta não fecha. Quem são os outros vinte e seis que tombaram, sendo alguns dentro da casa de inocentes e na presença de crianças? 

Ricardo Mezavila, cientista político

Este artigo não expressa necessariamente a opinião do Jornal GGN

Redação

Redação

Recent Posts

Como judeus antissionistas da América Latina se posicionam contra a guerra de Israel na Palestina

Coalizões de judeus pró-Palestina na Argentina, Brasil e México se consolidaram após 7 de outubro

4 minutos ago

Jesus e os cristianismos – o que têm em comum?, por Dora Incontri

Parece que a mensagem é tão bela, tão inédita e inovadora, fala tão profundamente à…

1 hora ago

Glenn Greenwald. Depois de espelhinhos, o Evangelho!, por Armando Coelho Neto

O Brasil tem Constituição própria, agradece os espelhinhos e prendas, mas declina do “Evangelho”, pois…

2 horas ago

Universidades argentinas marcham em defesa da educação pública e contra o ajuste de Milei

Em diferentes províncias, em todo o país, aconteceram marchas pelo descongelamento da verba destinada às…

3 horas ago

O desafio de um modelo exterminador do emprego, por Luís Nassif

Como o Brasil é um país que não consegue diagnosticar nem problemas do passado, dificilmente…

4 horas ago

Avança no CCJ projeto para vetar benefícios sociais de invasores de imóveis

Condenados por invasão de propriedades também não poderão participar de programas do governo ou assumir…

14 horas ago