As aventuras de Gina Limão

Em 5 episódios, Trupe Tempestade em Copo D’Agua apresenta espetáculo infantil de teatro de bonecos

Foto Marlene Barreto

Jornal GGN – A Trupe Tempestade em Copo D’água apresentará entre os dias 5 e 17 de de outubro, no canal do grupo no Youtube, a websérie As Aventuras de Gina Limão. Além de cinco episódios, a série inicia com um mini documentário sobre o processo de criação, produção e montagem do projeto, e encerra com a apresentação do espetáculo na íntegra.

As Aventuras de Gina Limão é uma viagem no cotidiano e no mundo imaginário da sonhadora Gina, uma criança de nove anos que conta muitas histórias, inquieta, que adora cantar e que mora em zona semi-rural com acesso à tecnologia. Gina conversa com bichos e objetos, e tem como aliada a cobra Jandira de 300 anos e a Janela Mágica do seu quarto, que ajudam a desvendar o mistério da caixa herdada por sua família materna. Astuta, a garota busca revelar esse segredo, movida por uma curiosidade que muitas vezes a penaliza. Com temas não tão óbvios, o espetáculo ainda conta com as personagens do Pai, figura com problemas de memória e temperamento medroso; sua Bisavó, que é seu reflexo no futuro, uma figura prática que trabalhou em circo, tem ar de cigana e pensamentos vanguardistas; seu Irmão mais novo, bebê de um ano que tira do sério a Mãe, nervosa, controladora das ações de Gina e enlouquecida com a lojinha de plantas medicinais (que ninguém mais compra) que herdou de sua falecida mãe.

O texto é amarrado com músicas populares pesquisadas e composições exclusivas para a obra. A Trupe Tempestade em Copo D’água é composta pela bonequeira, atriz, cantora e compositora sergipana Ananda Barreto e pelo ator, diretor, dramaturgo e poeta paulista Rodrigo Caldeira. Unidos na vida e também no fazer artístico, o casal de atores utilizou como laboratório experimental a própria rotina com o filho de dois anos, além das memórias de suas infâncias e das contradições de nossos tempos, para construção de cenas e do perfil das personagens. O espetáculo instiga diversos debates sobre educação infantil, como o limite das liberdades dos filhos em diferentes momentos, acesso às tecnologias, entre outros. A Trupe busca salvaguardar a cultura popular brasileira do teatro de bonecos, se permitindo reinventar artisticamente.

Ananda Barreto atuou por 16 anos como contramestra do mestre bonequeiro, seu tio, Augusto Barreto no tradicional Grupo Teatro de Bonecos Mamulengo de Cheiroso, de Aracaju/SE (42 anos de resistência). A ideia é adaptar a bagagem transmitida pelo mestre inovando com outras referências artísticas adquiridas, com estilo e métodos mais contemporâneos, sem perder a essência do popular. Rodrigo Caldeira é ator com mais de 40 peças no currículo, em São Paulo e no exterior, com destaque para Quando As Máquinas Param de Plinio Marcos em montagem consagrada com direção de Leo Lama e The Package, com o Antagon Thatre Aktion de Frankfurt (ALE) com direção de Shuzaku Takeushi.

Neste caldo das experiências de Ananda Barreto e Rodrigo Caldeira, juntam-se a diretora Bárbara Araújo (ex Teatro de Narradores) e os músicos Tomás Bastos (integrante da banda Trupe Chá de Boldo), Rafael Gandolfo e Leandro Lisi na direção musical desta montagem.

SERVIÇO:

Onde: Canal da Trupe Tempestade em Copo D’água, no YouTube

Quando:

05/10, às 17 horas – “As Aventuras de Gina Limão – processo em construção” – curta documentário sobre o processo de criação do espetáculo

8/10, às 17 horas – Aventura 1 “Conexões Astrais”

9/10, às 17horas – Aventura 2 “O Encantamento das Águas”

10/10, às 17 horas – Aventura 3 “O Pulsar de Gaia”

11/10, às 17 horas – Aventura 4 “Espelhando Caminhos”

12/10, às 17 horas – Aventura 5 Final “Com a Boca na Botija”

17/10, às 17 horas – As Aventuras de Gina Limão, A Peça (na íntegra)

Redação

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador