Comentário ao post (Procurando somar) Uma breve história da 3a. via no Ocidente, de Gunter Zibell, por Octavio Lacombe

Entre os dias 10 e 13 de Setembro houve votação antecipada em todo o país. O voto no Canadá é distrital.

Comentário ao post (Procurando somar) Uma breve história da 3a. via no Ocidente, por Gunter Zibell, por Octavio Lacombe

No Canadá está havendo eleições federais essa semana, com o dia de votação oficial no dia 20 de Setembro. Entre os dias 10 e 13 de Setembro houve votação antecipada em todo o país. O voto no Canadá é distrital.

Jack Layton foi o grande nome da política na primeira década deste século, líder do NDP (New Democratic Party). Era graduado em Ciências Políticas, com doutorado em Filosofia. Foi professor em algumas das melhores universidades de Ontario e construiu sua carreira política em Toronto. Era um líder carismático e em 2011, meses antes de sua morte por cancer, levou o NDP a formar a oposição oficial no parlamento, no governo Conservador de Stephen Harper.

Layton e o NDP se beneficiaram do vácuo deixado pelo partido Liberal, de esquerda. O vácuo, entretanto, foi ocupado pelo jovem Justin Trudeau, filho de Pierre Trudeau, primeiro ministro de 1968 a 1984 (com um breve interregno entre 1979 e 1980).

Justin Trudeau foi eleito em 2015, derrotando o Conservador Harper. Trudeau é formado em educação, jovem, carismático, enérgico e defende princípios progressistas. Abriu diálogo conciliador com os povos originários (First Nations) para reparar os extensivos danos causados pela colonização. Defende os serviços públicos universais de saúde e educação, as minorias, a diversidade. Nas atuais eleições busca obter maioria no parlamento para aprovar e tocar adiante sua agenda progressista.

Os Conservadores não encontram um líder à altura de Trudeau desde 2015. A atual agenda conservadora de direita, capitaneada por Erin O’Toole, se assemelha bastante à agenda de Trump, de extrema direita. Não reconhecem direitos fundamentais, como o aborto e identidade de gênero. Atacam os sistemas públicos universais e procuram espaço para implementar sistemas privados de saúde e educação. Erin O’Toole não tem nenhum carisma, é morno, sem graça, fraco e ainda recorre à fake news, à la Trump.

As eleições até o momento estão parelhas, com margens em torno de 30% para Liberais e Conservadores. O NDP de Jagmeet Singh vem em terceiro, com cerca de 18% de margem. O mais provável é que Trudeau mantenha seu governo minoritário, mas a pandemia e as controvérsias em relação a vacinas podem mudar o quadro. Erin O’Toole não defende claramente a necessidade da população se vacinar e, com a volta às aulas neste mês, os números de infectados vem aumentando.

Nota sobre o NDP:
O legado de Jack Leyton, que deu ao partido presença no parlamento em Ottawa, se arrefeceu desde então. O atual líder, Jagmeet Singh, surgiu como uma boa surpresa de esquerda, mas nos últimos anos passou a não apoiar Justin Trudeau e as políticas Liberais de esquerda, apoiando inclusive algumas das posições dos Conservadores. Paradoxalmente, a presença mais significativa do NDP hoje é em Alberta, a província mais conservadora do país, governada majoritariamente pelos Conservadores por mais de 40 anos. O longo reinado foi interrompido com a eleição de Rachel Notley do NDP em 2015. Notley implementou mudanças em todas as esferas com uma agenda progressista. Foi rechaçada nas eleições em 2019, quando os Conservadores voltaram ao poder triunfantes, pelas mãos de Jason Kenney, pior e mais radical líder de direta visto no país em décadas. Notley e o NDP continuam a fazer uma oposição importante à agenda conservadora em Alberta.

Espero ter contribuído.

Redação

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador