Destaque Secundário

E Tinhorão foi embora…, por Gilberto Maringoni

E Tinhorão foi embora…

por Gilberto Maringoni

Perdemos hoje, aos 93, José Ramos Tinhorão. Para começar, é preciso dizer o seguinte: há historiadores e historiadores de música popular brasileira. E há Tinhorão.

Dono de um senso quase missioneiro de pesquisador, poucos como ele se aventuraram tanto em acervos embolorados, bibliotecas mal cuidadas, infinitos sebos e a fazer descobertas surpreendentes, como a de que o fado se origina no Brasil e não em Portugal.  Mas seu diferencial maior era a capacidade de análise, dotada de rigor e método admiráveis. Marxista de carteirinha, não era o tipo de arrotar teoria, mas de valer-se dela, sem derrapar para ecletismos fáceis.

TALVEZ SUA OBRA MAIS FASCINANTE seja a trilogia “A música popular no romance brasileiro”. Em suas páginas, ele nos chama a atenção para um detalhe que a muitos passa despercebido em “Memórias de um sargento de milícias”, de Manuel Antônio de Almeida, cuja trama se passa nos anos anteriores à Independência. Trata-se do seguinte trecho, na divertida cena da preparação de comemorações religiosas:

“Dispuseram-se as coisas; postou-se a música de barbeiros na porta da igreja; andou tudo em rebuliço: às 9 horas começou a festa”.

A expressão “música de barbeiros” intrigou o historiador. Como um perdigueiro, Tinhorão não apenas descobriu que negros de ganho dedicados ao ofício em barbearias punham-se a compor e a tocar alguns instrumentos, por disporem de tempo livre, como pequenos conjuntos ali formados deram início a uma tradição musical que chegaria ao início do século XX na forma dos regionais do choro.

MAS NEM TUDO ERAM FLORES para nosso herói. “Enquanto eu me metia a historiador, todo mundo achava ótimo”, contava ele. “Aí, eu comecei a fazer uma coluna na “Tribuna da Imprensa” e falei mal de um disco da Elizeth Cardoso. Antes eu já tinha criticado a bossa nova. (…) Aí comecei a levar pau”, dizia com um sorriso

Em agosto de 1996, tive o privilégio – juntamente com Breno Altman  e Giuliano Cedroni – de fazer uma longa entrevista com Tinhorão, na quitinete em que ele vivia, na rua Maria Antônia, centro de São Paulo. Foram quase quatro horas de uma conversa inteligente, desbocada e divertida, para a “Atenção!”, uma bela revista de reportagens, lançada antes da difusão da internet, e que vale uma história. Na abertura da entrevista, escrevi o que se segue:

“OBSESSIVO MALDITO

O apartamento é quase um corredor e surpreende o visitante pela quantidade de discos, revistas, livros e traquitanas que abarrotam as paredes. Coisas raras: edições dos séculos XVIII e XIX, garimpadas em sebos de São Paulo, Rio de Janeiro e Lisboa, velhos 78 rpms e uma infinidade de publicações várias, ameaçadas de vez em quando por uma infiltração do encanamento do vizinho. Uma mesinha, duas cadeiras e um colchonete.

‘Era um lugar provisório quando me mudei para cá em 1980 e acabou ficando provisório até hoje’, conta o dono da casa. É ele, José Ramos Tinhorão, o que inverteu a máxima de Maquiavel, de que é melhor ser temido do que odiado. Acabou antipatizado pelos integrantes dos principais movimentos musicais brasileiros dos anos 1960, da bossa nova ao tropicalismo. ‘Isso é porque eu não faço média’, sentencia o autor de dezesseis livros [hoje são 25] sobre música e cultura popular.

Suas pesquisas obsessivas se tornaram referência para os interessados no tema. Aos 68 anos, Tinhorão está fora de sua tradicional trincheira, a imprensa. Vive em São Paulo de uma pequena aposentadoria e dos direitos autorais dos livros que continua escrevendo. Os últimos quatro, aliás, só publicados em Portugal, por falta de interesse das editoras brasileiras [logo depois, a 34 passou a editá-lo aqui].

Com voz pausada e frases provocativas, esse filho de portugueses conta que ganhou o apelido – de uma planta ornamental – quando um chefe de redação tentava se lembrar de seu sobrenome Ramos, aparentado a vegetais. Esse homem que encarna como ninguém o epíteto de maldito, ironiza a tentativa de transformá-lo em folclore e avisa: ‘Eu ainda vou longe!’”

E FOI, MUITO. Com o relançamento de suas obras e com as expressivas vendas feitas a programas de difusão cultural para bibliotecas públicas, ele passou a ter razoável folga orçamentária, o que o permitiu se casar novamente e a comprar um apartamento confortável. Anos depois, o Instituto Moreira Salles adquiriu todo o seu acervo, que se encontra restaurado e em grande parte digitalizado. Sou imensamente grato a Tinhorão por ter intercedido, junto à instituição, para que eu pudesse ter acesso ao precioso material, em minha pesquisa de doutorado sobre a imprensa no século XIX.

Tinhorão foi realmente único. Para quem desejar conhecer mais sobre ele, além de seus livros, pode buscar a bela biografia ‘Tinhorão, o legendário”, de Elizabeth Lorenzotti (Imprensa Oficial do estado de S. Paulo).

Adeus, meu camarada.

Gilberto Maringoni de Oliveira é um jornalista, cartunista e professor universitário brasileiro. É professor de Relações Internacionais da Universidade Federal do ABC, tendo lecionado também na Faculdade Cásper Líbero e na Universidade Federal de São Paulo.

Este texto não expressa necessariamente a opinião do Jornal GGN

Gilberto Maringoni

Gilberto Maringoni de Oliveira é um jornalista, cartunista e professor universitário brasileiro. É professor de Relações Internacionais da Universidade Federal do ABC, tendo lecionado também na Faculdade Cásper Líbero e na Universidade Federal de São Paulo.

Gilberto Maringoni

Gilberto Maringoni de Oliveira é um jornalista, cartunista e professor universitário brasileiro. É professor de Relações Internacionais da Universidade Federal do ABC, tendo lecionado também na Faculdade Cásper Líbero e na Universidade Federal de São Paulo.

Recent Posts

“Eles queriam reuniões às escondidas”: GGN entrevista advogado que presenciou encontros da Lava Jato com agentes americanos

"Minha intuição dizia que dali não sairia nada bom", diz André de Almeida sobre reuniões…

42 segundos ago

Rendimento médio sobe 11,5% e chega a R$ 1848, segundo IBGE

Montante chegou ao maior valor da série histórica; aumento do rendimento médio e expansão da…

2 horas ago

Toffoli pode reconduzir Eduardo Appio à 13ª Vara, diz jornalista

Toffoli teria dito ainda que pode reaver o afastamento dos juízes Gabriela Hardt e Danilo…

3 horas ago

Aniversário do poeta Manuel Bandeira – a Evocação do Recife, por Urariano Mota

Me ocorreu – descobri, talvez -  que o seu eterno poema Evocação do Recife é…

4 horas ago

A volta do terrorismo fiscal, por Luís Nassif

Nem se anunciou déficit, mas meramente uma redução do superávit. E o mundo midiático entrou…

5 horas ago

Carga tributária cai, mas gasto com juros cresce e chega a 25,7% da arrecadação

As despesas com juros dos governos cresceram com vigor, a despeito da redução os juros…

5 horas ago