Foco do Centrão é obter controle sobre Orçamento, diz jornal

Mesmo após reduzir poderes de Paulo Guedes, briga de bastidores envolve a recriação do Ministério do Planejamento

Jornal GGN – Embora o ministro da Economia, Paulo Guedes, tenha perdido um pouco de poder dentro da pasta com a ida do Centrão para a Casa Civil, existe uma disputa em andamento dentro da área e que envolve o antigo Ministério do Planejamento.

Reportagem do jornal O Estado de S.Paulo indica que as lideranças do bloco que sustenta o governo do presidente Jair Bolsonaro querem aumentar sua influência dentro da Secretaria de Orçamento Federal (SOF).

A pressão continua mesmo após a nomeação de Ciro Nogueira, presidente do Progressistas, para a Casa Civil e, como consequência para manter a governabilidade de Bolsonaro, foi criado o Ministério do Trabalho e Previdência para abrigar o ministro Onyx Lorenzoni (que terá o maior orçamento da Esplanada e irá controlar as políticas de estímulo ao emprego, o que pode ser fundamental para o plano de reeleição de Bolsonaro).

Por enquanto, Paulo Guedes resistiu a essa pressão e tem procurado enxugar a secretaria especial de Fazenda para fortalecer a integração da SOF com o Tesouro, para assim agilizar a área fiscal. O que deve ser decisivo é o papel de Lorenzoni no pacote do emprego, que já foi preparado pela equipe de Guedes que continua na nova pasta.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Apoie agora

Deixe uma mensagem

Por favor digite seu comentário
Por favor digite seu nome