Frankfurt foi às ruas no 19J gritar Fora Bolsonaro!

Mais de um ano após o início da pandemia, Bolsonaro continua negando a sua gravidade e a necessidade de conter a circulação do vírus, seja com as medidas de prevenção para evitar contágio e doença, seja pela vacinação.

Frankfurt foi às ruas no 19J gritar Fora Bolsonaro!

por Coletivo Desmascarando Bolsonaro, já!

Na cidade de Frankfurt am Main, na Alemanha, o dia 19 de junho amanheceu com um belo céu azul e temperaturas altas, calor assim a população não via há tempos.

Neste mesmo dia, o Brasil atingiu a trágica marca de 500 mil mortes pela Covid19. Esse número poderia certamente ter sido evitado se o presidente do país tivesse adotado medidas sérias no enfrentamento à pandemia e não uma postura negacionista, mentirosa e genocida.

No meio da praça, em frente à prefeitura, meia hora antes do ato “Fora Bolsonaro!”, os organizadores penduravam faixas e cartazes, montavam as mesas e o aparelho de som, acompanhados pelos olhares curiosos dos moradores da cidade e dos turistas.

Às 15 horas o ato teve início. Após as informações gerais e o pedido de manter distanciamento, ocorreu a leitura do manifesto “FORA BOLSONARO!”, em Alemão e em Português. Nesse manifesto, foi relatada a política neoliberal perversa do governo, a destruição da Amazônia, dos direitos trabalhistas, da educação e da cultura. Mas o tema central foi o colapso sanitário que vive o Brasil e os brasileiros, vítimas da péssima administração do governo Bolsonaro. Mais de um ano após o início da pandemia, Bolsonaro continua negando a sua gravidade e a necessidade de conter a circulação do vírus, seja com as medidas de prevenção para evitar contágio e doença, seja pela vacinação.

Cerca de 100 pessoas acompanharam os discursos dos convidados. Representantes de diversos setores estiveram presentes: dos partidos políticos alemães Die Linke (A Esquerda) e Bündnis 90/Die Grünen (Partido Verde); do Amigos do MST, do Mulheres Negras na Diáspora, do Grupo de Teatro Antagon da cidade de Frankfurt, do Grupo de Ativistas Fora Bolsonaro Mourão de Frankfurt, do Coletivo Desmascarando o Bolsonaro, já!, do ABÁ – Grupo de Trabalho pelos direitos humanos (centrado na defesa dos indígenas, LGBTs, do Grupo de Trabalho Solidariedade para com os Sindicatos Brasileiros de Mannheim, do Núcleo do PT na Alemanha.

Entre um discurso e outro, foram ouvidas palavras de ordem e marchinhas de protesto. Uma das ações no ato, foi a exposição de uma faixa imensa com a frase “eu responsabilizo Bolsonaro pelas mortes por Covid 19″, na qual o público poderia escrever o nome de parentes, amigos ou conhecidos que faleceram devido à doença. Antes do final do ato, a praça silenciou por um minuto, em nome das 500 mil vítimas da política de saúde genocida de Jair Bolsonaro. Logo em seguida, os manifestantes fizeram uma foto conjunta e com gritos de Fora Bolsonaro o Ato pelo 19 J foi encerrado. Ficou claro para todos os ativistas que a pressão internacional é muito importante. E Frankfurt já está preparada para gritar quantas vezes for preciso “Fora Bolsonaro!”

Redação

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador