Destaque Secundário

Manu Lafer apresenta Thesaurus, seu songbook

Os 20 anos de carreira artística do cantor, compositor, violonista e também médico Manu Lafer será comemorado em grande estilo. Com mais de 100 canções e 20 cds gravados, o músico lança Thesaurus – um songbook com sua obra completa, contendo partituras para violão e voz -,além do álbum Ta Shemá – Thesaurus Valts, uma versão de seu disco Ta Shemá de 2008, somente com os arranjos de violão para as músicas. No dia 26 de setembro, às 19 horas, o músico fará um espetáculo virtual em seu canal no YouTube (https://www.youtube.com/c/ManuLaferoficial) para celebrar esses projetos. O disco já está nas plataformas digitais e o songbook está à venda no site da Amazon.

Todas as partituras foram elaboradas pela Presto, de Thiago Rocha e Guilherme Schwenk, e revisadas pelo produtor, violonista e arranjador Swami Jr. O design gráfico de Nina Gaul torna o livro agradável e evidencia seu caráter inovador dentro do gênero de songbooks, convidando os iniciantes e experts do violão a tocar ou conhecer estas obras.

A coleção, em cada um de seus cinco volumes, é introduzida por apresentação e dicionário de cifras da Presto – embora cada acorde já esteja visualizado por freatboards e algumas canções inclusive já tenham violão ou célula rítmica transcritas -, com ensaio do escritor e pesquisador Caio Silveira Ramos, além de apresentar biografia e discografia completas das canções de Lafer.

Os livros, todos em formato digital, também contam com depoimentos de educadores e historiadores musicais (Steve Zee, James Gavin), arranjadores e produtores (Lincoln Olivetti, Jaques Morelembaum, Alê Siqueira), instrumentistas nacionais (Luiz Tatit, Danilo Caymmi, Luiz Brasil) e internacionais (John Pizzarelli, Jack Wilkins), além de colaboradores da MPB (Mateus Aleluia, Ná Ozzetti, Germano Mathias) e do jazz (Ken Peplowski, Howard Alden, Gene Bertoncini, Chico Pinheiro) – todos profissionais com quem Manu já trabalhou, o que reforça a consistência e o reconhecimento de sua já longa carreira artística.

Para Manu, “em toda a minha carreira eu sempre estive muito bem acompanhado por ídolos e colegas brasileiros e americanos.” E define: “nesse projeto, eu divido minha alegria com a música, torno meu trabalho acessível de forma organizada para qualquer interessado, e agradeço por tantos mestres e amigos, tais como Germano Mathias, Mateus Aleluia, Luiz Tatit, John Pizzarelli, Toninho Horta, Ná Ozzetti, Graça Braga, Ken Peplowski, Danilo Caymmi, Luiz Brasil e muitos outros”. As obras de Manu, por sua vez, inserem-se na escola do canto com acompanhamento em música popular brasileira, que teve em João Gilberto seu expoente máximo e vem gerando seguidores nas gerações posteriores, como Toninho Horta, Dori Caymmi, Gilberto Gil e Caetano Veloso, entre outros. Alguns destes nomes expressivos são parceiros, colaboradores e amigos de Lafer.

O violão popular brasileiro cantado (que, por definição, não virou “escola”, propriamente) surgiu e teve seu artífice maior e inimitável em Dorival Caymmi, cuja obra passou a ser popularizada no final dos anos 1930, levando ao conhecimento de que a arte exposta nessas partituras tem estética de quase um século e é uma porta de entrada digna para conhecer o Brasil, seus artistas e sua cultura.

Cantor e compositor, Manu é também médico pediatra. Foi colaborador por 11 anos do arranjador Lincoln Olivetti. Gravou sambas da era dourada do Rádio Brasileiro com o cantor baiano Mateus Aleluia e forrós com o sambista Germano Mathias. Possui um álbum com Danilo Caymmi e outro com arranjos de violão de Dori Caymmi, além de parcerias com artistas do jazznorte-americano, como John Pizzarelli. Manu também tem trabalhos dedicados ao pop e ao folk norte-americanos: Somebody Like Me, tributo a Bobbie Gentry, e Something Old And New (2019), em parceria com o clarinetista e saxofonista Ken Peplowski.

Para conhecer: https://www.youtube.com/watch?v=5i4eJcg9110&list=OLAK5uy_nGYhwIpuxa8zHAQQriAhUO41WNOaX2HSU

Redação

Redação

Recent Posts

Avança no CCJ projeto para vetar benefícios sociais de invasores de imóveis

Condenados por invasão de propriedades também não poderão participar de programas do governo ou assumir…

6 horas ago

Tarifa para o aço “fortalece indústria e preserva emprego”, diz Alckmin

Vice-presidente e ministro diz que medida para reduzir importações fortalece setor importante e que está…

7 horas ago

PF tem aval para aprofundar investigação sobre vacina de Bolsonaro

Autorização foi concedida por Alexandre de Moraes, para esclarecer se ex-presidente apresentou cartão da vacinação…

8 horas ago

Camex estabelece cota de importação para itens de aço

Tarifa dos itens vai sofrer aumento de 25% quando cotas forem ultrapassadas; medida não deve…

8 horas ago

Analistas dizem que Tesla virou de Cinderela a um conto de terror

Tesla enfrenta a concorrência de marcas americanas e chinesas. Os gracejos de Musk transformaram-se em…

8 horas ago

Governo estuda estender crédito para reformas residenciais

Em café com jornalistas, Lula falou sobre políticas de crescimento e projetos do governo e…

9 horas ago