Destaque Secundário

O Domingão com Huck e as pautas para 2022

O Domingão com Huck e as pautas para 2022

Ontem estreou o “Domingão com Huck”, o novo programa de Luciano Huck nas tardes de domingo da família brasileira. Ele substitui  programa do Faustão, que saiu da Globo. Antes que briguem, xinguem e me mandem desligar a TV – afinal, ela não importa e nós precisamos ler muitas partes de O Capital – prestem um pouquinho de atenção aos detalhes interessantes do programa. 

Para além da discussão sobre Huck ser candidato à presidência ou não – ele disse que não será, mas ainda há tempo para mudar de ideia –, precisamos pensar na captura de pautas e públicos para o debate do ano que vem. Precisamos pensar nas construções simbólicas e na representatividade. E o programa serve a isso. E serve muito bem.

Um resuminho: ele visitou Domingos, o rei do brega, que é da Paraíba; o programa começou com o show dos famosos, onde pessoas famosas imitam outras, e então tivemos a participação de Margareth Menezes (mulher negra baiana), depois, Gloria Groove (uma drag queen) e o Fiuk, que já esteve enjoando todo mundo no BBB. Ao final, Luan Santana e Alcione apareceram, todo mundo cantou junto.

O brasileiro, especialmente num domingão, adora música brega, axé, sertanejo, pagode. Eu adoro. Alguns até tentam esconder e falam de MPB e música clássica, mas não resistem quando escutam “Eu falei Faraó”. Enfim, brincadeiras à parte, o programa coloca em cena essa brasilidade, essa alegria brasileira de vários ritmos e culturas regionais – vejam a representatividade de artistas nordestinos (a Nação Nordestina terá papel muito importante no ano que vem). E pauta discussões a partir desse viés descontraído. Também se preocupou com as questões identitárias – há mulher negra, há drag queen participando em destaque. 

O Domingão com Huck traz uma ótima construção simbólica que coloca em cena um outro Brasil, o da alegria, da diversidade, do respeito às diferenças, da harmonia – ninguém quer guerra, todos querem ficar juntos, cantando e dançando. Ninguém quer raivosos – à direita e à esquerda. Queremos de volta o país da alegria. Quem poderá resgatá-lo é a pergunta que fica no ar. E que será problematizada e potencializada a partir de 8 de setembro.

A Globo é mestre nessas arquiteturas simbólicas. E apenas desligar a TV não nos dá condições de entendê-las e de fazer frente a elas. Precisamos fazer isso com maestria, leituras revolucionárias em dia e ouvindo pagode e axé.  

Eliara Santana é uma jornalista brasileira e Doutora em Linguística e Língua Portuguesa pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-MG), com especialização em Análise do Discurso. Ela atualmente desenvolve pesquisa sobre a desinfodemia no Brasil em interlocução com diferentes grupos de pesquisa.

Este texto não expressa necessariamente a opinião do Jornal GGN

Redação

Redação

Recent Posts

Rendimento médio sobe 11,5% e chega a R$ 1848, segundo IBGE

Montante chegou ao maior valor da série histórica; aumento do rendimento médio e expansão da…

1 hora ago

Toffoli pode reconduzir Eduardo Appio à 13ª Vara, diz jornalista

Toffoli teria dito ainda que pode reaver o afastamento dos juízes Gabriela Hardt e Danilo…

2 horas ago

Aniversário do poeta Manuel Bandeira – a Evocação do Recife, por Urariano Mota

Me ocorreu – descobri, talvez -  que o seu eterno poema Evocação do Recife é…

3 horas ago

A volta do terrorismo fiscal, por Luís Nassif

Nem se anunciou déficit, mas meramente uma redução do superávit. E o mundo midiático entrou…

4 horas ago

Carga tributária cai, mas gasto com juros cresce e chega a 25,7% da arrecadação

As despesas com juros dos governos cresceram com vigor, a despeito da redução os juros…

4 horas ago

Desembargadores do TRF-4 afastados pelo CNJ acionam STF

Afastados por desacatar o próprio STF, Lorari Flores e Thompson Flores pede que Suprema Corte…

4 horas ago