Francisco Celso Calmon
Francisco Celso Calmon, analista de TI, administrador, advogado, autor dos livros Sequestro Moral - E o PT com isso?; Combates Pela Democracia; coautor em Resistência ao Golpe de 2016 e em Uma Sentença Anunciada – o Processo Lula.
[email protected]

O mal na política se combate na política, por Francisco Celso Calmon

Enquanto não for defenestrado do poder, essa não foi a primeira e nem será a última apelação do presidente cagão. Vai acumulando comportamentos e posturas incompatíveis com a estatura de um mandatário

O mal na política se combate na política

por Francisco Celso Calmon

Ter raiva, asco, desprezo pelo ser ignóbil que está no planalto cometendo genocídio e corrupção, é humano, mas daí a desejar-lhe a morte não é o melhor exemplo de postura política e sociedade democraticamente civilizada que desejamos construir.

Quando o jovem prefeito de São Paulo, Bruno Covas, faleceu, entre outros impropérios o “já vai tarde” foi comum. O que foi lamentável como demonstração de solidariedade a sua família e sentimento de perda política, pois mesmo em posição contrária, mesmo sendo de direita, era um político do campo democrático e por sua juventude um dano geracional à democracia. 

O modelo utilizado pelo presidente é o mesmo que usou quando candidato à presidência, o de se fazer de vítima. Todo vitimismo é um apelo emocional aos baixos sentimentos e a irracionalidade, especialmente quando de algoz procura passar à condição de vítima, no sentindo de explorar os sentimentos bondosos de um povo.

Pessoas com transtornos mentais, com manias de perseguição, geralmente se comportam dessa maneira quando a situação fica desfavorável, foge de seu controle e sentem acuadas. É como buscar o colo da mãe, é ficar na posição fetal.

Enquanto não for defenestrado do poder, essa não foi a primeira e nem será a última apelação do presidente cagão. Vai acumulando comportamentos e posturas incompatíveis com a estatura de um mandatário. Há fartura de exemplos de que se trata de uma pessoa frágil, que não suporta o peso do cargo, somatiza, e manifesta suas inópias mentais.

Contudo, trabalhemos para seu fenecimento político, mas que viva, até para responder pelos seus crimes perante a Justiça.

Geralmente esses sentimentos mais raivosos dentro da esquerda costumam vir de segmentos pequenos burgueses, arrivistas. É menos comum advir de quadros trabalhadores de base, os pequenos burgueses são mais afeitos a vociferarem essas explosões emocionais.

É essa esquerda que fica de mal entre seus pares. É essa esquerda que cultiva uma intriga, um-disse-que-disse, que dá gelo, que queima seus próprios companheiros na calada da noite, nos corredores do anonimato, é essa esquerda que fica feliz em provocar baixas nas suas próprias fileiras e depois culpa a vítima.

Precisamos nos perguntar amiúde qual a sociedade que queremos construir. Evidente que não se trata de dar a outra a face, de ser indiferente às ofensas e violências, mas há de se distinguir Virgulino Ferreira da Silva, o Lampião, de Ernesto Che Guevara, modelo de revolucionário internacionalista.

Hay que endurecerse, pero sin perder la ternura jamás.

Francisco Celso Calmon, ex-coordenador nacional da RBMVJ, membro da coordenação do canal pororoca.

Este artigo não expressa necessariamente a opinião do Jornal GGN

Francisco Celso Calmon

Francisco Celso Calmon, analista de TI, administrador, advogado, autor dos livros Sequestro Moral - E o PT com isso?; Combates Pela Democracia; coautor em Resistência ao Golpe de 2016 e em Uma Sentença Anunciada – o Processo Lula.

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador