Para EUA, Brasil tem responsabilidade de liderar solução para crise climática

A declaração foi dada pelo enviado especial para o clima do governo de Joe Biden, John Kerry, à Folha de S. Paulo

Foto: Carl de Souza/AFP

Jornal GGN – Os Estados Unidos acredita na capacidade do governo de Jair Bolsonaro (sem partido) de liderar soluções para a crise climática que mostrem “resultados imediatos”. A declaração foi dada pelo enviado especial para o clima do governo de Joe Biden, John Kerry, à Folha de S. Paulo.  

“O Brasil é uma das dez maiores economias do mundo e líder regional, o país tem a responsabilidade de liderar [soluções para a crise climática]”, disse Kerry, tento em vista o papel relevante do país – que detêm 60% da floresta amazônica – no cenário geopolítico ditado pelo clima.

Em meio às evidências da gestão ambiental catastrófica de Bolsonaro, Kerry afirmou que os EUA vão acompanhar de perto as medidas tomadas pelo governo brasileiro para cumprir as promessas feitas pelo mandatário durante a Cúpula de Líderes sobre o Clima, em abril, e irão insistir na exigência de uma “redução significativa” do desmatamento ainda em 2021.

“O presidente Bolsonaro se comprometeu a zerar o desmatamento ilegal no Brasil até 2030 e alcançar a neutralidade climática até 2050. Para atingir qualquer uma dessas metas, o Brasil precisará tomar medidas imediatas para reduzir significativamente o desmatamento em 2021”, apontou.

Apesar das promessas de Bolsonaro, no mês passado ele fez um corte de quase R$ 240 milhões no orçamento do Ministério do Meio Ambiente. A situação teria “alarmado” Kerry. 

O americano, no entanto, afirmou que o governo brasileiro garantiu diretamente a ele que haverá uma recomposição dos recursos, mas espera confirmar a veracidade da promessa.“O governo brasileiro nos garante que está discutindo o orçamento internamente e que encontrará recursos para cumprir os compromissos. Como outros, vamos procurar confirmação de que esse compromisso foi cumprido”, contou

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Apoie agora

Deixe uma mensagem

Por favor digite seu comentário
Por favor digite seu nome