Ronison Borba lança primeiro disco solo de acordeon em repertório erudito

Residente em Portugal, o acordeonista brasileiro Ronison Borba lançará no dia 13 de setembro nas plataformas digitais, Instantes, seu disco de estreia

Foto de Fábio Zambom

Jornal GGN – Residente em Portugal, o acordeonista brasileiro Ronison Borba lançará no dia 13 de setembro nas plataformas digitais, Instantes, seu disco de estreia em que apresenta um repertório de obras eruditas escritas originalmente para o acordeon, um viés pouco explorado no Brasil.

O álbum resulta da pesquisa e estudo de Ronison no âmbito da música original contemporânea escrita para o acordeon, com conceitos composicionais muito distintos. O repertório apresenta músicas de Viatcheslav Semyonov, Paul Rovsing Olsen, Jürgen Ganzer, Yuji Takahashi, Gennady Banshchikov, Franck Angelis, Sergey Voytenko e Paulo Jorge Ferreira. O disco tem a produção musical de Pedrinho Figueiredo e o financiamento do FAC/RS.

REPERTÓRIO

Passacaglia (Jürgen Ganzer)

Romance  (Franck Angelis)

Without A Title Op.72  (Poul Rovsing Olsen)

Sonata nº1 (Gennady Banshchikov)

       Allegretto

       Andante

       Vivo

Like a Water Buffalo (Yuji Takahashi)

Revelation  (Sergey Voytenko)

Soluços  (Paulo Jorge Ferreira)

Caprice nº1 (Viatcheslav Semionov)

Ronison Borba, acordeonista gaúcho atualmente radicado em Portugal, é formado em música pela UFSM e bacharel em acordeon pela Escola Superior de Artes Aplicadas, em Castelo Branco/Portugal. Segundo brasileiro com formação específica no seu instrumento, é aluno do renomado acordeonista, compositor e professor português Paulo Jorge Ferreira. Vencedor de diversos festivais e concursos no âmbito nacional e internacional, tanto em acordeon solo como em música de câmara. Estudou e participou de masterclass com renomados os acordeonsitas Richard Galliano (França), Gorka Hermosa (Espanha), Iñaki Alberdi (Espanha), Miloš Milivojević (Servia), Bartosz Glowacki (Polônia), Chico Chagas, Toninho Ferragutti, Luciano Maia, Samuca do Acordeon, Oscar dos Reis, Elias Rezende e Otavio de Assis Brasil. Gravou o disco Arrebol com o Mafuá Trio Instrumental (2017)

Para conhecer: https://www.youtube.com/ronisonborba

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Apoie agora

Deixe uma mensagem

Por favor digite seu comentário
Por favor digite seu nome