STJ aceita denúncia contra governador do Amazonas por compra de respiradores

A subprocuradora-geral da República Lindôra Araújo, que assina a denúncia, afirma que uma estrutura foi montada no governo do Amazonas, sob Lima, com propósito de praticar crimes contra a Administração Pública

Foto Agência Brasil

Jornal GGN – Por maioria, o Superior Tribunal de Justiça (STJ) aceitou denúncia feita pelo Ministério Público contra o governador do Amazonas, Wilson Lima (PSC), nesta segunda, dia 20. A investigação irá apurar a suposta participação de Lima nas irregularidades em comproa de respiradores para tratamento de pacientes com Covid-19.

Além de Lima, outras 15 pessoas foram denunciadas por crimes de organização criminosa, peculato, fraude a licitações e pelo delito de embaraço às investigações. O MPF sustenta que a dispensa de licitação na compra de equipamentos serviu para o esquema de ‘sobrepreço’ e ‘direcionamento de contratação’.

A subprocuradora-geral da República Lindôra Araújo, que assina a denúncia, afirma que uma estrutura foi montada no governo do Amazonas, sob Lima, com propósito de praticar crimes contra a Administração Pública, principalmente em ações para o enfrentamento da pandemia.

O governador do Amazonas afirmou que as acusações não têm fundamento e que provará sua inocência. Diz que a acusação é frágil e não apresenta prova ou indício de que ele tenha praticado qualquer crime.

A investigação foi iniciada em junho de 2020, pela Polícia Federal, sobre desvio de verbas na compra de respiradores. Uma casa de vinhos fez a venda de respiradores ao governo do Estado, sem licitação. A adega pagou R$ 496 a menos do que o repassado ao estado. Além disso, os respiradores foram adquiridos por preço superior ao praticado no mercado, uma diferença de cerca de 133% a mais.

Redação

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador