Home Destaque Secundário STJ aceita denúncia contra governador do Amazonas por compra de respiradores

STJ aceita denúncia contra governador do Amazonas por compra de respiradores

STJ aceita denúncia contra governador do Amazonas por compra de respiradores
Foto Agência Brasil

Jornal GGN – Por maioria, o Superior Tribunal de Justiça (STJ) aceitou denúncia feita pelo Ministério Público contra o governador do Amazonas, Wilson Lima (PSC), nesta segunda, dia 20. A investigação irá apurar a suposta participação de Lima nas irregularidades em comproa de respiradores para tratamento de pacientes com Covid-19.

Além de Lima, outras 15 pessoas foram denunciadas por crimes de organização criminosa, peculato, fraude a licitações e pelo delito de embaraço às investigações. O MPF sustenta que a dispensa de licitação na compra de equipamentos serviu para o esquema de ‘sobrepreço’ e ‘direcionamento de contratação’.

A subprocuradora-geral da República Lindôra Araújo, que assina a denúncia, afirma que uma estrutura foi montada no governo do Amazonas, sob Lima, com propósito de praticar crimes contra a Administração Pública, principalmente em ações para o enfrentamento da pandemia.

O governador do Amazonas afirmou que as acusações não têm fundamento e que provará sua inocência. Diz que a acusação é frágil e não apresenta prova ou indício de que ele tenha praticado qualquer crime.

A investigação foi iniciada em junho de 2020, pela Polícia Federal, sobre desvio de verbas na compra de respiradores. Uma casa de vinhos fez a venda de respiradores ao governo do Estado, sem licitação. A adega pagou R$ 496 a menos do que o repassado ao estado. Além disso, os respiradores foram adquiridos por preço superior ao praticado no mercado, uma diferença de cerca de 133% a mais.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Apoie agora

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Sair da versão mobile