Brasil pede esclarecimento a Israel sobre assentamentos

Por Marco Antonio L.

Da Agência Brasil

Brasil pede a Israel esclarecimento sobre assentamentos em territórios palestinos

Renata Giraldi
Repórter da Agência Brasil

Brasília – O embaixador de Israel no Brasil, Rafael Eldad, foi chamado hoje (4), no final da manhã, ao Ministério das Relações Exteriores. A convocação é um protesto do governo brasileiro à retomada da construção de assentamentos em territórios palestinos. O Brasil é contra os assentamentos por considerar que atrapalham as negociações de paz com os palestinos. O Brasil defende um acordo no qual convivam dois Estados – o de Israel e o da Palestina.

Eldad conversou com o subsecretário de África e Oriente Médio, embaixador Paulo Cordeiro. Na conversa, Cordeiro reiterou que, para o Brasil, os assentamentos são ilegais e não colaboram com o processo de paz na região. Ele disse ao embaixador israelense que a retomada da construção de assentamentos não contribui positivamente para a busca pelo fim dos conflitos.

O encontro de Eldad com Cordeiro foi confirmado pelo Itamaraty e pela Embaixada de Israel no Brasil. Porém, a assessoria da embaixada informou que aguardava instruções do governo em Israel para fazer manifestações sobre o encontro. Não forneceu mais detalhes.

Ontem (3) os embaixadores de Israel no Reino Unido, na Espanha, na Dinamarca, na França e na Suécia foram chamados também para ouvir críticas dos respectivos governos destes países aos assentamentos. Para parte da comunidade internacional, a insistência de Israel em expandir os assentamentos é considerada negativa.

Um dia depois de a Assembleia Geral das Nações Unidas aprovar o status de Estado observador para a Palestina, o governo de Israel retomou as construções dos assentamentos. As residências são construídas em áreas ao redor da Faixa de Gaza e em Jerusalém Oriental, agravando a tensão entre israelenses e palestinos. No total, são 3.000 casas.

Edição: Nádia Franco

Luis Nassif

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador