Sobre o nascimento e morte da proposta da Alca

Comentário ao post “A candidatura brasileira à OMC

Uma estoria simplesmente NAO EXISTE.. Nao foi Lula e Celso Amaorim que impediram o Brasil de aceitar a proposta americana da ALCA. A Ideia de Clinton, lançada em Miami em 1994, ja em 2001 estava morta por oposiçao dos sindicatos americanos e dos Republicanos no Senado. A Alca (FTAA em ingles) foi apenas uma ideia do Presidente Clinton que gerou uma proposta sem futuro porque o Congresso americano jamais apoiou a ideia e nunca retificaria o Tratado.

No Brasil o Presidente FHC, no inicio simpatico a ideia encontrou resistencias dentro do Governo mas muito mais ainda no Congresso. No empresariado industrial a resistencia foi maior ainda, especialmente da FIESP. Nao havia clima para discutir a proposta da Administraçao americana, que nao chegou a avançar nada na gestao FHC. Portanto e uma lenda que Lula e Amorim e que se oposurem a Alca. Nao havia nada na mesa para ser contra ou a favor quando começou o Governo Lula em 2003. Provavelmente Lula e Amorim eram contra a ideia e Palocci a favor mas nao havia nem sequer um rascunho da Alca para se discutir.

O Congresso dos EUA tem uma historica hostilidade a tratados de livre comercio. O TLC com a Colombia, pais amigo e aliado, levous CINCO anos rolando no Congresso para ser aprovadO, ainda assim por minima margem. O NAFTA foi aprovado porque o Canada sempre foi integrado na economia americana e com relaçao ao Mexico havia um consenso nos EUA que era preciso criar empregos no vizinho para diminuir a pressao de imigrantes clandestinos. Era um caso especifico e especial, um grande vizinho problematico por causa da imigraçao e do trafico.

Quanto a candidatura do brasileiro, seria impossivel sem apoio do Governo brasileiro, ninguem em organismos multilaterais e candidato de si mesmo, isso nao existe. O candidato brasileiro e candidato do Itamaraty, a quem devem ser dirigidas as criticas e nao ao proprio diplomata. Diplomata representa paises sempre, nao e ator a titulo pessoal.

Luis Nassif

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador