Wikileaks diz que Snowden também pediu asilo ao Brasil

O Brasil estaria no grupo de 21 países aos quais o ex-funcionário da CIA Edward Snowden teria pedido asilo político segundo um comunicado publicado pelo site Wikileaks.

O informe da Wikileaks diz que os pedidos de asilo foram entregues no domingo ao escritório do consulado russo no aeroporto de Sheremetyevo para que fossem passadas às correspondentes embaixadas em Moscou.

Porém, a embaixada brasileira em Moscou disse não ter recebido qualquer pedido do americano – ao menos até a manhã desta terça-feira.

Segundo o Wikileaks, o grupo também incluiria China, França, Irlanda, Áustria, Islândia, Bolívia, Cuba, Finlândia, Alemanha, Índia, Itália, Holanda, Nicarágua, Polônia, Espanha, Suíça e Venezuela, além de Equador, Rússia e Noruega, que confirmaram ter recebido o pedido.

Ex-técnico em segurança digital da CIA, Snowden delatou um sistema secreto de monitoramento de informações pessoais nos quais agentes da Agência Nacional de Segurança americana (NSA, na sigla em inglês) teriam acesso direto a servidores de nove grandes empresas de internet, incluindo Google, Microsoft, Facebook, Yahoo, Skype e Apple.

As informações teriam sido conseguidas quando Snowden prestava serviço para a NSA. Para escapar de um processo, no início de maio ele fugiu do Havaí, onde morava, para Hong Kong – de onde teria denunciado o esquema de espionagem para o jornal britânico The Guardian e o americano Washington Post.

Uma investigação criminal foi aberta contra ele na Justiça americana e os Estados Unidos pediram sua extradição, mas ele conseguiu viajar para Moscou e, desde então, ninguém confirma seu paradeiro.

Asilo

O Secretário de Estado dos EUA, John Kerry, teria discutido o caso de Snowden com o chanceler russo, Sergei Lavrov, durante uma conferência em Brunei.

Os pedidos de asilo teriam sido apresentados pela advogada britânica Sarah Harrison, da equipe jurídica do Wikileaks.

Uma autoridade russa confirmou que a solicitação foi recebida pelo país, mas o Kremlin não quis comentar o caso.

Sem citar nomes, o presidente russo, Vladimir Putin, disse que Moscou “nunca entregou ninguém nem teria a intenção de fazê-lo”.

Ele deu a entender que Snowden poderia ficar no país com a condição de que ele parasse de prejudicar os “parceiros americanos” da Rússia com seus vazamentos de informação.

Snowden já havia pedido asilo ao Equador, que está abrigando o fundador do WikiLeaks, Julian Assange, em sua embaixada em Londres.

Nesta segunda-feira, o presidente do Equador, Rafael Correa, disse à agência de notícias France-Presse que, a princípio, seu país processaria a solicitação se Snowden conseguisse entrar na embaixada equatoriana. No entanto, caso ele pudesse completar o pedido dentro do território russo, então “a situação poderia processada e resolvida lá”. Ou seja, pelo governo russo.

Noruega, Polônia, Alemanha, Áustria, Finlândia, Espanha e Suíça afirmaram que pedidos de asilo somente poderiam ser feitos no solo destes países.

Em um comunicado na Tanzânia, o presidente americano, Barack Obama, disse que Snowden viajou para Moscou sem documentos válidos.

Snowden acusa o governo dos Estados Unidos de pressionar os países para os quais ele pediu asilo para rejeitarem o pedido.

“O presidente ordenou que seu vice-presidente pressionasse os líderes das nações que receberam minha solicitação de proteção”, o ex-funcionário da CIA teria dito, segundo o Wikileaks.

Fonte: http://www.bbc.co.uk/portuguese/noticias/2013/07/130702_snowden_ru.shtml

Redação

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador