BNDES rebate Estadão sobre transparência

Jornal GGN – Ontem (9), o jornal O Estado de S. Paulo deu matéria abordando a proposta do senador Vitor do Rêgo (PMDB-PB) para a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) de 2015. Pela medida, o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) seria obrigado a publicar bimestralmente um demonstrativo em que constem todos os financiamentos concedidos a governos estrangeiros, União, Estados e Municípios, que ultrapassem R$ 500 mil. O jornal só se esqueceu de informar que o BNDES já faz isso. Desde 2009.

A matéria do Estadão acusa o banco estatal de sonegar informações a órgãos de fiscalização, como o Tribunal de Contas da União (TCU), o Ministério Público Federal (MPF) e a Controladoria Geral da União (CGU). Mas o BNDES afirma que as informações já são públicas e estão disponíveis para consulta no site.

Procurado pela equipe do Jornal GGN, o banco enviou nota afirmando que: “O BNDES, em iniciativa inédita no país, já divulga, desde fevereiro de 2009, todas as suas operações de financiamento em seu site. Especificamente para Estados e Municípios, a consulta pode ser feita desde 1994, e estão disponíveis a descrição do projeto, o estágio da tramitação da operação no Banco e o volume desembolsado”.

A lei pode representar um avanço, já que a prestação de contas passa a ser uma obrigação, independente da boa vontade do banco e do governo. Mas o jornal omitiu, ou falhou em apurar, que a iniciativa já existe, em consonância com a postura do governo federal de dar transparência às contas públicas.

Redação

11 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. comparação chula

    Na rodinha dos moleques o estadinho acusa:

    -Peidaste!

    Ao que o BNDES retruca:

    -Não fui eu!

    De nada adianta a réplica. Além do estadinho berrar mais alto, depois de um dia, a reputação do BNDES já passou a ser de peidorreiro. Para sempre. 

  2. Nassif,Equipe/Participantes:Dúvidas tentar logar, sem sucesso:
    Nassif,Equipe/Participantes:Dúvidas tentar logar, sem sucesso:
    Olá, não é bem uma reclamação: meu acesso ao meu próprio perfil  é negado. Já pedi automaticamente reenvio de senha pra trocar, mas não chegou. Tentei 2 vezes. A mensagem diz que meu nickname e meu email já estão sendo usados, mas fiz completa limpeza no PC, inclusive com programa apicativo que limpa ainda mais, e verifiquei conexões, tudo OK navegando pela web sem problemas. uma alternativa que pensei foi pedir , submeter recadastramento, a seus critérios, claro – pedir cadastramento. Mas falha. Pensei numa mensagem em que exibi meu endereço, fone, 2 emails – para identificação por quem quisesse visitantes, participantes, que é um risco opcional, pelo que entendo Tais identificações qq pessoa podia ver nalguns vídeos q postei logado ao Yutube (as pessoas poderiam ver detalhes da imagem e lá estaria nome e email ). Terá sido este motivo? Ou vírus q parece estar afetando o blog ou algumas pessoas, como ja avisei? Analu tb. Mas nem ela, nem eu (única q contatei internamente tb) não recebemos mensagem da Equipe do Blog. Por gentileza, me digam o que está havendo (Anarquista Lúcida tb tem tido problemas semelhantes, ontem recebi normalmente automáticas notificações de mensagens públicas q me houvera enviado por mais de um participante. Contatei Anarquista Lúcida, novamente, mas pra minha surpresa, saiu com mensagem pública o que escrevera.  Usei o termo ofens por ênfase) talvez devesse ter usado um sinônimo, incomodado Nassif e Equipe, ou “eles” . Att, (meu nome de conhecimeto do Blog e agora público – Nickname (o apelido que prefiro que seja exibido).Quem puder entre os participantes dizer as hipóteses, já q diante de tatnas coisas que a equipe tem a fazer no Portal GGN e aqui em Posts Recentes, sseja secundário responder a todas as questoes internamente enviads pelo Contato/Institucional.                          

               

  3. Acreditar que o PIG, em plena

    Acreditar que o PIG, em plena campanha pró golpe, tenha “esquecido” ounão sabia” que o BNDES já pratica a transparência via Internet desde 2009 é o mesmo que acreditar que o Papai Noel existe. Acredito muito mais na má-fé dos piguentos.

  4. Mais fumaça…

    Até parece que o TCU e CGU querem saber quanto é 2+2…

    Nada sobre os critérios para a concessão de empréstimos, análises de riscos, capacidade e garantias de pagamento, etc.?

    Vai ver basta chegar lá e pedir que está tudo bem. Ou mostrar que sabe fazer 2+2…

  5. Alguem sabe como identificar

    Alguem sabe como identificar os valores e as taxas que foram emprestados para o financiamento do Porto de Mariel em Cuba?? Sinceramente entrei no site e tentei pesquisar mas não consegui.

  6. Enquanto não vem uma Lei das

    Enquanto não vem uma Lei das Mídias, uma pesquisa qualitativa dos jornais, no modelo do Manchetômetro,  poderia tornar pública as falhas, as manipulações, as mentiras. Inverteríamos a lógica atual de ficarmos a reboque, eles é que teriam que conquistar a confiança da população.

  7. Estadão já faliu

    Ainda bem que o Estadão já faliu… quem busca informação no estadão, aliás no PIG em geral, é porque não quer ser bem informado mesmo, né não?

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador