Expressão ‘atrás das grades’ é imprópria, admite STJ sobre caso de Dirceu

Patricia Faermann
Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.
[email protected]

 
Jornal GGN – Após o Superior Tribunal de Justiça (STJ) divulgar em seu twitter, no último ano, que José Dirceu iria “passar o Ano Novo atrás das grades”, a comunicação gerou grande repercussão sobre a parcialidade e adequação da assessoria do Tribunal. Uma das críticas foi a do blog Maria Frô, do Portal Forum, que relacionou o histórico do atual Secretário de Comunicação do STJ, Douglas de Felice, com a possível motivação para uma postura partidária do jornalista. Felice enviou uma carta resposta, admitindo que a expressão usada no tweet foi “imprópria”, mas defendeu que a crítica “é inverídica, difamatória, carece de apuração, não procurou ouvir o tradicional ‘outro lado’ e foi movida por puro preconceito”.
 
“A matéria do Forum tenta, equivocadamente, ou maldosamente, construir a tese de que este Secretário de Comunicação tem inspirações partidárias ou profanas”, disse o Secretário, completando que já trabalhou durante o primeiro governo da presidente Dilma Rousseff, com o então ministro do Esporte, Aldo Rebelo, durante a organização da Copa das Confederações e da Copa do Mundo, além de já ter assessorado parlamentares petistas, durante a sua carreira na imprensa.
 
Douglas de Felice afirmou que sentiu “o gosto amargo dos que são acusados sem o direito à ampla defesa” e que não se considera “tendencioso, mas sim um defensor do amplo direito de defesa e da presunção da inocência, princípios da democracia e do meio jurídico” que preza. “Continuarei trabalhando para que todos tenham voz”, finalizou.
 
Leia a carta completa:

Rio de Janeiro, 04 de janeiro de 2016

Senhor Editor-responsável do Portal Forum, de Maria “Frô”, abrigado no IG,

Um dos grandes aprendizados que tive na vida, e em minha carreira de 35 anos, é que há o bom e o mau jornalismo, dicotomia repetida em várias profissões.

O bom, o correto jornalismo praticado em nosso país, e no mundo, tem limites éticos estabelecidos por entidades representativas como ABI, FENAJ e Sindicatos, por práticas louváveis, como apuração rigorosa, espaço para o contraditório, imparcialidade e pelo pré-requisito fundamental da informação precisa. O mau jornalismo vai na contramão destes princípios democráticos.

A matéria “Currículo do Secretário de Comunicação do STJ pode explicar o twitter do STJ sobre José Dirceu” teve o cuidado de ferir todos os paradigmas básicos de nossa profissão. É inverídica, difamatória, carece de apuração, não procurou ouvir o tradicional “outro lado”, no caso a minha pessoa, e foi movida por puro preconceito. Ou achismo imperdoável!

A acusação que me é feita pela pessoa que assina a matéria, com teor fortemente opinativo, é que o twitter da conta oficial do STJ, no dia 29 de dezembro de 2015, teria tripudiado com um dos quadros do PT, demonstrando o que ela considera “parcialidade e partidarismo anti-petista”. E isso se deve ao fato de haver sido escrita, nesta rede social, a frase: “Como o recesso do Judiciário só termina em fevereiro, José Dirceu vai passar o Ano Novo atrás das grades”.

A única concordância que a matéria tem de minha parte é que a expressão utilizada na frase é imprópria à Comunicação institucional de um Tribunal. Efetivamente, o tweet foi concebido e redigido não por este jornalista que vos escreve, mas por um outro profissional altamente qualificado, imparcial e experiente, editor-chefe da área de conteúdo da Comunicação do STJ, que eu prefiro preservar o nome para não parecer que evito as responsabilidades do cargo.

O erro que ele cometeu foi tentar explicar numa linguagem comum e sucinta, própria de sua formação de rádio e TV, nos exíguos 140 caracteres que o Twitter permite, uma decisão tomada no plantão pelo Presidente deste Tribunal Superior. Economizou nas palavras e foi, no que alguns consideram, inclusive eu, infeliz na expressão, mas explícito na descrição e tradução da decisão judicial.

Devo esclarecer que, no período das festas de final de ano, entre o Natal de 2015 e o Ano Novo de 2016, eu estava em recesso, autorizado pelo Presidente da egrégia Corte, para um curto período de descanso com minha família fora de Brasília e, portanto, desconectado das atividades diárias da Comunicação do STJ. Em meu lugar, respondia uma profissional experiente que, informada da reação ao texto considerado inadequado, determinou sua retirada. Apesar de estar fora do trabalho, tomei, nas horas seguintes ao episódio, as providências que considerei adequadas para que tal erro não mais se repita.

A matéria do Forum tenta, equivocadamente, ou maldosamente, construir a tese de que este Secretário de Comunicação tem inspirações partidárias. Ou profanas… Já que menciona clientes ditos polêmicos para os quais efetivamente trabalhei em minha carreira.

Vamos aos fatos, o verdadeiro amálgama do bom jornalismo. Depois de exercer, por 20 anos, a profissão na iniciativa privada, como repórter, editor, chefe de reportagem e diretor de jornalismo em diversos órgãos da chamada grande imprensa, desde o SBT, passando pela Manchete, Radiobrás, JB, CBN e TV Globo, entre diversos outros veículos, me dediquei à assessoria de imprensa.

Especializei-me em gerenciamento de imagem, o que implica, muitas vezes, trabalhar com personagens que enfrentam crises, como foi o caso de Renan Calheiros e José Maria Marin. Chefiei a comunicação do PSDB, na gestão de Sérgio Guerra, assessorei o governador Marconi Perillo e fui convidado por uma empresa de comunicação de grande porte para colaborar na crise que o atual governador do Paraná, Beto Richa, atravessa, embora não tenha chegado a atuar. E prestei consultoria a outras instituições e personagens de diversas correntes ideológicas, inclusiva da base do atual Governo.

Portanto, daí, simplesmente, classificar este profissional aqui de “antipetista” seria um óbvio exagero. E uma mentira! Afinal, se isso é verdade – e garanto que não é – porque teria eu trabalhado, também, no primeiro governo Dilma, do PT, com o então Ministro do Esporte, Aldo Rebelo, hoje na Pasta da Defesa, durante a organização da Copa das Confederações e Copa do Mundo? Ou teria assessorado parlamentares petistas, por ocasião de denúncias de aluguel irregular de veículos em seus estados?

Ou seja, se fosse tucano ou anti-petista, tais autoridades jamais teriam me contratado. E, digo mais: não seria nada inteligente de minha parte. Sabe por que? Porque para um profissional que presta consultoria em crises, seria um gesto impensado eliminar um público, ou clientes, falando do ponto de vista de mercado. Seria como um locutor famoso de futebol declarar que torce para determinado time. Perderia legiões de admiradores no mesmo instante. E pior: não teria mais credibilidade, bem tão valioso que está em jogo, na hora em que escrevo esta resposta.

O texto ainda me faz diversas acusações, com base em recortes de jornais, à época dos meus trabalhos de assessoria a alguns destes personagens. Somente esqueceram, talvez por desconhecimento, ou má fé, de averiguar que tais textos jamais tiveram fundamento ou incorreram em qualquer processo, inquérito ou denúncia por parte do Ministério Público ou qualquer órgão policial contra a minha pessoa. E sabem por que? Por serem absolutamente inverídicas.

Enfim, talvez as pessoas comuns não tenham conhecimento, mas para ser nomeado em um Tribunal Superior, ou em qualquer órgão público, é preciso ter ficha limpa. Tive de me submeter a este crivo e apresentei nove certidões negativas que comprovam minha idoneidade.

Portanto, Sra. Conceição Oliveira e Portal Forum, não me considero tendencioso, mas sim um defensor do amplo direito de defesa e da presunção da inocência, princípios da democracia e do meio jurídico que tanto prezo.

Reitero o meu profundo respeito a todos, repito todos, os jurisdicionados do STJ, independente de ideologia ou agremiação política, ao Poder Judiciário brasileiro e, principalmente, ao bom jornalismo, algo essencial para a construção de um país verdadeiramente democrático.

Senti o gosto amargo dos que são acusados sem o direito à ampla defesa. Mas continuarei trabalhando para que todos tenham voz. E que seja a voz da cidadania, lema deste Tribunal para o qual trabalho e que tanto admiro.

Atenciosamente, Jornalista Douglas De Felice.

Leia mais:

No twitter, STJ diz que “José Dirceu vai passar o fim de ano atrás das grades”

Patricia Faermann

Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.

44 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. expressao atras das grades.

    Trocando em miudos. O cara é um “anta” mesmo. Alega que assessorou o Aldo e o PT. E um produtodo meio,justificandompor que o PT surfa nessa lambança,nesse côcô montado pelo cartel midiatico.Com um Douglas de Felice desses na comunicaçao….

  2. Limites éticos

    “O bom, o correto jornalismo praticado em nosso país, e no mundo, tem limites éticos estabelecidos…” e quase sempre ignorados.

  3. A expressão foi grosseira e

    A expressão foi grosseira e desrespeitosa.

    Aposto todo meu salário que usaram de forma intencional.

    O resto é cinismo.

    1. Quem acredita no Judiciário?

      Concordo! A forma que encontraram para comunicar que Dirceu estaria impedido de confraternizar com seus familiares nas festas de final de ano foi jocosa, zombeteira. Um escárnio! Felice afirma que o twitte foi escrito por um profissional competente e isento. Pois bem, eu, que não sou jornalista, encontro rapidamente, pelo menos, algumas dezenas de textos alternativos ao desse profissional isento. Aliás, esse twitte estaria muito bem ajustado às postagens de perfis como o dos Revoltados. É uma vergonha que o Judiciário, esse poder que nos custa fortunas anuais, seja aparelhado por partidos e políticos. O caso do twitte do STJ é até menor. Não podemos esquecer de ministros do STF que transformam seus votos em discursos políticos de ataque ao governo e ao PT. 

      1. O STF…

        O problema começa com o STF midiático jogando pra mídia fazendo discursos moralistas e hipócritas!

        Essa semana li que Joaquim Barbosa ligou pra  Ricardo Lewandowski para “liberar” o passaporte DIPLOMÁTICO, com o famoso jeitinho brasileiro que o canalha hipócrita tanto criticou!

        Espero que Lewandowski NEGUE e lembre a ele que o jeitinho brasileiro não cai bem… 

         

        Aposentado, Joaquim Barbosa pede para renovar passaporte diplomático

        Aposentado, Joaquim Barbosa pede para renovar passaporte diplomáticoFoto: Fellipe Sampaio/ SCO/ STFMesmo após a aposentadoria, o ex-ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Joaquim Barbosa, preferiu não perder todas as benesses que o antigo cargo permitia. Segundo a coluna Radar Online, Barbosa pediu ao presidente do STF – sucessor e desafeto -, Ricardo Lewandowski para enviar um ofício ao Itamaraty solicitando a renovação do passaporte diplomático a que tinha direito enquanto membro da Suprema Corte. Aposentado antes da “expulsória”, Barbosa justificou ter perdido o documento. Como ex-ministro, ele não teria mais acesso ao passaporte especial, que garante fila especial em aeroportos e dispensa de visto para alguns países. Barbosa quer entrar no rol de exceções, previstas mediante autorização do ministro de Relações Exteriores, destinatário da carta de Lewandowski.

         

  4. Nada tenho nada a opinar

    Nada tenho nada a opinar acerca da defesa do missivista face às acusações de que foi vítima. Decerto que o Portal Fórum vai emitir uma tréplica para contestar ou coonestar as alegações do mesmo. Assim funciona a Democracia e as interações entre pessoas bem intencionadas. 

    O que me causou estranheza foi a economia exagerada com relação as explicações para o fato que gerou toda a celeuma: apenas meros dois  parágrafos para tentar justificar o absurdo que foi esse malsinado “twitter” emitido por um Tribunal Superior. Tentar,  porque realmente não justificou. Mesmo porque não se pode justificar o injusticável. Arguir competências, currículos, o que seja, fica no terreno das desculpas esfarrapadas. 

  5. As racionalizações do autor

    As racionalizações do autor da ofensa não resolvem o problema.

    A ofensa desnecessária foi feita e tem cunho evidentemente partidário.

    Nenhum réu do PSDB foi tratado da mesma forma que José Dirceu.

    O STJ não precisava dizer que ele iria passar o fim de ano preso, pois já havia dito que o HC dele somente seria apreciado após o fim do recesso judiciário.

    A ofensa foi evidentemente intencional e tinha o propósito de instigar os internautas a comemorar a notícia reproduzindo-a (o que de fato ocorreu).

    O responsável deve ser punido.

    Caso contrário, ele continuará fazendo coisas semelhantes sempre para ferir a imagem pública de José Dirceu ou de outro petista.

    Aliás, se quer passar a limpo o caso o STJ deve meter o pé na bunda do tucano pilantra que usou o Twitter oficial do Tribunal para fazer proselitismo anti-petista. 

    1. Também não acho necessário

      Também não acho necessário ferir ainda mais a imagem pública de um criminoso contumaz.

      O desprezo que a sociedade nutre por pessoas deste especie já é o suficiente.

      1. Então cite os crimes

        pelos quais o Dirceu foi condenado. Não esqueça das provas, pois tu não tens o direito que a rosa weber tem de apenas condenar porque a literatura assim o permite. Sei… no teu caso a literatura é a rebistinha veja.

  6. Pode até ser, mas alinguagem

    Pode até ser, mas alinguagem totalmente  imprópria. Responsavel deveria ser demitido, ja que nao sabe qual é a linguagem a ser utilizada num tribunal. Confundiu as  bolas. Acontecerá de novo? Só se O Tribunal deixar.

  7. peraí, o csra é “secretário

    peraí, o csra é “secretário de comunicação do STJ”, se faz de coitado mas apura responsabilidades…haja cara de pau…

    e o proesidente do STJ, não tem nada a dizer ? (acho que não, Francisco Falcão era praticamente o prepostdo do Joaquim Barbosa no CNJ, é outro dos deuses que não precisa prestar contas a ninguém)

  8. disse tudo…

    ou quase…”Efetivamente, o tweet foi concebido e redigido não por este jornalista que vos escreve, mas por um outro profissional altamente qualificado, imparcial e experiente, editor-chefe da área de conteúdo da Comunicação do STJ, que eu prefiro preservar o nome para não parecer que evito as responsabilidades do cargo.” Preservar o nome?… ah sei! tendi….

     

    e disse mais “….CBN e TV Globo, entre diversos outros veículos, me dediquei à assessoria de imprensa.” CBN e TV Globo, tai o DNA do rapaz….

    e olha a clientela…”Especializei-me em gerenciamento de imagem, o que implica, muitas vezes, trabalhar com personagens que enfrentam crises, como foi o caso de Renan Calheiros e José Maria Marin. Chefiei a comunicação do PSDB, na gestão de Sérgio Guerra, assessorei o governador Marconi Perillo e fui convidado por uma empresa de comunicação de grande porte para colaborar na crise que o atual governador do Paraná, Beto Richa, atravessa, embora não tenha chegado a atuar. E prestei consultoria a outras instituições e personagens de diversas correntes ideológicas, inclusiva da base do atual Governo.” da base do atual governo tem muita gente boa, né? Eduardo Cunha e Michel temer por exemplo!

  9. A expressão usada pelo 

    A expressão usada pelo  Secretário de Comunicação do Tribunal e a tentativa de desqualificar a crítica que lhe foi justamente dirigida, pois a forma deseducada, para dizer o mínimo, e quase comemorativa da infelicidade do réu José Dirceu é prova inconteste de que é inimigo na trincheira. Fosse um governo menos republicano  e ele não teria exercido o cargo que exerceu no Ministério dos Esportes. Aliás, o restante de seu currículo é lamentável, esteve sempre próximo a corruptos e governantes autoritários e associados até mesmo a bandidos, como é o caso do Marconi Perillo. Sua menção a ter sido convidado por empresa de comunicação de grande porte para atuar na crise por que passa o governador do Paraná e não ter ter chegado a atuar é risível. Afinal, como atuar contra seus próprios correliginários? As empresas de mídia que assessorou não recomendam o nome de ninguém. Pelo contrário,  deslustram muitas carreiras ilustres.

  10. Tá faltando um pedido de desculpas

    Tá faltando um pedido de desculpas diretamente ao Zé Dirceu, que foi o ofendido e discriminado no caso.

    E é óbvio que o responsável por esse abuso deve ser punido.

    O resto é conversa fiada que não leva a nada e só serve para piorar o descalabro cometido pelo tribunal.

    Enquanto as desculpas formais não forem publicadas e o responsável punido o tribunal todo está manchado pela parcialidade contra um réu. A discussão sobre essa parcialidade ser partidária ou não é algo que fica muito atrás da ofensa cometida e a parcialidade que ela representa.

  11. O que resta revelada de forma

    O que resta revelada de forma incontestável é tão somente mais uma especialidade do “polivalente” profissional: cinismo!

  12. O Felice deve estar se sentindo como o Dirceu

    O Felice deve estar se sentindo como o Dirceu. Se ele acha que foi injustiçado, imagina o Zé. O vil Barbosa teve que inventar uma artimanha jurzeidica para condenar naziztas em TRIBUNAL DE GUERRA, pois em nenhuma parte do mundo um tribunal civil aceitaria tal coisa. E deve desculpas ao José Dircei e aos brasileiros que pagam seu alto salário.

  13. O Felice deve estar se sentindo como o Dirceu

    O Felice deve estar se sentindo como o Dirceu. Se ele acha que foi injustiçado, imagina o Zé. O vil Barbosa teve que inventar uma artimanha jurzeidica para condenar naziztas em TRIBUNAL DE GUERRA, pois em nenhuma parte do mundo um tribunal civil aceitaria tal coisa. E deve desculpas ao José Dircei e aos brasileiros que pagam seu alto salário.

  14. Para ser claro, em menos de 140 caracteres.

    STJ avaliará caso de José Dirceu em fevereiro, após recesso. (50 caracteres).

    Não nos tome por idiotas. (21 caracteres).

    O cara fez merda. (14 caracteres).

  15. O missivista tem razão em se

    O missivista tem razão em se defender. O que foi escrito é muito pouco perto do que se tem feito com José Dirceu.

    A sociedade brasileira precisa começar a defender a democracia e entender que ela não se aplica somente aos que simpatizamos.

    1. É verdade !

      Chega de posturas punitivas, de visões justicialistas e fascistas sobre a justiça ! Pelo Estado Democrático de Direito, pelo esvaziamento das prisões e contra a punição simplesmente dos mais carentes e/ou dos defensores da equidade !!!! 

  16. E José Dirceu esta sendo trado como?

    “Senti o gosto amargo dos que são acusados sem o direito à ampla defesa.”

    Eh, agora imagina como se sente José Dirceu. So por um minuto.

  17. de repente, o rapaz deve ter

    de repente, o rapaz deve ter sofrido um surto de epifania profana e fascista….

    agora oujtro surtto epifanico-falacioso….

    mas o prejuízo que causou a ele mesmo ,  a dirceu e às instituições foi imenso,

  18. VIGANÇINHA BÁSICA

    Pimenta nos olhos dos petistas é refresco.

    E PIMENTA entrando com recurso também vai arder no JUSTICEIRO.

    Dá pra sentir de longe o escárnio de quem proferiu a mensagem.

    Um mixto de ódio, vingançinha, cinismo e desculpinhas  básicas.

    Em lombo calejado, só um tapinha não doí.

    Não é não FELICE??? 

  19. Pior a emenda do que o soneto

     

    Na minha opinião, o rapaz conseguiu piorar ainda mais a sua situação e continuou prejudicando a imagem do STJ. Em vez de simplesmenet pedir desculpas, expressamente, pelo gravíssimo erro profissional, ele partiu para uma linha de vitimização e de ataque a terceiros. Ficou muito pior!!!

    Se o STJ não tomar providências, parecerá que sua administração e os ministros estão chancelando o comportamento desse rapaz.  Aliás, o erro foi cometido no noticiário original: http://www.stj.jus.br/sites/STJ/default/pt_BR/noticias/noticias/Lava-Jato:-Jos%C3%A9-Dirceu-e-Ricardo-Hoffmann-v%C3%A3o-permanecer-presos

    Mesmo que a notícia tenha sido corrigida, ela já estava publicada.

    E a correção não veio pelo mesmo meio e com o mesmo destaque, em nota posterior, conforme orientam os Códigos de Ética de Jornalismo, ou seja, na página de noticiário geral do STJ, o Tribunal da Cidadania: http://www.stj.jus.br/sites/STJ/default/pt_BR/mais%E2%80%93noticias

    Assim, não houve ainda uma efetiva demonstração de que o próprio “Tribunal da Cidadania” tenha adotado, NA SUA ESFERA INSTITUCIONAL, a devida e pública correção.

    Sem isso, para muita gente vai ficar pairando no ar a impressão de parcialidade ou até mesmo de partidarismo e pré-julgamento. E a imparcialidade é a garantia constitucional e filosófica da legitimidade do Judiciário, já que os juízes (felizmente!) não são eleitos no Brasil.

    Apesar disso, continuo acreditando na seriedade do STJ e na sua disposição de corrigir o errro, com a mesma publicidade e pelo mesmo meio institucional em que se produziu o gravíssimo erro profissional.

    Aliás, agora com ainda mais urgência, porque a defesa do jornalista parece, inconscientemente, trazer a possibilidade de ter recebido ordens superiores.

    Com a palavra a presidência do STJ, em cuja seriedade, também na minha opinião, se deve continuar acreditando.

     

     

     

    1. Pior a emenda do que o soneto 2

      Li agora que o autor do “tweeter” teria sido outro jornalista, e não o autor da carta.

      Convém então, pelo princípio da transparência no Judiciário, informar qual foi esse jornalista, porque assim se poderá avaliar o que escreveu a Jornalista Frô no seu Blog a respeito do perfil. Nada de corporativismo e impunidade com o dinheiro público!!!

      Não se sabe se é o caso ou não, mas é certo que, pelo menos na Grande Mídia, há vários militantes tucanos infiltrados como se fossem jornalistas, que poderiam transitar até o poder público, no chamado “aparelhamento partidário”. Isso precisa ser radiografado.

      Então, os leitores, que pagam os salários dos jornalistas públicos, com seus impostos, têm o direito cidadão de avaliar o serviço e seus responsáveis, sem proteção corporativista, assim como a possibilidade de ele ter obedecido a ordens ou qualquer outra hipótese a ser avaliada pelos leitores.

      E repito: na minha opinião, considerar um erro técnico, declaração meramente inodora, não supre a necessidade imperativa do pedido de desculpas ao cidadão e a sua família atingidos, chame-se ele José Dirceu, José Serra ou João das Couves.

      De outra forma, a emenda continuará pior do que o soneto, em prejuízo da imagem do STJ, o Tribunal da Cidadania.

       

    2. “(…) conforme orientam os

      “(…) conforme orientam os Códigos de Ética de Jornalismo(…)”

      Os Códigos de Ética de Jornalismo, aliás, a própria Ética, está em extinção no Brasil.

  20. Boca na botija

    Gostaria de fazer piada, dizendo para Felice que todos se dizem inocentes. Mas isto seria demais, pois com certeza alguns pensariam que eu falo de Dirceu. ( mas a inocência de Dirceu esta na frase da Juiza Weber-  “mesmo sem provas eu o condeno porque a literatura assim o permite” ).  Esta pérola da justiça brasileira, como as teses famosas de Barbosa sobre o Dominio do Fato,  deixam explícito o viés político do julgamento.  Isto tudo vem sendo incentivado por uma imprensa que estimula a agressão e o ataque a pessoas e a um partido. O PT e Dirceu não estão sendo condenados por erros, mas sim pelos acertos, Mas para ser explícito com Felice ele  apenas confirmou que se não ele , alguém de sua  equipe quis obviamente , e mais uma vez,  arrastar  Dirceu pelas ruas, numa clara tentativa de tripudiar e humilhar. Talvez em busca de notoriedade, das luzes da ribalta esta nota tenha sido  lançada. Afinal é bom lembrar  que  isto foi notícia de relevo no  Jornal Nacional que considerou importante contar  como iriam os prisioneiros de Moro passar o seu Natal e Reveillon. Enquanto delatores vão de avião , com escolta, para suas coberturas, os que não se curvam foram achincalhados pela imprensa. Felice não gostou das vaias que recebeu pois queria apenas aplausos. Mas é bom que ele saiba que é este tipo de ação que incita o linchamento. E este pedido depoimento de  Felice mais parece um  depoimento  daqueles que no meio da turba do linchamento dizem, eu estava apenas olhando, eu não fiz nada.

  21. Dedo duro

    “efetivamente, o tweet foi concebido e redigido não por este jornalista que vos escreve, mas por um outro profissional altamente qualificado, imparcial e experiente, editor-chefe da área de conteúdo da Comunicação do STJ, que eu prefiro preservar o nome para não parecer que evito as responsabilidades do cargo.”

    Com um confidente desses quem precisa de traíras?

    A única preocupação do missivista em todo o episódio foi tirar o dele da reta, limpar a sua barra, ele não diz se fala em nome do STJ ou em nome próprio, embora por não se tratar de texto em papel timbrado, tem-se como certo que até o momento o supremo órgão chancela o palavrório utilizado. Vergonha!

  22. Costa Concordia

    Você me lembra o comandante do Costa Concordia: em vez de se responsabilizar pelo desastre ser o último a abandonar o barco, tratou logo de se escafeder. Você é um covarde, qualidade aparentemente essencial para se segurar no STJ.

    VADA À BORDO, CAZZO !!!

  23. A parcialidade, o preconceito e a leniência

    O sr. INFELICE demonstra, mais uma vez, a parcialidade do sistema judiciário brasileiro visto em suas cortes maiores. Aliás o conhecido Daniel Dantas já havia afirmado e demonstrado após HCs em série, que o problema eram os juízes singulares, nos tribunais supériores tinha facilidades.

    Várias e várias e várias operações foram sumariamente anuladas por detalhes burocráticos quando os elementos eram integrantes da Casa Grande e áulicos… 

    Por outro lado o “não vem ao caso” famoso em terras curitibanas não serviu para o assim chamado “mensalão”, onde tivemos um voto, antes lembrado, onde se condena por que os “literatos gibis” permitem. Aí, sequer provas são necessárias.  Aquilo foi um escárnio ao devido processo legal, ao conjunto legal que nos rege e apresentou claramente o “condeno porque quero”.

    É o aparelhamento do ESTADO e não apenas do GOVERNO. 

    As instituições estão tomadas pelos imparciais: a vazajato e seu “grupo” de “não vem ao caso”; o MPF e toda a sorte de subterfúgios para livrar a cara dos maus elementos da direita corrupta; a PF não conseguiu desvendar o “helicoca” mas tambem não achou culpados, só inocentes; o trensalão paulista, velho de 30 anos, só tem corruptores; o presidente da Câmara, sob uma avalanche de provas segue no cargo a manobrar para derrubar a presidente e, de outro lado, safar-se da prisão.

    Como acreditar nos Felices ?

  24. Só de usar impropriamente o termo profanas

    So de usar impropriamente o termo profanas, ja nos diz subliminarmente sobre a “crença” do indigitado.  Como diriam em Limeira: Me economize destas alegaçoes, vc ja escancarou a porteira…..

  25. qualificado?

    “o tweet foi concebido e redigido por … profissional altamente qualificado, imparcial e experiente”?

    como esse tipo de gente chega a esses cargos?

    o judiciário, este poder sem voto popular, é o maior abrigo fascista do brasil, daí a necessidade de um expurgo completo nele.

  26. Com esse ato criminoso a

    Com esse ato criminoso a imagem do STJ foi jogado no lixo. Sem punição … não há como aceitar a desculpa frágil. O STJ foi totalmente desmoralizado… 

  27. Pisou… de novo!
    Pisou feio na bola e parece que não quer reconhecer. Desviou o foco. Elegeu novo alvo. Bastava um pedido de desculpas e correção do texto. Mas…

  28. Surpresa nenhuma

    Nossas “cortes superiores” viraram sucursais da calhordice da direita brasileira, pra eles e elas Zé Dirceu é um troféu eterno, desses que não se pode abrir mão; eles focam em Lula também, mas a reação da “massa ignara” lhes é insondável então ficam nessa de “comer pelas beiradas” (Dirceu, Genoíno, Guschiken, Vacari…).

  29. Eppur si muove

    Essa longa explicação do indigitado “jornalista” me faz lembrar de Galileu Galilei e seu “eppur si muove”… Escrevu um monmte de banalidades e não explicou já que “o erro que ele cometeu foi tentar explicar numa linguagem comum e sucinta, própria de sua formação de rádio e TV, nos exíguos 140 caracteres que o Twitter permite”, poderia ser mais suscinto ainda se le usasse o verbo “deter” e dizer continuará detido. Parece que no STJ vale mais a gramática do “professor” Datena que a lingua portuguesa… 

  30. esta é daquelas em que quanto

    esta é daquelas em que quanto mais tenta se explicar, mais se atrapalha! Lembrando que a justificativa de ter trabalhado junto a Rebelo na copa, Ronaldo (aquele que não tem culpa, pois votou no aécio) também trabalhou, aliás, foi mais uma demonstração do amadorismo petista na administração, quando macha que os adversários, digo, adversários do Brasil podem ser comprados com cargos e míseros milhares de reais dos salários esquemas que praticam. essa gente não costuma roubar no segundo ou terceiro escalão, mas no andar de cima!

    e o sujeitinho deve ser uma indicação do Elcídio, ou de um petista de SP (diz a lenda que todo petista de SP é um tucano enrustido).

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador