Petrobras responde às reportagens do Valor e Folha

 

Jornal GGN – Na última sexta-feira (12), o jornal Valor Econômico deu matéria afirmando que o diretor de Abastecimento da Petrobras, José Carlos Cosenza, e a presidente, Graça Foster, já haviam sido avisados das irregularidades em contratos por uma série de e-mails enviados por uma ex-funcionária. A Folha de S. Paulo repercutiu a notícia e disse se tratar da gerente de Abastecimento, Venina Velosa Fonseca. Ambos os jornais disseram que a Petrobras respondeu em nota, de se aprofundar nos questionamentos específicos.

Hoje (16), a Petrobras encaminhou novo comunicado, garantindo que, ao contrário do que foi afirmado nas matérias, a presidente Graça Foster “não foi informada sobre as referidas irregularidades pela empregada Venina Veloso Fonseca antes do dia 20/11/2014”.

A estatal foi bastante específica ao defender que os e-mails encaminhados em 02/04/2009, 26/08/2011, 07/10/2011, 14/02/2012 (os três primeiros quando Graça Foster ainda era diretora de Gás e Energia) não explicitavam irregularidades relacionadas à RNEST, à área de Comunicação do Abastecimento e à área de comercialização de combustível do navio. De acordo com a nota, esses temas só foram abordados muito depois, em e-mail de 20/11/2014, quando Venina já havia sido destituída de sua função gerencial e as irregularidades já tinham sido averiguadas em Comissões Internas de Apuração. Ainda assim, o diretor José Carlos Cosenza teria ficado responsável pela apuração das denúncias de Venina.

Veja abaixo a íntegra da nota da Petrobras:

Esclarecimento sobre notícias 

A Petrobras esclarece que, ao contrário do que foi afirmado nas matérias “Diretoria da Petrobras foi alertada de desvios” e “Petrobras não nega que Graça e Cosenza sabiam de irregularidades”, a Presidente Maria das Graças Silva Foster não foi informada sobre as referidas irregularidades pela empregada Venina Velosa Fonseca antes do dia 20/11/2014.

Os e-mails encaminhados em 02/04/2009, 26/08/2011 e 07/10/2011 à então Diretora de Gás e Energia, Maria das Graças Silva Foster, e em 14/02/2012, à Presidente Maria das Graças Silva Foster, empossada em 13/02/2012, não explicitaram irregularidades relacionadas à RNEST, à área de Comunicação do Abastecimento e à área de comercialização de combustível de navio (bunker). Dois meses após a posse da Presidente, em 27/04/2012, o ex-Diretor Paulo Roberto Costa entregou sua carta de demissão.

Os temas supracitados foram apenas levados ao conhecimento da Presidente através de email recente, de 20/11/2014, quando a empregada já havia sido destituída de sua função gerencial. Nesta data, as irregularidades na Comunicação do Abastecimento e na RNEST já haviam sido objeto de averiguação em Comissões Internas de Apuração, bem como as irregularidades da área de comercialização de combustível de navio (bunker) em Grupos de Trabalho. A Presidente respondeu à empregada Venina Velosa Fonseca, no dia 21/11/2014, informando que estava encaminhando o assunto ao Diretor José Carlos Cosenza e ao Jurídico da Petrobras para averiguação e adoção das medidas cabíveis.

No que se refere ao Diretor José Carlos Cosenza, este enquanto Gerente Executivo de Refino, recebeu da Sra. Venina em 27/05/2009, sem comentários adicionais, reencaminhamento de email datado de 26/05/2009 enviado por ela ao então Diretor Paulo Roberto Costa, que relatava riscos das atividades de terraplenagem da RNEST que poderiam acarretar incremento de custos e prazos do projeto, sem alertar para indícios de desvios de recursos. Nesta data, a responsabilidade pelo acompanhamento do projeto RNEST na Diretoria de Abastecimento era da Gerência Executiva Corporativa do Abastecimento, conduzida pela própria Sra. Venina.

Com relação às irregularidades na área da Comunicação do Abastecimento, o Diretor José Carlos Cosenza nada recebeu, e, no que tange à comercialização de bunker, ao receber notícias de irregularidades, através de email enviado pela Sra. Venina em 09/04/2014, as medidas de tratamento adotadas pela Petrobras já estavam implementadas e os procedimentos já estavam absolutamente ajustados e em atendimento aos padrões corporativos que conferiram maior segurança e rastreabilidade às operações comerciais relacionadas.

Quanto às irregularidades na área de Comunicação do Abastecimento, a Petrobras instaurou comissões internas em 2008 e 2009 para averiguar indícios de irregularidades em contratos e pagamentos efetuados pela gerência de Comunicação do Abastecimento. O ex-gerente desta área foi demitido por justa causa em 3 de abril de 2009, por desrespeito aos procedimentos de contratação da Companhia. A demissão não foi efetivada naquela ocasião porque seu contrato de trabalho estava suspenso, em virtude de afastamento por licença médica. A demissão foi efetivada em 2013. O resultado das análises de tais comissões foi encaminhado para a CGU e MP/RJ e há uma ação judicial em andamento visando ao ressarcimento dos prejuízos causados à companhia pelo ex-empregado.

No que se refere à RNEST, a Petrobras instaurou Comissão Interna de Apuração para analisar os procedimentos de contratação nas obras da RNEST, em 2014. O resultado foi enviado às Autoridades Competentes (MPF, PF, CVM, CGU e CPMI) para as medidas pertinentes. Além disso, a Companhia promoveu várias mudanças em seu quadro gerencial em função do resultado dessa Comissão Interna de Apuração, que apontou o não cumprimento de procedimentos normativos internos.

Em relação aos procedimentos de comercialização de bunker, apurações internas, iniciadas em 2012, indicaram não conformidades nas operações deste tipo realizadas pela Petrobras Singapore Private Limited – PSPL. A partir do resultado dessas apurações, foram adotadas as seguintes medidas: (i) instauração de Auditoria na PSPL; (ii) ajustes na estrutura gerencial na PSPL e na Petrobras, naquelas Gerências relacionadas às atividades de compra e venda de bunker; (iii) substituição de pessoas que atuavam diretamente nos processos de compra e venda de bunker; (iv) definição de novo Padrão Corporativo para comercialização de bunker pela Sede e subsidiárias; (v) aplicação de penalidades aos empregados envolvidos. 

Redação

51 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. PETROBRÁS

    É lógico que a oposição, a mídia, aproveitadores etc. estão querendo macular a Petrobrás, para quebrá-la e levar junto o Governo, facilitando o GOLPISMO. 

    Rinaldo

  2. note a técnica de sacanear da

    note a técnica de sacanear da grande mídias sem denotar que é propiramente uma sacanagem

    diz o que quer e em seguida acrescenta que a petrobrtás não negou….

    ora, basta não perguntar ou querer sacanear, para aprontar a tal sacanagem.

  3. Delatocracia no Brasil

    Você não se espanta ao ver uma pessoa honesta, presidente de uma das maiores empresas do mundo, empresa fundamental para a economia brasileira da qual o emprego de centenas de milhares de brasileiros depende, bem como depende em grande parte a economia do país, ter de se explicar a uma delatora ordinária, destituída do cargo por indício de má conduta? Eu me espanto.

    Trata-se de delação preventiva, pois tudo indica que a delatora soube e participou dos malfeitos. No mínimo, foi conivente. Mas delator hoje no Brasil merece crédito acima de qualquer pessoa, delator, hoje, é herói. No passado, era considerado lixo pútrido.

    Pois é, a delatocracia segue pujante, com o apoio incondicional da imprensa venal e suja.

  4. Impressionante…

    …a “cara de pau” da Petrobras. As denúnicas anteriores “não explicitaram irregularidades relacionadas à RNEST, à área de Comunicação do Abastecimento e à área de comercialização de combustível de navio”.

    E daí? Eram ou não denúncias? Claro que eram!

    E ainda insiste em contradizer a Presidenta, ao afirmar que Paulo Roberto Costa “entregou sua carta de demissão”. Então a Presidenta mentiu quando disse que o demitiu?

    A empresa parece não ter noção que estes comunicados oficiais (claramente preparados para proteger seus executivos) poderão ser usados contra a mesma nas ações judiciais em curso nos EUA e agora no Brasil.

    Já passou da hora da destituição da presidência e de toda a diretoria da Petrobras. Continuar tentando tapar o sol com a peneira só vai trazer resultados ruins para o País.

  5. Recompra com Graça na presidencia

     A Presidenta Graça Foster deve permanecer no cargo, ela vem agindo corretamente, merece a confiança do governo e dos acionistas.  As Ações estão caindo por diversos motivos, mas principalmente por causa do mercado internacional e do massacre da midia bandida.  E a Petrobrás, bem como o governo, deveriam aproveitar os preços baixos e fazer uma grande recompra de ações.

  6. É por isso que sou contra a

    É por isso que sou contra a sua sugestão de demitir a Graça Foster agora, Nassif. É dar razão ao pig e aumentar seu apetite, que como sabemos pretende chegar na presidenta ela mesma.

    Talvez a melhor solução seja resolver a questão dentro de uma reformalução geral do ministério, depois da posse. Diluiria a repercussão. E também seria ótimo se para compensar a saída da honesta e competente Graça Foster assistíssemos o bye bye do inexisente Zé Cardoso. Como seria bom

    1. Eu discordo Juliano. Ela não

      Eu discordo Juliano. Ela não tem mais condições de ficar. Nâo digo que ela não seja competente, mas não é hábil suficiente para lidar com essa situação. A Dilma está teimando muito, esta demorando demais para demití-la, assim como fez com o Mantega e o restante da equipe economica. A não entrega do balanço do 3 trimestre foi a gota d´agua, a meu ver.

      1. Eu discordo Daniel. Se a cada

        Eu discordo Daniel. Se a cada denuncia demitirmos alguem antes de verificarmos a veracidade ou de se investigar profundamente, estaremos cedendo o governo a quem o quer destituir.

        A questão especifica da Petrobras é que querem forçar Dilma a rever as clausulas de exploração, visando beneficiar as 7 irmãs. Este era e ainda é o projeto dos entreguistas do Psdb.

        Fique Graça!

        1. Nâo tem denuncia nenhuma.
          A

          Nâo tem denuncia nenhuma.

          A demissão é por incompetência em gerir a atual situação, que é gravíssima.

          Nâo entregaram o balanço do 3 trimestre, algo inaceitável. Esse é o problema e é real. Nâo são dennuncias.

      2. Pouco entendo de todo esse affair…

        Mas acredito na honestidade de Graça e, penso que querem atingir Graça, para logo após, atingir Dilma. Verdadeiro conluio de uma máfia que aproveita-se da situação. O governo Dilma é o primeiro a atingir os corruptos e corruptores. Desde ” 20012″  as armas se posicionaram contra Dilma!  Ela contrariou Interesses altíssimos. As formigas sairam do formigueiro onde se lambuzavam com o doce, dispostas a morder quem desestruturou seu habitat.

          1. Esse ” habitat”…

            Só ingênuo ou de má fé, não percebe que esse “habitat” foi muito bem construido e alicerçado HÁ MUITOS E MUITOS ANOS!  Dái , há escombros a serem recolhidos e, esperamos  que não fique pedra sobre pedra, doa a quem doer! São pedras antigas e com lixo acumulado. Que não tentem salvar algumas das pedras antigas e cheias de lodo acumulado nos vários anos de”construção” ! Que todas as PEDRAS sejam expostas antes de serem recolhidas!

          2. Quem sabe?

            Quem sabe reproduzir aqui, um post do Conversa Afiada , com a declaração de um funcionário da Petrobrás, Sr Alves. Eu não sei. Mas está ótimo e explica muito dos aconteciemntos atuais.

      3. Para voce a gora dagua foi

        Para voce a gora dagua foi nao ter entregue o balanço ??? . . . . pra mim foi o aro do óculos, acho que tem que ser mais fino, acompanhar a tendencia, sei lá, áh tá tanta gente falando que tem que sair que eu tambem entro na turma, tem que sair tem que sair . . . . . considero indicar o Merval . . . . . .

      4. Há mais em jogo que essas

        Há mais em jogo que essas mutretas, Daniel. A Petrobrás, a ofensiva contra ela é parte importante da estrategia golpista. Repare que todos esses crápulas que estavam em negociatas, em conluio com as empreiteras, são macacos velhos instalados na empresa há quase duas décadas se não mais. Graça Foster, sua troca neste momento em que comença a ficar em evidência todo o esquema (não o que a imprensa publica) e com isso a possibilidade de desmontá-lo seria a derrota do governo Dilma, não este mas o que vai começar.

  7. Defendi a demissão da Foster

    Defendi a demissão da Foster desde o dia em que ela disse baboseiras sobre a refinaria dos EUA, no congresso.

    Agora já passou de todos os limites. A empresa esta com o balanço do 3 tri atrasado já há mais de um mes e disse que só o divulgará no final de janeiro. É um absurdo completo.

    Como que uma empresa desse porte não divulga balanço ? Perde totalmente a confiabilidade.

    Já passou da hora da Graça sair.

    E o Governo Dilma que fique esperto. O ideal, a meu ver, seria, ao invés de voltar a CIDE, dar esse aumento equivalente para a Petrobrás para reforçar o caixa da empresa. A situação dela não é nada boa, a dívida que já é enorme não para de subir.

     

      1. Aonde eu assino??? . . . .

        Aonde eu assino??? . . . . preciso tambem o endereço pra passar para o Brasil247-Daniel Dantas, eles tambem, junto com a globo e toda a direita raivosa estão querendo votar ( se bem que de votos eles correm faz tempo) . . . .Graça Foster e Dilma Rousseff são as duas pessoas que mais entendem de PETROBRAS, e não estao apenas sentadas a frente do teclado do computador . . . . . Sugiro tambem botar na PETROBRAS os irmãos Marinho da globo, seria uma boa sinalização para o mercado, imediatamente os USA parariam o subsidio ao xisto, a China retomaria o crescimento, a Arabia Saudita reveria sua posição de produção, e quem sabe até a Russia recuasse da Ucrania . . . . Por favor, me passa o enderço deste Avaaz . . . . . Pra quem ja votou duas vezes em 2014 nao custa votar tambem em mais uma ação de terceiro turno . . . . .

      2. Nâo seja ridículo

        Nâo seja ridículo camarada.

        Voce acha normal a empresa não divulgar o balanço na data certa ? E a presidente nem se dispor a vir a público, no mínimo, com uma entrevista coletiva para explicar os motivos ? É um absurdo. Nâo tenho nada contra ela, parece ser preparada tecnicamente, mas não dá mais.

    1. Em nomer de Deus

      Com milhões de problemas para efetivar um balanço verdadeiro o sr. se preocupa apenas com o seu atraso na divulgação do 3T?

      As razões desse atraso estão mais que analisadas por toda a imprensa: como refletir, em reais, as perdas por desvio de dinheiro e superfaturamento.

      Se o senhor tem a solução, envie-a para a Avenida Chile, aos cuidados de Graça Foster.

      Se não tem a solução o sr. faz parte do problema.

       

    2. Daqui a pouco você será chamado de “demotucanalha”

      Acho você um dos poucos que votaram na Dilma e que parece uma pessoa com argumentos razoáveis. No entanto, um neurótico com ironia já sugere você para presidente da Petrobras. Nada espalha mais o comportamento lunático de parte dos petistas do que os comentários no blog do Nassif a respeito da situação da Petrobras. Ou são completamente desligados da realidade, ou estão no meio da mamata.

      PS: os argumentos pró impeachment são, nesse momento, completamente absurdos e, na minha opinião, a única coisa boa na reeleição da Dilma é que ela terá que resolver as bombas que armou. Mas, sinceramente, vendo a condução calamitosa que ela está dando a esse caso deixa a gente com a sensação de que esse governo não tem muito gás para dar, faltando ainda 4 anos p/término.

       

    3. Caro Daniel,
      Também fui

      Caro Daniel,

      Também fui contrário à permanência da Graça Foster na presidência da Petrobras (não sou mais) por duas razões: a primeira é que ela levou para o Congresso, quando foi sabatinada, posições prejudiciais à companhia (a incorreta avaliação negativa de Pasadena) assentadas em dissenções internas. A segunda é que tentou assumir discurso técnico, quando tinha, e tem, de agir politicamente, além de tecnicamente, claro.

      Tecnicamente, Foster, tem sido brilhante. Os resultados operacionais da Petrobras mostram isso.

      Administrativamente, também. Graça Foster vem investigando (contratou auditorias externas para tal) contratos e pessoal e tem demitido os que estão sob suspeita.

      Politicamente, Foster melhorou muito. Hoje, a Petrobras tem atuado politicamente, embora essa atuação possa ser aprimorada.

      Demiti-la agora, ela que é uma pessoa sobre a qual não pesa qualquer suspeita, afora ter demonstrado ser uma presidente muito competente e íntegra, seria politicamente péssimo. Seria demonstração de fraqueza, como foi a de Lula, na “denúncia” de Gilmar Mendes, Demóstenes Torres e Veja, na história do tal do “Estado policial” (sic), quando demitiu Lacerda. A demissão injusta, e Gilmar sabia disso, deu a este mais confiança, tanto que a escalada caluniosa e golpista de Gilmar só fez crescer. Agora, Graça Foster tem de ser mantida.

      Abraço.

  8. Demitir a Graça só serve pra

    Demitir a Graça só serve pra livrar o pescoço dos verdadeiros responsáveis, como o Gabrielli, e diversos políticos.

    Ou se faz essa faxina até o fim ou vamos ficar todos com cara de palhaços.

  9. A queda do valor das ações da Petrobras

    Do Tijolaço (vale a pena ler)

    Em Nova York, está todo mundo caindo. Se você for pelos comentários dos “analistas econômicos”, está frito. Grande Fernando Brito e seus colegas dos blogs sujos…

     

    1. Meu amigo, você tem problemas

      Meu amigo, você tem problemas cognitivos ? 

      Cair 7 ou 12 pontos não é a mesma coisa que cair mais de 30.

      Nem adianta me oferecer prá fazer um desenho, visto que você já o postou aí.

       

      1. O rei do clichê e da visão rasa

        Quem tem problemas cognitivos é você, meu querido. Onde está escrito em meu comentário que a Petrobras não caiu mais de 30%? Aliás, o valor da queda está no desenho que, pelo jeito, você, sim, não entendeu (só estou usando o clichê pisado e repisado do desenho em sua homenagem); quem pôs o valor da queda das ações da Petrobras em meu comentário fui eu, espero que você consiga introjetar essa informação simples. Você está a parecer o Acácio, primo do Aécio.

        Notou que a Gazprom caiu quase o mesmo que a Petrobras? Sabe o que a Gazprom e a Petrobras têm em comum? São ambas dos BRICS, mas como você gosta de clichês, dirá certamente que fiz esta observação porque eu seria petista, ou melhor, lulapetista, ou lulopetista, como queira, hehehe.

        Não enveredarei por questões geopolíticas envolvendo o recrudescimento da guerra fria como reação do “Ocidente” ao fortalecimento dos BRICS, pois aí você se irritaria me tacharia até de comunista, hehehe.

        Deu uma olhada na redução das importações americanas de petróleo? No aumento da produção americana de petróleo? Provavelmente, não (e tem neguinho aí dizendo que investir em energias não renováveis é erro). Tampouco na queda de cerca de 40% dos preços internacionais do petróleo. Não, não viu, seriam muitas variáveis para você considerar, e sua cachola não aguentaria. Mais fácil é atacar a Petrobras, a Foster, Dilma e Lula, culpando-os por isso, hehehehehe.

        A Vale, privatizada pelo governo criminoso de FHC, caiu 21,44%. Por que será? A Vale, com uma gestão privada de primeiríssima qualidade (ironia on; para você, a gente tem de avisar), sem ser bombardeada por ninguém, caiu mais de 21%! Assim não pode, assim não dá, como diria seu guru de triste memória.

        Você insinua que alguma empresa teria caído 7 pontos. Qual? E qual caiu 12? Depois, os outros é que têm problemas cognitivos, hehehehehe.

        Quem não tem colírio, usa óculos escuros; quem não tem neurônios em quantidade adequada (e/ou sinapses), culpa a Petrobras, Graça Foster, Dilma, Lula e o PT pelo recrudescimento da guerra fria através de ações oportunistas (oportunidade que o aumento da produção americana de petróleo oferece) desenvolvidas pelos americanos para enfraquecer a economia russa (e, também, a do Brasil), com o apoio de seus aliados do Oriente Médio que não reduziram a produção para forçar exatamente este choque de preços que está a impactar as cotações das ações petrolíferas (mas que visam atacar a Rússia economicamente).

        Mas, para você, tudo isso é bobagem: o negócio é sentar o pau na Petrobras e na Graça Foster, não é mesmo, meu querido? Hehehehehe.

  10. Brito para a assessoria de imprensa da Petrobras!

    Fernando Brito defende a Petrobras (e sua presidente) melhor do que a própria Petrobras, sem adjetivos e conjecturas, sendo apenas factual. Grande Brito.

  11. Para ser sincero, não sei

    Para ser sincero, não sei mais de nada acerca desse imbroglio. Sendo mais assertivo ainda; preocupa-me muito mais hoje o destino da Petrobrás com seu mais de 100 mil funcionários e a sua vital importância estratégica para o país, do que essa querela política rasteira envolvendo mídia e políticos. 

    De uma coisa tenho absoluta certeza: não tem inocentes, muito menos santos, nessa estória. Todos, absolutamente, todos; são de alguma forma culpados. E o dolo vem de há muito tempo. Envolve todos os governos desde a fundação da Companhia. 

    Chega a ser repugnante esse jogo sujo da mídia e da direita querendo tirar dividendos políticos-empresariais do impasse através de um discurso inquisitorial-demagógico, como também são nojentas as desculpas dos governos petistas querendo de todas as formas desculpar graves erros através da “singela” saída de que começou em governos passados.

    Não sou o dono da verdade, nem tenho condições de afirmar nada de forma taxativa. Mas, convenhamos: como um esquema dessa magnitude medrou tanto tempo à sombra de tantos orgãos de contrôle – externos e internos, vários governos, vários ministros, vários presidentes e diretores da Corporação?

    Definitivamente, não há inocentes nessa sujeirada. Só não aceito é quererem, mais uma vez, jogar tudo nas costas do PT. Que sejam punidos os integrantes desse partido após provadas as culpas, mas da mesma maneira os demais políticos e partidos. Já bastou o malsinado mensalão. 

    O mais ultrajante,  e que deve ser o foco da nossa atenção e luta, é o esforço à socapa desse esquema formado por liberais secundados e apoiados pela mídia conservadora e anti-Brasil, para enfraquecer, retalhar, desmoralizar, a Petrobrás para depois vendê-la(doá-la) na bacia das almas. 

    1. Como voce diz nao saber nada

      Como voce diz nao saber nada a respeito do imbroglio aproveito para botar aqui uns dos ingredientes, o Brasil e a Petrobras e os BRICs estão sofrendo o maior ataque de todos os tempos, ataque internacional e tambem interno, é muitoooooooooo dinheiro em jogo cara . . . veja bem, se fosse algo ruim porque Exxon, BP, Shel, etc estariam aqui babando em cima ?? . . . e outra coisa, as duas pessoas no Brasil que mais entendem deste assunto são exatamente Dilma e Graça Foster . . . . . . Isto é a reação da Ordem Mundial constituida, contra todos os que sequer  pensarem na possibilidade de uma economia fora do dolar, perceba o que aconteceu e acontece com quem pensa diferente, ou achavam que iam fazer um Banco dos BRICs e o mundo iria ficar normalmente numa boa ???? . . . .  Guerra é Guerra meu, e estamos em guerra, esta é a nova modalidade de guerra . . . . . e ficamos aqui discutindo varejos . . . .

      1. Sim, o que escreveu é verdade, mas não tem “só isso”,

        tem a “história” da Petrobras nos quesitos “uso para enriquecimento particular”, “uso para caixa de campanha”, etc… Longa história que o R. Semler, tucano com carteirinha explicou muito melhor que os petistas.

        Portanto estamos no confluente de duas ondas enormes, uma externa (barril abaixo de US$ 60 para quebrar Rússia, Irã, Venezuela e Petrobras como premio) e uma interna (‘historia” da Petrobras mais tentativa de 3º turno pelo PSDB/FHC, este último aspecto sendo ligado a fator externo).

        Acho que todos devemos aceitar o fato que G. Foster não está dando conta do tsunami. Talvez ninguém iria conseguir.

        Talvez seja caso de esperar passar a 1ª onda, ver o que sobrou e aí fazer entrar outro time.

        Mas o desafio será enorme, pois tem um aspecto interno (novos processos de compras e de controladoria, readequação dos investimentos em função dos preços atuais e do fluxo de caixa previsto-realista, etc…), e externo (imagem da Cia, relação com todos os “stakeholders”, etc…).

        Tem rumores de gente do Planalto apoiando o atual CEO da Vale. Acho que faz mais sentido que o ex-CEO do grupo Ultra que é muito pequeno em relação ao mamute crescendo chamado Petrobras.

  12. A meu ver, a Presidente tem a

    A meu ver, a Presidente tem a oportunidade (Se o PT deixar) prá colocar  as coisas em pratos limpos. Que vá para a cadeia qualquer um do PT, mas que fique na mesma cela que o FHC, o José Serra , dentre outros. Em outra cela, alguns ministros do ST, procuradores do PSDB e alguns das justiças Paulista e Mineira. Outra cela ficariam os malfadados do PIG, por tanta mentira e parcialidade, em especial algum dos Marinho, do Civita e da FSP, e alguns colunistas” rola bostas” Aí então eu dormiria feliz, sabendo que o Brasil será outro. Esse  é  o meu “sonho de uma noite, mal dormida,  de verão!”

  13. Erro

    Petrobras responde às reportagens do Valor e Folha

    Completa inutilidade. O quando o PIG dá uma re porca gem mentirosa, o estrago já está feito. Não há que se responder nada. A resposta apenas empresta credibilidade à denúncia ao reconhecer o acusadore como interlocutor com credibilidade.

    E o que dizer de anúncio institucional pago publicado na mesma revista que te persegue?

    Denúncias? Ou “deixa para lá” ou PROCESSA.

    1. Engraçado.
      Quando deixam pra

      Engraçado.

      Quando deixam pra lá, o chororô é imediato: “porque não se defendem? aiaiai, por que não se defendem?”

      Quando se defendem, agora, parece que não era pra terem se defendido…

  14. A Petrobras podia explicar

    A Petrobras podia explicar porque logo depois de denunciar em 2008 a corrupção na comunicação do abastecimento, que foi comprovada por inquérito interno da estatal, acarretando a demissão do gerente da área, a Venina perdeu o cargo de gerente executiva e foi despachada para o obscuro escritório da companhia em Cingapura. E porque o nefasto Paulo Roberto Costa, ao contrário da Venina, foi mantido na diretoria da área por mais três anos, de onde saiu coberto de elogios!

    1. Ler antes de perguntar.  O

      Ler antes de perguntar.  O que houve foi “corrupcao na comunicacao do abastecimento” e nao o que a funcionaria esta dizendo que disse AGORA que foi despedida.  E Venina NAO era subordinada “da Petrobras”.  Era subordinada a PRCosta, que a afastou pra outro pais provavelmente pro esquema de corrupcao dele nao vir aa tona -como nao veio mesmo.  Esse era OUTRO esquema, nada a ver com o contrato irregular de entao -problema que foi resolvido aa epoca.

  15. Quer que desenhe? Sim, urgentemente…

    Além de não ter a ousadia de contratar um verdadeiro Porta-Voz (que poderia ser a propria Presidente), a Graça Foster fica na mão de uma Assessoria de Imprensa que ficou parada no tempo.

    Pergunta:

    Apesar de trazer todas as Informações Relevantes, em forma de uma “Montanha de Dados” (bem ao gosto de Dilma), quem conseguiu formar uma Imagem do Todo?

    Precisei Desenhar para entender, literalmente…

    Precisa avisar a Petrobras que até no Facebook já existe o Conceito de “Linha do Tempo”.

     

  16. UMA ESTRANHA NO NINHO

    QUANDO ERA PRESIDENTE, FHC FEZ QUESTÃO PARA BENEFÍCIO PRÓPRIO E DO PARTIDO, COLOCAR TUCANOS EM POSTOS CHAVES DE TODAS AS EMPRESAS ESTATAIS, DA PF, DO MP, DO TRIBUNAL DE CONTAS, DO JUDICIÁRIO E DO STF.

    COM ESSE APARELHAMENTO, ELE TERIA O CONTROLE  INFORMAÇÕES E INTERFERÊNCIA DE TUDO E PODERIA ABASTECER O PARTIDO ATRAVÉS DA CORRUPÇÃO, ATÉ AS PRÓXIMAS ELEIÇÕES.

    NÃO FOI Á TOA QUE ELE ALTEROU A LEI DE LICITAÇÕES, COLOCOU UM ENGAVETADOR NA PGR, E VÁRIOS DELES  NA JUSTIÇA, NO STF.

    COMO SE ESQUEÇEU DO FUNDAMENTAL, O POVO. PERDEU!!!

    PERDEU UMA, PERDEU DUAS, PERDEU TRÊS!!!!

    MAS… MESMO COM ESSAS DERROTAS, ESSE STAFF INTERMEDIÁRIO CONTINUOU.

    LULA E DILMA NÃO FIZERAM MUDANÇAS ESTRUTURAIS  PROFUNDAS, SÓ MEXERAM  NA PRESIDÊNCIA DE CADA ORGÃO E EM ALGUMAS DIRETORIAS. 

    OS NINHOS CONTINUARAM LÁ, SÓ PROLIFERANDO E PROSPERANDO!!!

    CONFIANTES NESSES DOMÍNIOS, INCLUINDO AÍ O PIG, ARMARAM E ACHARAM QUE  DARIA PRA GANHAR  DESSA VEZ.   

    CHEGARAM PERTO MAS…MAIS UMA VEZ NÃO DEU!!!

    ARMARAM E ACHARAM QUE A ANULARIA. NÃO DEU!!!

    ARMARAM E ACHARAM QUE A IMPEDIRIA. NAO DEU!!!

    COM TODOS SEUS NINHOS PERDENDO FORÇA E PERDENDO OVOS, TENTAM AGORA MAIS UMA CARTADA.

    A DE AFASTAR A GRAÇA DO  NINHO PROVEDOR E EVITAR QUE ELA QUEBRE OS OVOS RESTANTES.

    DAÍ, ESSA CAMPANHA PIGUENTA, NOJENTA E SISTEMÁTICA CONTRA ELA.

    DESESPERO TOTAL, SEM MEIO-TERMO!!!

    OU VAI OU RACHA!!!

    OU DÁ OU DESCE!!!

    OU ELA OU EU!!!

     

    1. Seu comentário!

      Impressionante como seu comentário bate certinho com a carta de um funcionário da Petrobrás, Sr. Alves, que li no PHA com o título: Trabalho na Petrobrás e quero a escumalha na rua.

      1. Marly…

        é muito isso e muito mais…

        Antes que venham com o papo de que o PT está a oito anos no “poder” (está no Governo, mas o poder está muito distante ainda) eu já vou esclarecendo: muitas das indicações tucanas permaneceram dentro da Petrobrás (vivo dentro dela desde 1982 e sei disso, e a partir de 2003 passei a ficar puto com isso), essa turma não largou o osso e vem desde a era FHC mandando em setores inteiros da empresa.

        Foi o já famigerado republicanismo suicida de Lula e Dilma que de certa forma levaram a Petrobras a passar o que está passando hoje, tivessem eles passado o cerol nos cargos chaves da empresa logo no início de suas gestões talvez o cenário fosse outro.

      2. A CARTA REPRODUZIDA

        Não só vc como eu e muitos de nós leram, já que são essas praticamente  as nossas fontes de informações.

        Esse aparelhamento não é nenhuma novidade.

        Várias  pessoas já falaram nisso antes.

        Todos nós que acompanhamos a política há vários anos sabemos da existência dele.

        E porque não falar???

        Só porque outros já falaram???

        Não entendi vc ficar impressionada,  por eu falar no assunto também, se esse  é um pensamento coletivo e recorrente.

        Acho que quanto mais se falar ou escrever sobre qualquer assunto  que nos incomoda, melhor. Com divergências ou convergências, é assim que formamos os nossos pontos de vista e as nossas opiniões.

        Ou eu estou errada???

         

        1. Claro que você está certa!

          Está dificil, mas dentro das nossas possibilidades temos que passar adiante as informações de quem  tem conhecimento de todo esse caos em que a mídia transformou a Petrobrás.  A carta do Sr.Alves, compartlhei para que ela consiga atingir a muitos, pois a mídia jamais veicularia informações semelhantes.

    2. Além de todos esses

      Além de todos esses aparelhamentos de FHC citados, o PSDB e aliados governam diversos estados e municípios como São Paulo, Minas Gerais, Paraná, Goiás, Pará e outros por onde escorrem verbas federais para educação, saúde, infraestrutura etc.. Conclusão: O PSDB continua com a mão na grana!!    

  17. comentário

    Porque não processar estes jornais se as matérias são inconsistentes aos fatos que pregam, tá na hora de responsabilizar os donos de veículos de comunicação e suas empresas midiáticas, quando assim se contatar fatos inverídicos a dados específicos. O que se vê ou se constata, é que os acusados, se dão ao luxo de simplesmente dar respostas, esclarecimentos, mais e mais justificativas. Entendo que, o caminho mais curto, é prestar esclarecimentos e paralelamente impetrar na justiça abertura processual contra matérias com foco irresponsável para alimentar condenações, muitas vezes, com óbvias e más intenções. Fica a dica.

  18. Força Graça!

    Parece-me que a Graça entrou la para acabar com o que andava corroendo a Petrobras ha anos, essa dilapidação de uma empresa publica. Dilma colocou a Graça la para isso mesmo, tirar as laranjas podres e ir aos poucos depurando. Os emails da tal Venina vão de encontro a isso. Ela sabia que Graça Foster não iria corroborar com o que estava acontecendo e tratou de se proteger, como deu, como pôde.

    A demissão de Paulo Roberto Costa (foi constragido a se demitir) ocorreu justamente porque ja sabiam que o ele e alguns diretores andavam fazendo. Em seguida, estoura a Operação Lava-Jato e Graça Foster tem sido uma timoreira firme em meio a uma tsunami. Se ela vai cair agora ? So por causa da pressão da imprensa, pois acredito que Dilma confia nela, sabe quem é Graça Foster.   

  19. Por que Dilma não vai à televisão?

     

    Amigo que mora em Recife questiona porque Dilma não vai à televisão se manifestar sobre a situação da Petrobras

    Vejam a mensagem que recebi desse amigo:

    Oi, fulano

    Pois é. Agora, ou Dilma age com rapidez ou haverá paralisação do governo. Vai mergulhar na inércia. Na apatia absoluta.

    Se você é acusado e não se defende, o que é que se vai ficar pensando de você? Que você é culpado. O governo já era pra ter agido. Era pra ter agido ontem. Ontem não, anteontem. Não agiu. Deus sabe se agirá.

    Não sou blogueiro sujo, não tenho espaço na mídia, mas tenho dito isso o tempo todo a vários dos meus amigos. Quem não sabe que a Polícia Federal é um instrumento dos tucanos, como diz PHA? Tá na cara. A Polícia Federal, o Ministério Público … Como se não bastassem os juízes do STF e do TSE. Dilma quer dar uma de boazinha, estimulando a investigação aos seus funcionários, e a merda está virando boné.

    O que me horroriza é que aqueles que poderiam defender a presidente e o seu governo (e também defender Lula e a banda decente do PT, que é maior do que a banda indecente) não fazem nada.

    Esse Ministro da Justiça é uma calamidade. PHA pergunta: cadê o porta-voz? Sim, cadê o porta-voz? Se Dilma não fala, alguém deveria falar por ela, dando as devidas explicações, inclusive partindo para o ataque.

    No mínimo, no mínimo, deveria explicar o porquê de não demitir Graça Foster. Pois as pessoas, mobilizadas pela mídia que temos, estão indagando: por que não demite a Graça Foster? PHA diz que a presidente não demite nem que a vaca tussa.

    Então diga a razão, dona Dilma. Hoje de manha o Marco Antônio Villa, que é um sociólogo ligado ao Instituto Millenium, teve uma fala sua colocada no ar pela Radio Jornal do Commercio. O cara chamou o governo da presidente de “o mais corrupto da história do Brasil”. Ora, a Radio Jornal tem uma espetacular audiência e, para complicar, a fala do Villa foi ao ar no programa do Geraldo Freire, que até a minha cadelinha vira-lata escuta.

    Todo dia Geraldo põe no ar a pregação golpista dos radialistas da Joven Pan, da Radio Guaíba etc. Cadê o PT de Pernambuco? Onde está o senador Humberto Costa? Ninguém diz nada. Ninguém faz nada. Por que Dilma não coloca Jacques Wagner como porta-voz ou nas Comunicações? É o melhor quadro petista do NE. E não costuma levar desaforo para casa.

    É melhor fazer alguma coisa do que, quando a merda estiver definitivamente instalada, chamar a militância para ir às ruas. Aqui, ó!

    COM A PALAVRA A PRESIDENTA DILMA.

  20. Gracinha…
    O mercado quer o

    Gracinha…

    O mercado quer o balanco do terceiro trimestre, não quer explicações sobre brigas entre gerentes e diretores.

    Enquanto você não mostrar a real situação da companhia, ela está rifada, entendeu ? Mercado não faz vôo cego.

    Agora, o problema maior, e voc já falou isso prá Dilma, mas ela é teimosa feito uma mula, é que balanço feito por você e sua turma não serão assinados pelos auditores externos. E sem essa assinatura não valem nada.

    Resumindo, se você não sair, não tem balanço. Se não tem balanço não tem a grana que você precisa prá investir, inclusive aquela compremeteu no leilão de Libra, lembra ?

    Sai correndo, porra !

    1. Nada a ver

      Não fale em nome do mercado, meu querido. Você é um ignorante explícito nesta questão. Quer dizer que quando sair o balancete (e não balanço; esse erro, um homem de mercado não comete) as ações subirão? É isto o que você disse:  “… se você [Graça Foster] não sair, não tem balanço. Se não tem balanço não tem a grana que você precisa prá investir…”. Quer dizer, meu gênio, que com o balanço a grana sai? Ora, meu querido, vá procurar sua turma.

      1. Se com o balanço vai ter

        Se com o balanço vai ter dinheiro, é outra estória. Depende do que ele disser.

        Mas sem balanço, com um cia que não sabe, ou não quer informar, qual sua real situação, ah amigo, aí pode esperar sento aí porque não sai mesmo.

        Ou o senhor, grande investidor, coloca seu dinheiro numa empresa que não encontra um auditor para assinar seu balanço ?

        E esse balancete me fez lembrar do curso de contábeis no secundário. Lá se vão quase 40 anos. KKKKK

        1. Ignorância com alegorias e lentejoulas

          Admirável: um ignorante ciente de sua ignorância, mas orgulhoso dela, hehehehe. Admite cometer erro de nível secundário, e argumenta que o comete porque o correspondente ensinamento ocorreu há 40 anos! Bem se for assim, as relações entre catetos e hipotenusa bem como a relação entre o comprimento da circunferência e o correspondente diâmetro (o número Pi), por exemplo, que foram descobertas há milhares de anos, deveriam, por isto, ser esquecidas, afinal, foram descobertas há muito mais de 40 anos. Como se vê, trata-se de festiva ignorância com alegorias, lentejoulas (esta é a forma preferencial) e penas de pavão, que bonito…., e carnavalesco, oba! Hehehehe.

          PS: quem disse que com balancete (balanço, para você) haverá dinheiro foi você. Mudou de ideia? Mas que “volatilidade”, meu querido… Tem mais, agora é o momento de investir na Petrobras e as razões são óbvias, conselho que lhe dou gratuitamente.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador