A homofobia em um dos maiores assassinatos dos EUA

Patricia Faermann
Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.
[email protected]

Por Rogério Sottili

Em seu Facebook
 

Nossos corações estão partidos

Acordamos com a notícia de que mais de 50 pessoas foram assassinadas hoje em Orlando, na Flórida, EUA, durante uma festa em um local conhecido por ser uma casa noturna frequentada pela população LGBT. Relatos retratam um atirador com ódio de gays. Ele estava armado com um rifle e uma bomba, sua intenção era clara.

Aqui não cabem meias-palavras: é um dos maiores assassinatos que os EUA já viveram, e ele tem evidente motivação homofóbica. Entender isso é fundamental para lidarmos com o ódio sendo gestado por figuras político-midiáticas (aqui, como Felicianos e Bolsonaros, e nos EUA, em ano de eleições presidenciais, por Donald Trump) e saber o que devemos fazer com isso.

Hoje tornou-se um dia de pesar por essas 50 vítimas, e um dia de nos lembrarmos que enquanto não desconstruirmos a cultura de opressão às liberdades individuais e sexuais, e combatermos a homofobia, a lesbofobia e a transfobia, não há sociedade no mundo que poderá ser plenamente democrática e nem viver em paz.

As violações do cotidiano, que em situações limítrofes tomam proporções como essa, nos mostram que não podemos parar de lutar por uma sociedade livre de preconceitos, que aceite e promova a diversidade, e onde toda e qualquer forma de amor é válida. Lá e aqui.

Meus mais profundos sentimentos às vítimas do massacre contra LGBTs em Orlando e à comunidade LGBT.

Da Agência Brasil

Tiroteio em boate gay deixou cerca de 50 mortos, diz polícia de Orlando
 

Pelo menos 50 pessoas morreram e 53 ficaram feridas no tiroteio na boate Pulse, em Orlando, Flórida, nos Estados Unidos, ocorrido na madrugada de hoje (12). “Muitas vidas foram perdidas. Há muitos corpos no local”, disseram autoridades policiais. Inicialmente, a informação era que aproximadamente 20 pessoas tinham morrido após um homem abrir fogo contra pessoas que estava na boate, voltada para o público LGBT.

O FBI, a polícia federal norte-americana, classificou o incidente como “ato de terrorismo”. Um homem armado com um rifle e uma pistola atirou contra os frequentadores de clube noturno, na área central da cidade, e fez reféns por cerca de três horas. Depois de um período em que tentou negociar com o atirador, a polícia decidiu entrar no local e atirou no homem. Após o episódio na boate, foi declarado estado de emergência na Flórida e em Orlando.

A identidade do suspeito ainda não foi revelada. Uma testemunha que estava no clube disse que ouviu “20, 40, 50 tiros” e, então, “a música parou”. Um policial chegou a ser atingido no capacete. Os feridos foram levados para três hospitais da região.

As investigações consideram a possibilidade de o suspeito ter ligações com o islamismo radical. “Nossa comunidade é forte. Precisamos ajudar uns aos outros para lidar com essa situação”, afirmou o prefeito de Orlando, Buddy Dyer.

Em dois dias, este é já o segundo caso de tiroteio em Orlando. Na sexta-feira (10), um homem matou a tiros a cantora Cristina Grimmie após um show.

Repercussão

Os candidatos à Presidência dos Estados Unidos, Hillary Clinton e Donald Trump, se manifestaram sobre o atentado. Pelo Twitter, Hillary disse que acordou com “a notícia devastadora da Flórida”. “Enquanto esperamos para mais informações, meus pensamentos estão com as pessoas afetadas por este ato horrível”, escreveu a candidata democrata.

Também pelo Twitter, Trump disse que a polícia investiga a possibilidade de terrorismo. “Muitas pessoas mortas e feridas”, lamentou o republicano.
 

 
Patricia Faermann

Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.

45 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    1. O que acontece nos Estados

      O que acontece nos Estados Unidos é que uma lei de 1990 estabelece algumas Gun Free Zones, como Escolas, Igrejas, Boates (olha aí!) algumas redes de cinema que optam por serem Gun Free Zones, etc. e, estas Zonas “Livres” de Armas, viram abatedouros por malucos que querem dar tiro, mas mesmo sendo doidos, não querem levar tiro e, porisso, escolhem esses locais.

      Desarmamento não desarma nem nunca desarmará bandidos, estes operam a margem da lei.

      Desarmamento apenas supreme o meio de defesa de quem passa por um calvário de testes, avaliações e custos para legalizar a mera POSSE de armamento superfaturado. 

      Você acha que o maluco aí, foi parado com uma rosa, ou com uma arma?

      Antigamente o bandido não enquadrava um grupo de pessoas com medo de encontrar resistência, agora, prefere, porque é mais gente muito provavelmente desarmada para fazer a limpa, e, talvez, matar alguém porque “ó o cara reagiu, não falam que não é para não reagir?” Então, até estão justificando o bandido.

      Já pensei que desarmamento significava alguma coisa. Até ver que não existe UM exemplo no mundo que deu certo.

      1. Richard.
        Me diga,
        Onde estão

        Richard.

        Me diga,

        Onde estão os processos dos que, estão ligados diretamente com o crime organizado e que usam farda, e os que não usam na mesma função?

        Quantas armas deviadas?

        Onde está a transparencia de donos de empresa “segurança privada”?

        __________

        Muito estranho, (tem que ser investigado) ver a turma da bala, inclusive a fardada na Camara, apoiar a liberação. Com berros que morreu não sei quantos da corporação…

  1. sinto crer, mas, e, portanto logo logo…

    estarão por aqui, em uma terra de ninguém, sem lei, sem respeito à vida de quem quer que seja

    e virão por aventuras e prazer, pode ter certeza, como se num safari

  2. terrorismo de extrema direita

    Sempre quando acontece esses ataques nos EUA se diz que o terrorista não é um terrorista, é só um louco. Depois de 11 de setembro passou a se dizer que é um ‘terrorista islamico’. Os ataques a tiro nos EUA são atentados de extrema direita e o governo e a midia americana escondem isso. Os terroristas islamicos assumem os atentados, atuam em redes organizadas e nunca agem sozinhos. A extrema direita americana há muito tempo utiliza a estratégia do ‘lobo solitário’, pessoas que são ‘ativadas’ para realizar atentados terroristas, sem que a célula ou a organização seja atingida e desbaratada. Isso não quer dizer que a extrema direita americana e o Estado Islamico não tenham ligações, a depeito do jogo de cena. Os alvos dos supostos atiradores ‘loucos’ e ‘desequilibrados’ que promovem assinatos a tiro em massa são bem definidos em sua maioria: escolas, campi de universidade (“antros de esquerdistas”?), unidades das forças armadas,igrejas de comunidades afro americanas (em junho de 2015), clinicas de aborto e agora, uma boate gay. Só quem vive embebedado pelo discurso do governo americano e da midia não é capaz de perceber que se trata de terrorismo de extrema direita.

    PS: esperando o comentário do “somebody’ sobre o quanto os americanos são civilizados e ‘democráticos’..

    1. Claro que sim para as duas perguntas

      Terrorismo é toda matança genérica de pessoas nao individualizadas, ou marcadas apenas por um tipo de identidade coletiva, como o caso de serem homossexuais. E homofobia é um tipo de motivaçao política, de pessoas conservadoras, normalmente fanáticos religiosos. E quem faz as perguntas que vc fez só pode ser um homofóbico insensível. 

      1. Legislação

           Pelo H.R. 2647 ( Camara dos Representantes ), aprovado por Barack Obama em 28/10/2009, relativo ao National Defense Authorization Act , onde estão tipificados em suas varias seções, o que para a lei federal norteamericana, para a Homeland Security, o que significa “terrorismo”, verbas antiterrorismo, apropriações juridicas federais antiterrorismo etc..

             Dentro desta lei “anti terrorista” ,  por ato do congresso, foi modificada a legislação de 1969 referente a “crimes de ódio”, e acoplada ao HR 2647, portanto sendo estes crimes iguais a terrorismo, o nome desta lei ( Division E do HR 2647 ) é “Matthew Shepard and James Byrd Jr.  Hate Crimes Prevention Act .

              Shepard foi um jovem gay torturado e assassinado em 1998 no Wyoming, já Byrd foi decapitado por supremacistas brancos ( WP for Texas ), tambem em 1998.

        1. Pois é. Mesmo do ponto de vista legal é terrorismo

          Mas mesmo que nao fosse, é terrorismo do ponto de vista do significado da palavra.

          1. Significados

              Minha filha, é dificil.

              As pessoas não entendem, ou não querem entender, que atos violentos, não importa a quantidade de vitimas, contra comunidades ou grupos, até individuais, são ações terroristas, pois são amplas, possuem uma base, um escopo originario social, vc. não irá concordar, mas em tese, vindo de alguem que conhece terrorismo, pode-se afirmar que a violencia contra a mulher – uma das violencias de genero – em nivel social, de grupo, tambem é uma forma, uma face, de terrorismo, a qual ocorre todos os dias.

               Terrorismo não se mede ou quantifica pelo numero de vitimas diretas, mas pela amplitude de medo e pavor, que estas ações impactam a sociedade, o Terror só é valido, só dá retorno enquanto arma, quando a sociedade se atemoriza dele, e se “enconcha”, edita leis, parametriza suas ações, estabelece por medo ditames sociais,  o Terror “ganha”, tornando-se um parametro de reação, subverte liberdades, cinta a sociedade, novamente o Terror “ganha”, abdica-se da liberdade em detrimento de uma “segurança”, portanto : Perdemos, fomos derrotados.

                Anarquista lucida, já fui vendedor de “produtos de defesa” ( armas ), ainda estou um pouco no ramo, e garanto para voce, a maior arma não é a nuclear , é o MEDO , e pouco importa se é o medo real – algo controlavel – é o MEDO não intelegivel, aquele que vc. sente, mas não entende, não concreta, mas sente, e é neste “medo” que o terrorismo atua.

          2. Júnior, sou super contra a violência contra a mulher, mas…

            Nao concordo que seja sempre terrorismo. Acho que, para ser considerado terrorismo, a questao do número de vítimas é sim importante, salvo se for uma só vítima, mas “simbólica”, representativa de algo (por ex., um príncipe herdeiro, quando se trata de terrorismo político estrito senso). Um ataque a um grupo feminista é terrorismo; mas, salvo no caso da exceçao dita acima (por ex., um ataque a Madona por religiosos enfurecidos contra as “blasfêmias” dela), nao acho que a violência “comum” (!) contra uma mulher individualmente seja terrorismo — embora, claro, seja igualmente terrível.

      2. Não sou homofobico

        Não sou homofobico!

        Fiquei indignado com o fato da mídia ou do governo americano classificar essa matança de cunho preconceituoso como terrorismo.

        Não foi terrorismo, foi um ataque a democracia, liberdade sexual e a de expressão…

        1. Indignado por quê? É terrorismo sim

          Além de tudo o mais que vc disse. Foi um ataque à democracia, à liberdade sexual e de expressao por meio de um ato terrorista.

    1. Esse tipo de chacina não é

      Esse tipo de chacina não é incomum nos EUA, independente do ocupante da Casa Branca, de ideologia política, de preconceitos e extremismos religioso. Concordo com o André Oliveira. Por enquanto, um atirador que escolheu um local fechado e com muita gente e deu vazão ao seu impulso homicida.

    2. Essa chacina, com conotação
      Essa chacina, com conotação homofóbica, será um duro golpe nas pretensões de D. Trump, um notório homofóbico.

      Segundo Lola Abramovich, do Escreva Lola Escreva, há grupos misóginos no Brasil que só não fizeram o mesmo por aqui por falta de oportunidade. Em um fórum que ela acompanha anonimamente, fala-se abertamente em massacre contra gays. São todos seguidores de Bolsonaro. São a escória da humanidade.

  3. “As investigações consideram

    “As investigações consideram a possibilidade de o suspeito ter ligações com o islamismo radical. “Nossa comunidade é forte. Precisamos ajudar uns aos outros para lidar com essa situação”, afirmou o prefeito de Orlando, Buddy Dyer.”

    Pronto já vão jogar na conta do “extremismo islâmico”, como se não existissem extremistas da direita estado-unidense com motivação para perpetrar esse tipo de massacre.

  4. Por enquanto não há nada que
    Por enquanto não há nada que comprove que houve motivação homofóbica. O certo é que o atirador escolheu um local cheio de gente e fechado para dificultar a fuga de seus alvos. Aliás em tudo semelhante ao ataque a casa de show em Paris, local lotado e fechado, perfeito para descarregar um fuzil sem precisar de muita pontaria, matando no atacado.
    De nada adianta colocar as conclusões antes dos fatos. A boate gay pode bem ter dado azar apenas.

    1. 50 pessoas mortas em uma

      50 pessoas mortas em uma boate gay: o motivo pode ser qualquer um, mas o alvo era obviamente definido. As vezes a cautela e desconhecimento beiram a cumplicidade.

  5. Estranho, muito estranho;

    O atirador, convenientemente de sobrenome muçulmano, era muito bom de gatilho. Com apenas 103 tiros ele matou 50 e feriu 53.

    Quantas vezes precisou recarregar?

    Antes de ser, também, convenientemente morto.

    Está mais do que na hora dos leitores pararem de serem crédulos ingênuos.

    O episódio, lamentável, nada mais é do que outro episódio de falsa bandeira.

    Quer dizer, praticadado pelos serviços de segurança dos EEUU, para criminalizar muçulmanos.

     

     

     

     

     

    1. 3

          E facil.

          Um AR-15 “aberto”, ou seja, liberado no automatico, com 2 carregadores gemeos* de 20 projeteis, no normal, pois ele poderia utilizar o carregador de 30, mas supondo que ele tinha os gemeos – todo mundo utiliza – de rapid fire, e mais um carregador de back up, em um ambiemte fechado, é só posicionar-se, mirando na “linha média” do alvo ( entre pescoço e cintura alta ) primario, e “varrer” em menos de 15 segundos, e caso a munição utilizada, tipo .223 Remington Soft Open, é mortal, para duas, até 3 pessoas, há mais de 3 metros, após o primeiro impacto.

            Funciona assim ,o 5,56/45mm, em curto alcance : É um projetil de alta energia ( 1, 9 joules ), na entrada faz um “buraquinho” de 5,56mm de diametro, mas na saida, mesmo com a perda de velocidade pelo atrito, tornando-se subsonico, o buraco de saida, fica do diametro de uma laranja pera, e continua voando até mais de 6 metros ainda com força de impacto, e mortal.

            Mas tem mais : Se for utilizado um .223 Remington Soft Open ( projetil aberto, “cortado” ) de menor alcance primario, muito vendido nos Estados Unidos para caça de animais de grande porte, ele possui uma concepção hidroestatica positiva, ele impacta o alvo e explode, tipo assim : caso impacte um osso de costela, menos a flutuante, vira granada, as raias do projetil original “quebram”, vc. analisa o morto, na frente, na area de impacto, tem um “furo”, na saida tem uns 5 ou seis ( é até calculavel, 5,56 x diametro dos furos saida = areas de impacto secundarios ). E estes estilhaços, partes do projetil original, são os que causam ferimentos em outras pessoas.

             Em ambientes fechados, restritos de fuga,  em caso de atentados, NÃO dirija-se as portas, é para todos em panico vão, vcs. serão alvos, a melhor atitude, de segurança, por incrivel que possa parecer, é a de ficar o mais proximo do atirador, fora de alvos multiplos, o mais proximo ao solo, e rolando para uma posição mais segura, nunca em pé ou correndo, pois em pé vc. será um alvo fixo,  correndo uma ameaça.

              * carregadores gemeos : São os “virados”, acoplados por um dispositivo de plastico unem-se dois carregadores ( um para cima, outro para baixo), o peso deles é irrelevante para quem dispara, aumenta em 1,3 k, o que em modo auto nada significa, mas proporciona ao atirador , rapida alimentação da arma, não demora 3 segundos, nos treinados e até 5 segundos nos inexperientes.

  6. e se…

    alguém mais estivesse armado na boate?

    Q pena ele fez isso na Flórida, onde as regras de porte são rígidas.

    Se fosse no Texas, no primeiro tiro, ia levar mais de CEM

    Entenderam?

    Suas antas

  7. Crime de ódio é terrorismo

         Crimes de ódio, ou crimes contra determinadas comunidades, não importando o numero de vitimas “diretas”, são pelas agencias e serviços de segurança iguais a terrorismo, uma vez que os resultados destas ações produzem muito mais vitimas “indiretas”, que é a base, a intenção maior de qualquer ato terrorista. O que é uma “vitima indireta” ?

          Pode ser até vc. que está no Brasil, lendo este texto agora.

          

  8. ligações perigosas e false flags

    O Estado Islamico assumiu o atentado. Acontece que o fez meio atrasado para os padrões do EI que sempre assume imediatamente os atentados planejados por eles. Segundo o EL pais o assassino teria ligado para o 911 antes do massacre e assumido sua lealdade ao EI, mas as fontes oficiais dizem que não há evidencias ligando o assassino ao EI. Trump foi mais rápido que o EI e atribui o ataque ao ‘terrorismo islamico’ antes que o EI assumisse o atentado. Em uma ‘coincidencia’ um tal de James Howell (nativo americano, nenhum nome árabe) foi encontrado indo para a parada gay de LA fortemente armado. As autordiades obviamente não vêem qualquer ligação disso com o massacre de Orlando. Só mesmo uma autoridade policial para atribuir  isso a uma ‘coincidencia’. Tudo coloca em evidencia a suspeita de que o EI e a extrema direita se alimentam mutuamente – quanto  mais atentados, mais terror, mais Estado Policial se espalhando pelo mundo. A questão que fica com as evidencias é: seria uma ação coordenada do EI com a extrema direita?

  9. …”Hoje tornou-se um dia de

    …”Hoje tornou-se um dia de pesar por essas 50 vítimas, e um dia de nos lembrarmos que enquanto não desconstruirmos a cultura de opressão às liberdades individuais e sexuais, e combatermos a homofobia, a lesbofobia e a transfobia,” (a cultura de opressão às mulheres, aos negros, aos pobres, etc…etc…)…” não há sociedade no mundo que poderá ser plenamente democrática e nem viver em paz.” 

    Temos que entender também, que assim como ninguém pode obrigar ninguém a ser heterossexual, nimguém pode obrigar ninguém a ser homossexual.

    Fundamental é o respeito pela liberdade individual, e pelas leis a todos impostas, se advindas de concenso.

  10. Estranho… muito estranho…

    1) Na boate estava ocorrendo um evento “latino”;

    2) O suspeito é de origem islâmica;

    3) É prática comum dos serviços de segurança americano recrutarem e incentivarem “radicais” a organizarem atentados… abortando-os pouco antes da execução e dizendo que os heróis salvaram a pátria;

    4) Para mim a homofobia entra como Pilatos no credo. Existem mais interesses em jogo, afinal três grupos minoritários estão envolvidos na chacina: latinos, islâmicos e gays.

    Os ataques com armas de fogo, praticados até o momento por islâmicos, ocorreram em edifícios ligados ao setor de defesa;

    Outras matanças com armas, como os ataques contra estudantes ou transeuntes, tiveram como motivo questões pessoais do criminoso. O que até poderia ser o caso deste, mas foge da regra se o assassino agiu por questões religiosas, afinal o impacto de mortes de militares ou veteranos  é muito mais devastador para o inconsciente coletivo americano.

    Falando francamente: complemento a opção 3. A inação dos heróis em impedir o atentado foi proposital, serve apenas para manter aceso o temor de ataques futuros, tem tempo que um “estrangeiro” não mata cidadãos americanos em solo pátrio. Escolheram cuidadosamente o alvo: bichinhas chicanas que em poucos dias serão mera estatística. Qual americano que canta o Battle Hymn of the Republic, com o coração tremelicando, vai se importar com os sórdidos e depravados homossexuais mortos e o algoz originário dos confins da Ásia… Um assunto de estrangeiros, apenas ocorrido na terra da liberdade e lar dos bravos… resta agora ver qual dos dois postulantes terão maiores lucros com o morticínio…

    A) A homofobia da Hillary

    B) A islamofobia do Trump

    Para maiores esclarecimentos sigam a popularidade auferida…

     

    1. E também, “Estranho… muito estranho…”

      Meu comentário, feito bem antes que este e estar em consonância com o post em questão, e não ter sido publicado.

      Humm !!

  11. 247 – Mir Sedique, pai do

    247 – Mir Sedique, pai do suposto atirador que atou 50 pessoas e feriu outras 53 em um ataque à boate gay Pulse, em Orlando (EUA), disse que seu filho, Omar Sediqque, expressou seu “ódio aos gays” quando abriu fogo contra a multidão. “A questão religiosa não tem nada a ver com isso. Ele viu dois homens se beijando em Miami há alguns meses e ficou muito irritado. Estamos chocados como o resto dos EUA”, disse Mir Sediqque. Omar teria ficado indignado com a possibilidade de seus filhos assistirem a uma cena semelhante.

    “Nós queremos pedir desculpas por esse incidente. Nós não imaginamos que ele faria isso. Estamos chocados, muito chocados”, disse Mir Sediqque. Segundo ele, a família irá auxiliar nas investigações.

    O ataque da madrugada deste domingo (12) já é considerado o maior massacre do gênero nos EUA. Atirador foi morto pela polícia, que invadiu a boate. Outros 53 feridos foram encaminhados a hospitais da região, um deles um policial que foi ferido na cabeça pelo atirador.

     

  12. Tem uns comentários

    Tem uns comentários de lascar. Tanto os que elaboram altas teorias de conspiração quanto os que negam a homofobia nesse massacre. Só faltam escrever que se os jovens assassinados estivessem em casa rezando, nada disso teria acontecido, como naqueles clichês dos comentaristas dos portais de notícias…

    Quanto a terrorismo, claro que é, mesmo que o auto-intitulado Estado Islâmico tenha apoiado isso de gaiato. Massacre de inocentes, mesmo perpetrado só por uma pessoa, visa criar terror. É isso.

    1. ” altas teorias de

      ” altas teorias de conspiração”, que bobagem não é mesmo, os EUA um país de historia tão singela, pacífica, de despreendimento material e benevolência com o próximo, e de muito Amor na perspectiva cristã. Não planejam, e muito menos executam, golpes políticos em outros países em conluio com ladrões dos mesmos, etc…etc…

      Realmente, e justo agora que estão se preparando para eleger a ou (o) raposa (ops. presidente) que vai tomar conta do galinheiro (ops, do mundo inteiro).

      É muita maldade, desconfiar assim.

      1. Peraí, você acha que

        Peraí, você acha que “serviços de segurança” dos Estados Unidos cometeram esse crime para “criminalizar muçulmanos”, como alguém escreveu aqui?

  13. Politicamente Correto

    Hoje milhares de jovens mulçumanos do mundo inteiro são influenciados pelo Estados Islamico, eles o consideram ele como o mundo perfeito e sonham no futuro em matar cristao e gays, mesmo eles não tendo ligação direta com o EI. Infelizmente, na Folha e Globo eles evitam usar o termo terrorista ou homofobico, usam o “suspeito”, “atirador”, “guerrilheiro”. Os jornais minimizam o caso, tenta falar que o “autor do massacre” só não gostava de homosexuais e mulheres e tentam não fazer nenhuma associação com religião ou Estado Islamico.

  14. Esse tal de EI sob o manto de

    Esse tal de EI sob o manto de defender o islã e obedecer a Alá e seu profeta Maomé, deseja e isso ficou claro desde que esse movimento começou, o poder politico de um califado que cubra o que foi o antigo imério otomano. A religião é mera desculpa para que esse grupo mate cristãos (esse é o maior grupo de vitimas dessa organização e curiosamente ninguem reclama da cristofobia e há os idiotas de plantão sempre apontando as cruzadas, como se cristãos merecessem a retribuição). Esse mesmo grupo escraviza mulheres e os direitos das mesmas nos paises dominados por grupos radicais mulcumanos inexiste (esse é o grupo também mais vitimizado dessa organização e curiosamente não vejo ninguem denunciando essas coisas e os que fazem são vozes isoladas). Esse mesmo grupo mata, e não é de hoje, homossexuais, porque a lei lulcumana proibe a prática. Não vi ninguem até hoje armando passeata em frente a embaixadas do irã, iraque, arabai saudita e outros, que possuem leis que restringem direitos dos gays e mulheres.

    Um sujeito com histórico de instabilidade emocional e psicológica se torna alvo de propaganda da EI na internet. O sujeito percorreu o mesmo caminho do sujeito no rio de janeiro que matou aquelas crianças na escola. Igualmente aceitou a propaganda desses grupos radicais, igualmente foi atrás de vitimas que nao podiam se defender, igualmente apresentavam problemas psicológicos.

    Segundo a imprensa, ele pensou na disneylandia. Optou pelo simbolismo da boate ser famosa pela clientela gay. Da mesma forma que as torres gemeas eram simbolo do capitalismo americano e ocidental, a boate era o simbolo da “falta de decoro ocidental”, segundo a visão fundamentalista desse grupo.

    É obvio portanto, que a tal homofobia não era só do atirador mas vem do grupo que o cooptou. Não tivesse cooptado, não teria assumido o atentado.

    Também é óbvio que o controle de armas não é a solução mágica do problema. Comprar armas no Brasil é mais dificil e complicado no Brasil do que nos EUA e no entanto, os homicidios com arma de fogo aqui são mais numerosos que lá. Também nã ose pode esquecer dos ataques que dois igualmente insanos fizeram em londres com facas e sem armas de fogo.

    Eu fico me perguntando, porque não li nada a respeito: 1. Como ele entrou na boate carregando uma ar-15? 2. Como bloquear a propoaganda de radicais sem com isso censurar a internet? 3. A EI inventou o conceito de homem celula. O que os paises e o Brasil especificamente farão para combater esse grupo, EI que na prática declarou guerra a todos os paises ocidentais? 4. Como se impedirá que um maluco desses não alveje a delegação americana, francesa , inglesa, ou israelense nas olimpiadas no RJ?

     

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador