Ainda sobre o caso (agora literal) do José Mayer, por Matê da Luz

jose_mayer_divulgacao.jpg
 
Foto: Divulgação
 
Por Matê da Luz
 
O colunista Leo Dias, do Rio de Janeiro, deu conta de que a figurinista e o ator mantiveram um caso extraconjugal – ele é casado – e, por este motivo, as acusações de assédio seriam infundadas, tanto é que a moça não deu conta de continuar a apuração judicial do caso.

Minhas impressões:
 

1- continua sendo assédio, caso ocorrido o abuso, mesmo que ela tenha sido amante dele (ter uma relação com a pessoa não inviabiliza o assédio)
 
2- segundo a coluna que dá conta da nota em primeira mão, “o movimento feminista brasileiro usou uma história mentirosa para destruir a carreira de um ator e para fazer alarde na mídia.” – conta mais sobre destruir a carreira dele, até agora só vi um afastamento oportuno em nome da manutenção da imagem do próprio ator, inclusive.

 
3- a carta de desculpas dele, aquela onde assume responsabilidade + exibe vontade de transformação + fala em prol do feminismo = marketing imediato que agora vira tiro no pé ou vale considerar?
 
4- ainda segundo a coluna que dá conta da nota em primeira mão: “será que agora as mesmas feministas vão buscar os meios de comunicação para pedir desculpas para a sociedade?” – pedir desculpas porque fizeram campanha #mexeucomumamexeucomtodas? Volte ao item 1. Grata.
 
5- o título da matéria taxa a figurinista de “amante inconformada”, atribuindo à vingança feminina as denúncias de Su. De novo: ser amante não inviabiliza o assédio.

6- a importância de manter seu posicionamento em um contexto de averiguação judicial/protesto/processo sempre coerente: entrou na justiça porque acha que algo está no seu direito? Mantenha a coerência. Adoraria escutar o lado da moça no que diz respeito à não continuidade no caminhar judicial disso tudo.

 
O que a gente pode aprender disso tudo: escutar os dois lados, lembrando que quando um dos lados assume e pede desculpas em público, por mais marketeira que possa ser a ação, acaba validando a acusação – e fica feio, muito feio, pra imprensa o “a qualquer preço” que chama mulher de recalcada num contexto desse.
 

Assine

Mariana A. Nassif

14 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Esse caso é tão nojento que

    Esse caso é tão nojento que não dá nem pra comentar. O drama do assédio vivido por milhões de mulheres foi transformado em marketing por essa maldita Rede Globo que agora, com o fim do big brother, se encarrega de destruir essa bandeira de luta das mulheres. Enquanto isso nós, mulheres, continuamos a nos desviar ou afastar o corpo de nossos superiores, nas ruas e no transporte público. Não temos direito sequer a individualidade dos nossos corpos.

    Quando é que o PCC vai se interessar em destruir esse organinação criminosa? Léo Dias é apenas instrumento nesse caso e faz parte da legião de canalhas que é maioria no jornalismo brasileiro. Sendo que uma boa parte da classe é constituida por mulheres.

  2. Tudo muitissimo bem notado,

    Tudo muitissimo bem notado, Mateh:  o colunista nao sabe a definicao de assedio!

    “Adoraria escutar o lado da moça no que diz respeito à não continuidade no caminhar judicial disso tudo”:

    Tem uma chance excelente de ser para evitar exposicao.  Ou seja, abriu se para “colunistas” que nao sabem a definicao de assedio.  (Ou mesmo “feminismo”.)

    Um risco bem menor, mas agora tem uma chance melhor ainda que ELE esta exposto a processo.

  3. Não faz sentido. Se a moça

    Não faz sentido. Se a moça denunciou o ator por razões passionais, porque ele assumiu a culpa por assédio machista e boçal daquele jeito? Afirmar que tinham sido amantes, logo tendo havido uma relação concensual, mesmo não o livrando da acusação de assédio, atenuaria o dano a sua imagem.

    Está tudo mal explicado. Mas eu paro por aqui no acompanhamento desse caso. Já virou big brother e mexerico da Candinha.  

  4. ????????

    E porque ele assumiu e pediu desulpas???

    Como que outras colegas do ator resolveram assumir que foram assediadas???

    Alguma coisa básica não bate nisso tudo….

  5. Bilau de Ouro

    Nassif: o caso é delicado e merece uma atenção incomum. Não que se esteja inocentando o Mayer, tido por aquele come todas. Dizem que, se pintar de saia, traça até cabo de vassoura.

    Vejamos o caso por alguns aspectos que não achei abordados.

    Nos meios midiáticos e artísticos, particularmente no Jardim Botânico, ou dá ou desce. É lei. Lembra do Bozó (Chico Anísio)? A figura é exata. Nas mulheres o percentual é de 95% (dizem ser maior). Essa desenfeliz não seria exceção. O que tem de ser combatido e mudado é a consciência dos Marinhos, através do seu comandante, o verdadeiro mentor intelectual e artífice cultural da emissora. Aquele do “Não Somos Machistas”.

    E agora com essa de que a figura seria amante do garanhão a coisa toma uma guinada de 360 graus. A imagem da concubina constrangida a ir à cama com o amante precisaria de maior explicação, sob pena de desfigurar o artigo 216-A do Código Penal. É como se o Zé tivesse dito — “olha, ou me dá ou não te como mais”. E ela, abalada e constrangida, fosse, a contra gosto, deitar-se com o algoz. Ou denunciá-lo por assédio sexual.

    Que é preciso combater esse procedimento de assédio, não tenha dúvida. “Constranger alguém com o intuito de obter vantagem ou favorecimento sexual, prevalecendo-se o agente de sua condição de superior hierárquico ou ascendência inerentes ao exercício de emprego, cargo ou função”, isso é a tipificação do crime. Agora, fazer o Zé Mayer de Bode Expiatório por cobrar favores sexuais de uma possível “teuda e manteuda” sua, ai, com perdão das feministas, ai sim, estaremos invertendo papéis. Substituindo o assedio pela de difamação.

    Não se pode combater um crime cometendo outro. O que você acha?

  6. Fatos turvos

    Bom, apesar de achar este fato sem significância para causa alguma (não acho que tenha a ver com feminismo), penso que, se de fato os dois foram amantes, ele foi, na sua putridão, até “cavalheiro”, se desculpando sem mencionar o relacionamento. Ou entendi mal?

     

  7. Fofoca de Mulher Branca de Classe Média

    No Brasil o feminismo acabou descabambando para isso! Como aqui as lutas sociais são todas  apropriadas por esta classe, entre os trabalhadores e a Alta Classe, sempre se desvia da intenção original destas lutas. Não são os milhões de mulheres negras excluídas que estão na frente do debate sobre a condição da mulher. Mas um caso mal explicado de assédio Global…

    Enquanto isso na periferia do Rio… 

    Por favor… Me Poupe disso! Nem denuncia na delegacia e FOFOCA em Blog Sério! Por favor… Estou preocupado com o Carro do BOPE gerando guerra civil em favela! Será que há opressão a mulher nesta situação?

    1. de novo…

      Existe uma diferença enorme entre fofoca e opinião. Fofoca: levar um assunto adiante incrementando fatos para que se tornem interessantes e tragam ibope para os envolvidos. Opinião: contexto argumentativo individual que não beneficia ninguém nem quer ibope, apenas a manifestação de um pensar, um refletir (que, achava eu, num blog sério, como você bem diz, promoveria troca, e não indignações rasas). 

      Beijos! 

      1. Má interpretação

        Cara Matê da Luz, não perca tempo respondendo diretamente comentários de maus leitores. Os mesmo se multiplicam aos montes em todos os sites de notícia. O melhor é escrever falando disso, de como no Brasil as pessoas têm preguiça de ler, dificuldade de interpretar aquilo que leem, dificuldade de se colocar no lugar do outro na hora de fazer um comentário e dificuldade de sair da bolha do conservadorismo que tende a limitar o entendimento.      

  8. Uma mulher põe em cheque a

    Uma mulher põe em cheque a denúncia de outra mulher assumida pelo assediador, por conta de um blog de fofoca, é isso? No blog do Nassif?!?!??!?

    Léo Dias é conhecido por circular fofocas sobre artistas. Ele foi o único a “denunciar” o suposto caso.  Ela não foi à polícia, nem tem obrigação de ir. Foi ao RH da Globo e denunciou o caso publicamente. A polícia abriu a investigação por conta própria. Não deveria, pois a vítima tem o direito de querer ou não iniciar um procedimento judicial, que é humilhante e constrangedor. É o que se chama de dupla vitimização, a pessoa é agredida pelo autor e agredida durante todo o processo. Ela tem todo direito de se recolher nesse momento. Eu, sinceramente, não acredito em nada qe sai desse pseudo jornalista e acho pouco provável que ela tenha sido amante dele. Até porque isso teria vazado de uma fonte mais confiável, caso fosse verdade. “Adoraria escutar o lado da moça no que diz respeito à não continuidade no caminhar judicial disso tudo”?????
     Não é da sua conta!!!!! Simples assim. Fofoqueira!

    1. Não, minha querida…

      Não costumo retrucar por aqui, mas 1- este não é o Blog do Nassif – este é meu espaço dentro do Jornal GGN, uma área de livre expressão e, além de livre, minha.  O Blog do Nassif, com a expressão dele, fica aqui, ó: https://jornalggn.com.br/categoria/autor/luis-nassif e 2- você entrou no post e leu somente a última linha? Pra me chamar de fofoqueira e deduzir que eu estou pondo a denúncia dela, ao invés de levantar questionamentos sobre a posição do Leo Dias, acho que sim. 

      Preguiçosa! 😉 

      1. Li todo. E ninguém aqui é
        Li todo. E ninguém aqui é ingênuo. Claro que a versão de ser ex-amante, apesar de não afastar o assédio, enfraquece o relato da moça e deixa no ar a hipótese de se tratar de uma vingancinha. Basta ler os comentários no post.
        Para piorar tudo, um blog sério e conhecido (blog do Nassif reproduziu) repercute uma matéria de Leo Dias, que não tem nenhuma credibilidade.

  9. Concordo com a Matê. . .

    Concordo com a Matê, o fato de terem sido amantes não elimina o assédio sofrido pela figurinista. Mas essa revelação de que tiveram um caso anteriormente “pegou mal” para a figurinista. pois diante das investidas do galã, bastava chamá-lo a um canto e dizer em alto e bom som: “Está tudo acabado entre nós, por favor não insista, que eu vou botar a boca no trombone”. Afinal o ator é convencido de ser o maior galã do país, mas não deve ser idiota de não entender uma declaração dessas.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador