Ativista LGBT é violentamente morta na Turquia

Hande Kader sofreu abuso, mutilações e foi queimada até a morte
 
 
Jornal GGN – Hande Kader, de 22 anos, ativista LGBT foi cruelmente morta em Istambul, na Turquia. A jovem foi violentada, mutilada e queimada até a morte. Esse foi o segundo caso de violência contra a comunidade em um curto espaço de tempo em Istambul. No início do Mês o refugiado sírio gay, Muhammad Wisam Sankari, foi violentado e decapitado.  
 
Hande era conhecida na Turquia pelo seu ativismo. Em junho de 2015 chegou a ser fotografada em um protesto quando escoltada pela polícia após um confronto na Parada do Orgulho Gay. Ela sobrevivia da prostituição e, segundo conhecidos, foi vista pela última vez entrando no carro de um cliente. O corpo foi encontrado no dia 12 de agosto. 
 
O Globo
 
Ativista LGBT foi estuprada, queimada até a morte e mutilada na Turquia
 
Milhares protestam no país pedindo justiça para Hande Kader
 
RIO – Uma ativista LGBT foi estuprada e morta em Istambul, na Turquia, o que gerou protestos entre defensores dos direitos civis dessa minoria, alvo cada vez mais frequente de crimes de ódio no país. No início deste mês, o refugiado sírio Muhammad Wisam Sankari também foi estuprado e morto por ser gay.
 
Hande Kader, de 22 anos, morava em Istambul. Mesmo na cosmopolita metrópole turca, pessoas trans sofrem bastante com o preconceito da sociedade. Segundo declarações de amigos à imprensa local, Hande, que era prostituta, foi vista pela última vez entrando no carro de um cliente. Em 12 de agosto, seu corpo foi encontrado queimado e mutilado.
 
Amigos de Hande e ativistas de direitos LGBT têm feito homenagens a ela nas redes sociais desde então. No Twitter, o nome dela se tornou um dos principais mais comentados, com milhares de menções à hashtag #HandeKadereSesVer (“Deêm voz a Hande Kader”).
 
Hande era uma ativista conhecida no país, tendo sido filmada e fotografada em muitos protestos. Em junho de 2015, foi escoltada pela polícia após uma confusão na Parada do Orgulho Gay, quando a polícia “dispersou” os manifestantes com bombas de efeito moral e canhões d’água.
 

Yakılarak öldürülen kardeşimiz için sessiz kalmıyoruz!

 
 
Embora a homossexualidade não seja ilegal na Turquia, ativistas dizem que a discriminação ainda é comum. O assassinato de Hande ocorreu apenas duas semanas após um sírio gay ser decapitador em Istambul.
 
Milhares de pessoas são esperadas num protesto neste domingo na cidade contra os crimes de ódio contra a população LGBT. Os protestos do tipo ainda são proibidos na cidade.
 
 
Redação

5 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    1. Exatamente! Tô esperando a

      Exatamente! Tô esperando a campanha contra as atrocidades do GOVERNO da arábia Saudita.

      Atrocidade por atrocidade contra Gays e Lésbicas, ando esperando a PRESTITUTE se indignar com os grupos, no Brasil, q estimulam  esse comportamento. Não vamos conseguir, nas cabeças estão seus aliados políticos.

  1. curioso

    A turquia adora gabar-se de ser a nação mais civilizada e estavel no oriente medio. Bem, esse caso vain reenquadrar essa afirmação.

    Eu realmente não recomendo que as pessoas olhem para esse caso e associem a barbaridade do crime com a indole do povo turco ou com o oriente medio. Não porque eu sou turco, mas porque nosso pais certamente tem casos analogos a esse que passam batidos pela midia, não necessariamente em relação a ativistas LGBT.

     

  2. Será que um dia as pessoas

    Será que um dia as pessoas vão parar de ser violentadas e mortas por causa da sua opção sexual? Mais lamentável é que esses atos extremos e covardes são de seres humanos também. Está na hora de inventar um jeito desumano de viver. 

  3. O ódio e a barbarie.

    Quando para alguns não é possível conviver e respeitar as diversidades de costume, comportamento, pensamento, natureza e vida, o que prevalece é o ódio e a barbárie!

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador