Berzoini recebe indígenas e diz que governo federal é contra a PEC 215

Patricia Faermann
Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.
[email protected]

Ministro da Secretaria de Governo da Presidência ressaltou que “a PEC não é solução para nada, pode acirrar ainda mais o conflito e comprometer os direitos territoriais dos povos indígenas”

Da Revista Fórum

O ministro da Secretaria de Governo da Presidência, Ricardo Berzoini, recebeu ontem (11) índios de diversas partes do país. Mobilizados em Brasília, eles protestam contra a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 215/2000, que transfere do Poder Executivo para o Congresso a prerrogativa de demarcações das terras indígenas, quilombolas e de unidades de conservação.

De acordo com a assessoria da secretaria, Berzoini demonstrou apoio à luta indígena e ressaltou o papel do governo federal no processo.

“Nossa postura é buscar o diálogo. A PEC 215 partiu do Congresso e não conta com o apoio do governo federal”, afirmou o ministro por meio de nota. Berzoini acrescentou que “a PEC não é solução para nada, pode acirrar ainda mais o conflito e comprometer os direitos territoriais dos povos indígenas”.

Representante do povo Karajá, Narúbia Werreria disse que seu povo vê a PEC como um retrocesso que estimula a perda de direitos conquistados nos últimos anos.

Natural do Tocantins, a líder indígena pediu a continuidade da demarcação de terras. “Não vamos retroceder com nossos direitos”, acrescentou. “Temos uma nova geração fortalecida para luta. Queremos a retirada da tramitação da PEC.

Patricia Faermann

Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.

2 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. “(PEC) 215/2000, que

    “(PEC) 215/2000, que transfere do Poder Executivo para o Congresso a prerrogativa de demarcações das terras indígenas, quilombolas e de unidades de conservação”:

    E eles vao ser roubados de tudo que possuem.

    Alguem duvida disso?

  2. 1. Ele perguntou à Dilma o

    1. Ele perguntou à Dilma o que ela pensa disso? Ela nunca recebeu qualquer liderança indígena. 

    2. Ele combinou com o Cardoso a respeito? Cardoso é a quem a FUNAI está subordinada funcionalmente. 

    3. Ele combinou com a AGU do Adams, que tudo tem feito para espezinhar a vida dos indígenas ? 

    3. Não basta ser contra. Elege-se um governo não para “buscar diálogo”, mas para implementar um programa de governo. A direita sabe muito bem disso, tanto que ocupa, sem dó nem piedade ou dor de consciência, todos os cargos e locais possíveis de poder. TODOS. Ou seja, tem de trabalhar contrário a essa PEC, a presidenta tem de fazer declaração contra, essa é uma posição de governo e quem é governo é contra.  Mas isso dá um trabalho, né, e o Cardoso fica cansado só de imaginar. E a Dilma junto…

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador