Bolívia torna públicos documentos sobre ditaduras na América do Sul

Jornal GGN – Documentos oficiais de ações diplomáticas durante as ditaduras na América Sul foram tornados públicas pela chancelaria da Bolívia. O período dos arquivos vai de 1966 até 1979 e eles estão à disposição dos interessados.

“Os documentos aos quais se terá acesso permitirão revelar a verdade sobre as ações diplomáticas e oferecer dados para se poder exercer a justiça”, afirmou comunicado do órgão boliviano. O chanceler David Choquehuanca afirmou que o país quer “revelar a verdade das ações dos diplomatas da ocasião”.

O diplomata havia anunciado a decisão de revelar os arquivos em junho. “Temos a obrigação frente às futuras gerações que a verdade seja conhecida para que saibam como foram estes tempos da ditadura”.

No período abrangido pelos arquivos, a Operação Condor montou uma colaboração ativa entre os governos militares de Argentina, Brasil, Bolívia, Chile, Paraguai e Uruguai, que reprimiam movimentos contrários às ditaduras. Milhares de opositores dos regimes desapareceram, foram presos, torturados, exilados e mortos.

Redação

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador