Bolsonaro ameaça direitos humanos no Brasil, diz chefe da AI Alemã

Chefe da Anistia Internacional na Alemanha quer que direitos humanos entrem na agenda de cooperação econômica
 
Markus Beeko. Foto: Aliança Internacional/M. Skolimowska
 
Jornal GGN – O secretário-geral da Anistia Internacional (AI) na Alemanha, Markus Beeko, está preocupado com a piora das condições dos direitos humanos no Brasil, logo após a posse do presidente eleito, Jair Bolsonaro (PSL). Em entrevista à agência de notícias AFP, divulgada nesta segunda-feira (31), ele afirmou que, em 2018, a entidade registrou um aumento significativo de ataques contra ativistas de direitos humanos no país.
 
Entre os exemplos, está o assassinato Marielle Franco, no Rio de Janeiro, em março, juntamente com o motorista Anderson Gomes. A vereadora denunciava casos de violência policial. “Neste contexto, todos os Estados têm o dever de apoiar a sociedade civil no Brasil nos próximos meses”, pontuou Beeko. O secretário-geral destaca que, durante o período de vida pública, Bolsonaro fez repetidamente “anúncios e ameaças (…) bastante vigorosos” racistas e homofóbicos:
 
“Tememos um aumento da violência, assim como um agravamento da difamação, criminalização e estigmatização sociais”, alertou, completando que o crime organizado vêm “operando em um clima de impunidade no Brasil nos últimos anos”, o que tende a aumentar, baseando-se nos discursos de Bolsonaro que reforçam e autorizam a atuação violenta e impunidade.
 
Beeko sugere que os países que apoiam a AI aumentem o envio para o Brasil de observadores e também que a comunidade internacional faça uma lista com temas de possíveis violações do novo governo brasileiro no Conselho de Direitos Humanos das Nações Unidas. 
 
“Talvez isso proteja a sociedade civil de forma limitada, mas estes são sinais importantes”, completando que o respeito aos direitos humanos entre na agenda da cooperação econômica entre os países. 
 
*Com informações do DW Brasil
 
Redação

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador