Boneca negra é denominada Neguinha do Espanador em exposição de brinquedos

Patricia Faermann
Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.
[email protected]

Jornal GGN – Em meio à uma exposição de bonecas no Shopping Market Place, a “Mail Art Cupcake Surpresa”, uma parceria do Museu Brasileiro de Escultura e Brinquedos Estrela, uma realmente surpreende: a boneca negra denominada “Neguinha do Espanador”. 

Neguinha do espanador

De VioMundo

Luana Tolentino: Boneca da Estrela fere dignidade das crianças negras

Luana Tolentino: “Choque, repulsa, raiva, meu sangue ferveu. Foi o que eu senti quando vi a foto da boneca, com a participação do MuBe e da Estrela. “

Por Conceição Lemes

Muitos dos leitores assíduos do Viomundo  já conhecem um pouco Luana Tolentino, sua história, leram seus textos aqui.

Para quem está chegando aqui agora Luana teve uma infância e adolescência difíceis, como toda criança e adolescente pobre e negra. Foi faxineira, babá. Num desses empregos, a filha da patroa deu-lhe pão mofado para comer, enquanto a menininha mimada comia pão fresco e quentinho que Luana acabara de trazer da padaria..

Na raça, Luana deu a volta por cima. Hoje, aos 31 anos, é historiadora formada pela UN-BH e professora de História para o ensino fundamental numa escola pública de Belo Horizonte. É também ativista do movimento negro e de mulheres.

Pois a meia hora recebi de Luana um e-mail indignadíssimo com a boneca “Neguinha do Espanador”, que integra a exposição Mail Art Cupcake Surpresa, uma parceria do  MuBe — Museu Brasileiro de Escultura — e Brinquedos Estrela.

site do MuBe explica:

O Museu Brasileiro de Esculturas pediu para a Estrela, fabricante da Boneca Cupcake, fazer uma versão toda branca desta boneca. Elas foram mandadas, pelo correio, para vários artistas ou aspirantes ao redor do mundo, para que pudessem customizar a boneca da forma que quisessem (costurar, pintar, criar looks e cenários etc). O resultado é a concepção de uma série de obras com características particulares, dentre as quais vários toyarts, numa mistura de arte, moda e design, que o público vai poder conferir numa mostra de 80 bonecas.

Neste momento, a exposição Mail Art Cupcake Surpresa está no Shopping Market Place, em São Paulo, onde ficará até 8 de fevereiro.

“Na manhã de hoje, ao acessar o Faceboook, me deparei com a imagem da boneca ‘Neguinha do espanador’, compartilhada na página  Thaty Meneses“, conta. “Choque, repulsa, raiva, meu sangue ferveu. Foi o que eu senti quando vi a foto, participação do MuBe e da Estrela. ”

A  Thaty Meneses já tinha escrito no Face dela:

a legenda da boneca negra diz tudo: Ela tem um espanador na mão. É assim que as crianças negras se vêem em todo lugar. Em pleno 2015, é assim que somos representados. – “Tem pouquíssimas bonecas negras e a maioria delas está estereotipada sim. apenas uma delas está representada como algo não folclórico ou subserviente . Se não é a Estrela a responsável pela criação das caracterizações, ela é responsável pela curadoria da exposição e deveria saber que é inadmissível essa “neguinha do espanador” . Porque ninguém teve o input criativo de caracterizar uma das bonecas brancas como a loirinha do espanador?

“Gostaria que antes de acusarem nós, negros, de sentirmos vergonha da nossa cor, de vermos racismo em tudo, as pessoas tentassem por um instante se colocar no nosso lugar. Gostaria também que imaginassem o sentimento de uma criança negra ao olhar para essa boneca”, atenta Luana.

“‘Neguinha do Espanador’ fere a dignidade das crianças negras, contribui para a negação do pertencimento racial  e a baixa auto-estima delas”, denuncia Luana.

– Por que não a boneca lourinha com o espanador? 
 
“Porque  a ideologia racista incutiu na maioria da população brasileira a ideia de que homens e mulheres negras estão fadados a ocupações de menor prestígio-socioeconômico, como domésticas, faxineiras, cozinheiras, porteiros”, detona Luana.

“Nós, negras e negros, não aceitamos que nossas crianças sejam representadas como seres inferiores, destituídos de beleza e associados somente à profissões de menor prestígio social”, vai mais fundo Luana. “É sabido que no Brasil o emprego doméstico é ocupado majoritariamente por mulheres negras, na maioria das vezes, em situação degradante, com baixos salários, carga horária extensa e sem o recebimento de direitos trabalhistas.”

Na avaliação de Luana Tolentino, a boneca “Neguinha do Espanador” é ato de racismo explícito.
 
Por isso, já enviou à Ouvidoria da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial — a Seppir, da Presidência da República, esta denúncia:

Venho por meio desta denunciar a fabricante de Brinquedos Estrela.

Em exposição realizada no Shopping Market Place, na cidade de São Paulo, foi exposta a boneca “Neguinha do Espanador”, criada por Rita Caruso.

O brinquedo representa as crianças negras de maneira inferiorizada e ainda associa o povo negro às profissões de menor prestígio.

É sabido que o emprego doméstico é ocupado majoritariamente por mulheres negras, e na maioria das vezes em situação degradante, com extensa carga horária e sem direitos trabalhistas.

Acredito que a boneca fere a dignidade das crianças. Contribuiu para a negação do pertencimento racial  e para a baixa auto-estima. Acredito ainda que as crianças podem ser alvo de xingamentos e discriminação em função da boneca.

Encaminho uma foto para endossar a minha denúncia.

Certa de que providências serão tomadas, agradeço.

Luana solicita aos leitores que façam o mesmo. Basta enviar uma mensagem para [email protected], com a imagem da boneca, o nome completo, identidade, CPF e o endereço do denunciante.
Patricia Faermann

Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.

27 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Os Meninos Morenos de Ziraldo

    A Luana esta certa em se indignar, apontar o pré-conceito e encaminhar a denuncia. Sei o quanto é terrivel para as crianças negras se reconhecerem na sociedade brasileira. A televisão brasileira esta mais ariana e o racismo ainda muito intrinseco.

  2. Sou paulista, branco,

    Sou paulista, branco, advogado e classe média, acho simplesmente absurdo essa fábrica de brinquedos produzir uma boneca negra e colocar esse nome inacreditável.

     

    Aliás, a imprensa e a publicidade brasileiras são  das mais racistas do mundo, a crer nos anúncios veículados na mídia nacional imagina-se que somos um país predominantemente formado por brancos louros de olhos azuis e não um país de população predominante  parda e negra.

     

    Alguma entidade do movimento negro tem que processar essa empresa e pedir uma pesada indenização, pois os empresários brasileiros só tem sensibilidade no bolso, talvez assim aprendam a respeitar os brasileiros, sejam de qual etnia for.

  3. Fanatismo racial deve estar

    Fanatismo racial deve estar chegando perto do fanatismo islamita.

    Daqui a pouco, qualquer representação de um negro estará proibida para evitar riscos de retaliações.

    Eu entendo claramente como alguém, negro ou branco pode se ofender com essa boneca e outras representações de negros em iconografia supostamente degradante…

    Mas e dai? O que essa boneca vai fazer de bom ou ruim depende das pessoas que vão interpretar o que a artista quis ou tentou expressar.

    Um racista não precisa dessa boneca para reafirmar seu racismo.

    Um humanista não vai mudar de opinião tão pouco.

    Será que é tão dificil para essa gente separar a realidade das ações da provocação artistica?

    1. Pois é…
      Depende de quem vai

      Pois é…

      Depende de quem vai interpretar…

      Como será que interpretaria uma menina negra?

      Como ela se enxergaria perante o mundo?

      Como ela se sentiria em relação às crianças brancas, certamente representadas por bonecas brancas, geralmente bem vestidas como princesas?

      Como ficaria a auto estima dela???

      Pois é…

      Depende de “quem” vai interpretar…

    2. Você acha que uma criança de

      Você acha que uma criança de 5 ou 7 anos tem essa capacidade de discernir? Ou ela só vai introjetar a imagem da menina negra com o espanador, isto é, de uma empregada doméstica? Não quero dizer que ser doméstica não seja uma ocupação tão digna quanto qualquer outra, mas é a posição subalterna da negra, muito presente na sociedade, que essa representação “artística” vem reforçar. Não precisamos disso, o dia-a-dia é mais do que suficiente!

    3. Provocação artistica???
      Vai

      Provocação artistica???

      Vai dizer isso para uma criança negra quando ela ver a “obra” e ter sua auto estima jogada ao chão…

       

    4. Provocação artistica???
      Vai

      Provocação artistica???

      Vai dizer isso para uma criança negra quando ela ver a “obra” e ter sua auto estima jogada ao chão…

       

  4. A exposição desta boneca está

    A exposição desta boneca está perfeitamente de acordo com a ideologia da estrela, do mube e o spmarket e de grande parte da população da cidade. Agora que ficou um poquinho mais difícil ter empregada (“que dorme”) eles passam agora a acalentar uma neguinha com espanador! Cínicos! Casa Grande e Senzala. E ainda se acham os tais votando no alquimista falta dágua e no aéca. Que tal um boicote a estrela ao mube e ao spmarket?

  5. Essas coisa são feitas de

    Essas coisa são feitas de propósito mesmo, como que para colocar o cidadão negro “no seu lugar”. Desde adolescente percebi que, nas novelas da Globo por exemplo, nunca há personagens negros em papéis principais (salvo Lázaro Ramos / Taís Araújo – e ainda assim de dez anos para cá apenas).

    Também se pode observar que a grande maioria dos empregados domésticos e demais “serviçais” das novelas é negra.

    Isso é sim ideologia, a colega historiadora está certíssima em se indignar.

  6. Se essa cidade tivesse

    Se essa cidade tivesse autoridade séria, nem precisava tomar providências.

    Um PM chegaria lá e prendia em flagrante, e o delegado já mandava pro xilindró o dono do shopping, o diretor do museu e aquele que se acha artista. 

     

    1. aquela que se acha artista.

      apesar de estar grafado como autor e não autora. rita caruso, será que tem algo para defender a ‘obra’ publicamente??

  7. Exemplo da idiotice da classe “shopping center”

    Uma exposição no Shopping Market Place com o nome “Mail Art Cupcake Surpresa” poderia ser alguma coisa que preste??? Começa a ser idiota por ficar com esta palhaçada de gente ignorante de usar termos em inglês só para parecer mais chique. É a imbecilidade que toma conta dessa elite porcaria do Brazil com Z. É um monte de publicitário ignorante afetado junto com empresários de mente reduzida e conta bancária alta. Só mesmo que frequente este antros de imbecilidade que são os “shopping centers” poderia achar alguma graça numa expozição racista, burra e claro pura propaganda de uma multinacional que a décadas entope o Brasil com seus brinquedos inúteis e deseducadores. Só de ser da Estrêla e apresentado em um shopping center já é o suficiente para pegar todas essas bonecas horríveis e jogá-las no lixo junto com as pessoas e mentes que idealizaram tão estúpida representação de burrice nata!!

  8. Será ???

    Será que se eu pegar uma boneca loirinha e colocar uma fardinha  nazista nela, com uma plaquinha com o  titulo “Lorinha  da    Fornalha ”  ou Mube, o Shopping ou a Estrela tb iam achar que é Arte ????…… Iam me deixar expor ?????

    Para nao ficar na loirinha:  se eu pegar uma boneca branca de cabelos negros e “enfeitar” a mesma com uma touca de frutas na cabeça e umas  baratinhas de plástico espalhadas pela roupa da boneca,   com uma plaquinha  “Latininha Cucaracha” , a “obra de arte”  estaria exposta ???……….

  9. Reclamem para as lojas do shopping
    Eu frequentava um restaurante de lá, não com muita frequência.
    Escrevi falando que a boneca me fez nunca mais querer entrar nesse shopping.

  10. Se trata de uma exposicao de

    Se trata de uma exposicao de arte e deve ser tratada como tal. A funcao de uma obra de arte é justamente fazer o publico pensar, refletir, crescer. Censurar a peça é ridiculo. Esconder a neguinha do espandor do publico nao vai fazer o Brasil um pais mais justo nem vai apagar a historia. Menos, pessoal.

  11. HISTERIA

    Histerismo tipico destes dias obscuros que vivemos.

    A ESTRELA tem culpa que a maioria das empregadas domésticas são negras ?

    A realidade existe , o problema é que não se pode tocar nela. É isso ?

    Por isso que nestes nossos dias jamais aparecerá outro NELSON RODRIGUES , vai ser linchado na raiz. Já Augustos Curys e Paulos Coelhos vicejam que é uma beleza …………..

  12. A intenção foi ofender e

    A intenção foi ofender e discriminar. Não pensem que os artistas não possuam ideologias e não usem sua arte para promovê-la. A autora da peça chama-se Rita Caruso… Imaginem, caso se faça uma pesquisa, e constate-se tratar da mesma menina arrogante e atroz que tentou forçar a babá negra a comer o pão mofado.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador